Bom dia
Tenho uma situação em que o meu cliente tem a passar dentro de tubos metálicos fechados cabos de MT 30 kV monopolares, uma fase em cada tubo.
Alguem tem bibliografia relativa ao efeito electromagnético criado por estas situações (indução electromagnética). Enconta-se alguma coisa na Net mas nada que explique a origem desse fenómeno.
Se alguem me puder ajudar agradeço.
Cabos monopolares de MT
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Re: Cabos monopolares de MT
"os tubos em aço ou ferro fundido são utilizados no caso de se preverem solicitações mecamicas elevadas, risco de esmagamento etc. Não necessitam de encastramento de protecção. No entanto, a natureza magnética impede que seja colocada uma fase por tubo". Guia técnico Solidal, pag 159, Abril 2003.
Os cabos de MT têm ecrã metálico que obrigatóriamente são ligados à terra nas duas extremidades, o que limita o efeito electromagnético.
Recomendo, no seu caso, o uso de tubo PVC ou PE, se necessário protegido com betão.
Os cabos de MT têm ecrã metálico que obrigatóriamente são ligados à terra nas duas extremidades, o que limita o efeito electromagnético.
Recomendo, no seu caso, o uso de tubo PVC ou PE, se necessário protegido com betão.
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Relativamente à solução para este tipo de problemas eu sei a resolução. A minha questão é relativa à explicação do efeito electromagnético em si. Porque é que aconteçe.
Tenho a ideia do que se sucede, queria era uma explicação oficial, bibliografia sobre o assunto. Se alguem tiver agradecia.
Tenho a ideia do que se sucede, queria era uma explicação oficial, bibliografia sobre o assunto. Se alguem tiver agradecia.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Qualquer condutor que seja percorrido por uma corrente, provoca um campo magnético ao seu redor, perfeitamente definido no estudo do electromagnetismo.bruno_duarte Escreveu:Relativamente à solução para este tipo de problemas eu sei a resolução. A minha questão é relativa à explicação do efeito electromagnético em si. Porque é que aconteçe.
Ora se essa corrente alterar-se no tempo e de sentido, o campo magnético também muda de sentido. Essas variações provocam induzem correntes nas partes metálicas que estão a envolver esse condutor. É o principio de funcionamento do transformador.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Em caso de curto-circuito pelo efeito da Lei de Lenz a corrente induzida vai diminuir o efeito, opôr-se à causa que lhe deu origem
Por isso é que no caso do fio de cobre nú do para raios (parece que é assim que se escreve), não se deve usar tubos metálicos e abraçadeiras a proteger o fio.
Por isso é que no caso do fio de cobre nú do para raios (parece que é assim que se escreve), não se deve usar tubos metálicos e abraçadeiras a proteger o fio.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
parecem ter sido colocadas duas questões:
1ª - Se os cabos monopolares MT instalados em tubos metálicos individualmente estão ou não bem instalados, isto é, se o tubo metálico pode ou não ter influência.
Sobre isto ainda ninguém se pronunciou.
2ª - Qual a lei que, no caso de ter influência, a justifica.
A isto respondeu já o Duzia 12, embora na comparação com os cabos de descida dos pára-ráios (para mim continua a ser assim), tenha de se referir o valor elevado das frequências em jogo.
Bom dia de Natal a todos
ohmico
parecem ter sido colocadas duas questões:
1ª - Se os cabos monopolares MT instalados em tubos metálicos individualmente estão ou não bem instalados, isto é, se o tubo metálico pode ou não ter influência.
Sobre isto ainda ninguém se pronunciou.
2ª - Qual a lei que, no caso de ter influência, a justifica.
A isto respondeu já o Duzia 12, embora na comparação com os cabos de descida dos pára-ráios (para mim continua a ser assim), tenha de se referir o valor elevado das frequências em jogo.
Bom dia de Natal a todos
ohmico