proteccões para alta tensão

Responder
okinawa
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2010, 17:33

proteccões para alta tensão

Mensagem por okinawa »

ola,
estou a fazer um trabalho para a escola sobre protecções em alta tensão.
Apesar de não ter muita informação conheço os disjuntores, fusíveis, descarregadores de sobre tensão.
gostaria de saber se existem mais algum tipo de protecção e onde posso encontrar informação que explique o seu principio de funcionamento e os varios tipos de protecções.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: proteccões para alta tensão

Mensagem por Duzia12 »

Pesquisa aí no forum há muita coisa

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A7%C3%B5es
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Cabos de Guarda.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

alguém me sabe dizer o que as facas de uma sub estação? e para que servem?
tive a discutir com um colega sobre as facas o que eram e qual o sentido das facas das sub estações.
eu dizia que muita gente chama facas aos seccionadores de entrada de uma sub estação, e estavam a seguir ao tt e descarregadores de entrada.
ele dizia que não eram os seccionadores e são a primeira aparelhagem a receber a alta. o resto estava para a frente.
uma coisa estava-mos concordantes. era que a principal função era cortar a tensão para a frente e ajudava o pessoal da manutenção a ter a certeza que o circuito estava interrompido.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

okinawa Escreveu:alguém me sabe dizer o que as facas de uma sub estação? e para que servem?
tive a discutir com um colega sobre as facas o que eram e qual o sentido das facas das sub estações.
eu dizia que muita gente chama facas aos seccionadores de entrada de uma sub estação, e estavam a seguir ao tt e descarregadores de entrada.
ele dizia que não eram os seccionadores e são a primeira aparelhagem a receber a alta. o resto estava para a frente.
uma coisa estava-mos concordantes. era que a principal função era cortar a tensão para a frente e ajudava o pessoal da manutenção a ter a certeza que o circuito estava interrompido.
As facas que refere, são os seccionadores e eles estão em mais sitios que aparenta existir. Se olhar para o esquema unifilar de uma substação, vai reparar que esse equipamento é o que mais aparece no esquema. Só para ter uma ideia, existe sempre dois, um antes e outro depois da proteção de uma das linhas de saída. Por isso não é só na entrada...
E sim, a ideia é seccionar, partir, interromper, desconectar o circuito naquele ponto e a outra caracteristica implicita, é que como o corte é visivel, qualquer operador sabe em que estado está. Pode é acumular outra função, que é conectar esse ponto depois de desligado, à terra, de modo a garantir que fica a esse potencial. O unico "defeito" é que a operação não pode ser feita em carga. Se o corte é visivel, não tem poder de extinguir o arco criado, quando abre. Aí é preciso remeter essa função a outro equipamento.
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

era mais ou menos essa ideia que eu tinha. so queria ter a certeza. porque como disse o meu colega dizia que as facas e o seccionador eram aparelhos diferentes, e eu achava que era a mesma coisa apenas as pessoas dão nomes diferente.
obrigado pelo esclarecimento esclarecimento :)
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

era mais ou menos essa ideia que eu tinha. so queria ter a certeza. porque como disse o meu colega dizia que as facas e o seccionador eram aparelhos diferentes, e eu achava que era a mesma coisa apenas as pessoas dão nomes diferente.
obrigado pelo esclarecimento esclarecimento :)
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

ola,
aqui estou com mais uma duvida. tive a ler um documento que fala sobre varistores de alta tensão, nunca tinha ouvido nada do género. pelo que me apercebi as características e composição dos varistores são parecidas com as dos descarregadores de sobre tensão, será que são a mesma coisa apenas com nomes diferentes?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

okinawa Escreveu:ola,
aqui estou com mais uma duvida. tive a ler um documento que fala sobre varistores de alta tensão, nunca tinha ouvido nada do género. pelo que me apercebi as características e composição dos varistores são parecidas com as dos descarregadores de sobre tensão, será que são a mesma coisa apenas com nomes diferentes?
Descarregadores de sobretensão são dispositivos de protecção.
- Os varistores são um tipo de descarregadores de sobretensão
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

ok obrigado
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

ola,
ca venho eu com mais uma pergunta. sabem-me dizer se existem postes de media tensão com cabos de guarda. ou seja se a rede de distribuição de energia conta com cabos guarda?
eu penso que sim queria ter a certeza.
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

ola, sabem-me responder a ultima pergunta? eu ja vi cabos gurada em colunas de pequena dimensão deduzo que seja de média tesão. por isso a minha pergunta.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

okinawa Escreveu:ola, sabem-me responder a ultima pergunta? eu ja vi cabos gurada em colunas de pequena dimensão deduzo que seja de média tesão. por isso a minha pergunta.
Anexos
média tensão com cabos de guarda.JPG
média tensão com cabos de guarda.JPG (39.3 KiB) Visto 1053 vezes
okinawa
Curioso
Curioso

Mensagem por okinawa »

bem me parecia. obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Dúvidas”