Problema com Curto Circuito

Responder
JMSM89
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2012, 11:15
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Problema com Curto Circuito

Mensagem por JMSM89 »

Bom dia,

Ontem tive um curto circuito no meu combinado (por avaria de um relé de um compressor), no entanto nem o disjuntor, nem o interruptor diferencial dispararam (o problema deu-se num anexo da minha casa que está ligado à minha casa).
O que disparou foi o diferencial da EDP na minha casa.

Alguém tem idéias sobre o porquê de nada ter disparado no anexo?
Cumprimentos,
JMSM89
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Problema com Curto Circuito

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Assumindo que houve efectivamente um curto-circuito, e este se deu no frigorifico, o interruptor diferencial nunca iria disparar pois não faz protecção a curto-circuitos. Quanto ao disjuntor que disparou ser o ACE (vulgarmente conhecido como o da EDP) e não o do anexo, poderá ter a ver com a selectividade entre os dois não ser a correcta.
JMSM89
Curioso
Curioso

Mensagem por JMSM89 »

Boa tarde,

Muito obrigado pela resposta.
De facto foi estupidez minha, o interruptor diferencial do anexo não poderia ter disparado, mas pensei em tanta coisa que nem me apercebi disso.
No entanto o c.c. foi mesmo no frigorífico porque liguei para ver e vi o clarão junto ao compressor seguido do disparo do ACE.

Pensei que o disjuntor que proteje este circuito onde está o frigorífico fosse actuar em vez do ACE, coisa que não aconteceu.
Como poderei melhorar a selectividade?
Cumprimentos,
JMSM89
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

JMSM89 Escreveu:Boa tarde,

Muito obrigado pela resposta.
De facto foi estupidez minha, o interruptor diferencial do anexo não poderia ter disparado, mas pensei em tanta coisa que nem me apercebi disso.
No entanto o c.c. foi mesmo no frigorífico porque liguei para ver e vi o clarão junto ao compressor seguido do disparo do ACE.

Pensei que o disjuntor que proteje este circuito onde está o frigorífico fosse actuar em vez do ACE, coisa que não aconteceu.
Como poderei melhorar a selectividade?
Como os valores das correntes nominais por vezes são próximas, dificilmente terá selectividade nos disjuntores. As altas correntes dos curto-circuitos, por vezes fazem disparar todos os disjuntores a montante, se existir uma alta potencia de curto-circuito na rede.
JMSM89
Curioso
Curioso

Mensagem por JMSM89 »

Boa noite nelmindo,

Então na sua opinião quer dizer que o valor da corrente de cc gerada pelo defeito era de tal forma pequena que não interferia com o valor da corrente nominal do disjuntor que proteje o circuito do frigorífico?

Desde já agradeço a atenção.
Cumprimentos,
JMSM89
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Poderá pesquisar aqui no fórum sobre a seletividade entre disjuntores.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

JMSM89 Escreveu:Boa noite nelmindo,

Então na sua opinião quer dizer que o valor da corrente de cc gerada pelo defeito era de tal forma pequena que não interferia com o valor da corrente nominal do disjuntor que proteje o circuito do frigorífico?

Desde já agradeço a atenção.
Se houver possibilidade de analizar e sobrepor as curvas características dos dois disjuntores vai reparar que para uma dada corrente de curto circuito um deles vai actuar mais rápido que o outro independentemente dos seus calibres.
mota
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 dez 2012, 23:32

Mensagem por mota »

Boas,

O que aconteceu é que o diferencial do anexo deve ter uma corrente diferencial superior ao da EDP.
ex: EDP-300mA e Anexo-500mA
Como a corrente diferencial é inferior e de acordo com a selectividade/sensibilidade, o da EDP dispara primeiro.

Bom ano
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

mota Escreveu:Boas,

O que aconteceu é que o diferencial do anexo deve ter uma corrente diferencial superior ao da EDP.
ex: EDP-300mA e Anexo-500mA
Como a corrente diferencial é inferior e de acordo com a selectividade/sensibilidade, o da EDP dispara primeiro.

Bom ano
O dispositivo diferencial a montante é que deve ter a sensibilidade mais baixa (maior valor da corrente diferencial). Para ver como deve ser feita a seletividade entre dispositivos diferenciais consultar o seguinte tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
JMSM89
Curioso
Curioso

Mensagem por JMSM89 »

Muito obrigado pela ajuda, agora é uma questão de verificar a sensibilidade do diferencial do anexo para tentar perceber o que falhou e se possível corrigir o problema...
Cumprimentos,
JMSM89
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”