dimensionamento

Responder
victor87
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2012, 11:45

dimensionamento

Mensagem por victor87 »

precisava que ajudassem a dimensionar os quadros eléctricos para um t2 e t3 e também quadro de serviços comuns garagens e casa das maquinas.obg
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: dimensionamento

Mensagem por joaoosvaldo »

victor87 Escreveu:precisava que ajudassem a dimensionar os quadros eléctricos para um t2 e t3 e também quadro de serviços comuns garagens e casa das maquinas.obg
Ninguém lhe pode dar essa ajuda porque cada caso é um caso e depende dos circuitos que vão existir nessa instalação. Quanto muito alguém lhe pode mostrar um exemplo.

Não leve a mal a minha resposta mas a forma como colocou a pergunta parece que veio ao "supermercado" :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
victor87
Curioso
Curioso

Mensagem por victor87 »

peço desculpa pela forma como coloquei a pergunta então. È que ainda não sou muito experiente nestes assuntos de auto CAD e projectos eléctricos, e um professor meu deu-me um edifício com 5 andares no primeiro existem garagens sala de condomínio e um loja para comercio no segundo andar existem 4 lojas no terceiro andar existem 2 T2 3 um T3 quarto andar é igual e no quinto existe apenas um T3. Só tenho que projectar a parte de iluminação e tomadas apenas para um T2 ou T3 .depois tenho que dimensionar oa coluna montante os quadro de entrada do t2 e do t3 o quadro de serviços comuns também a casa das maquinas que neste caso só tem um elevador o quadro da garagem .
Nem sei por onde começar .....
victor87
Curioso
Curioso

Mensagem por victor87 »

Se alguém me quiser ajudar posso enviar o projecto.
Mas tenho a noção do trabalho que isto dá por isso se não poderem eu compreendo.
Cumpts
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

É óbvio que ninguém lhe vai fazer o trabalho por si. Isto é um forum de ajuda, nada mais.
Segue a minha ajuda.
Antes de mais, arranje as RTIEBT e abra-as na secção 803 e leia o que lá está. Vai ver que muita das suas perguntas vão ser respondidas lá. Uma das funções de engenheiro é a pesquisa quando não se sabe.
Depois, aponte uma potência para cada fracção do edifício, a título de exemplo:
T0, T1, T2 - 6,9kVA monofásicos;
T3 - 10,35kVA monofásicos;
QSC (com elevador) - 6,9kVA trifásicos.
A coluna montante poderá ser única com caixas de coluna em cada piso, o que implica localizar os contadores de energia nos patamares das entradas das fracções. No caso de optar por uma bateria de contadores na entrada do edifício, então terá um cabo a subir para cada entrada directamente do quadro de coluna.
Faça os cálculos da coluna montante, sem esquecer o factor de simultaneidade para as fracções ligadas à coluna. Nota: as lojas terão ramal próprio e portanto não entram nos cálculos da coluna montante, assim como o QSC que tem saída própria do QC e também não entra no cálculo da Coluna Montante.
Procure trabalhos realizados acerca de dimensionamento de instalações colectivas que o poderão ajudar na net.
Quanto às fracções, espalhe pontos de luz, comutações e tomadas. Faça os circuitos. No quadro, Interruptor diferencial geral de 30mA e disjuntores para tomadas de 16A, iluminação de 10A e para a placa e forno de 20A. Ou então interruptor geral à cabeça, diferenciais para iluminação e tomadas de 300mA e diferencial de 30mA para iluminaçao, tomada e equipamentos das casas de banho e disjuntores como referido antes.
No QSC, elevador (circuito trifásico 3x16A), bombas de água, tomadas do ATE, intercomunicador, tomadas (se existentes), iluminação normal e segurança das zonas comuns.
Já tem aqui um começo. Depreendo pela data em que estamos, que o semestre está a terminar e que pegou nisto à última.
Mais uma nota, não precisa ser experiente para ser educado e pedir com jeito às pessoas do forum para o ajudar.

Boa sorte!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
victor87
Curioso
Curioso

Mensagem por victor87 »

muito obrigado pela atençao e disponibilidade .
O professor só me deu isto na semana passada e não nos ensinou sequer a mexer no autocad.
cumpts
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Veja este tópico onde está explicado como dimensionar a coluna montante:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=18&t=11864
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

victor87 Escreveu:muito obrigado pela atençao e disponibilidade .
O professor só me deu isto na semana passada e não nos ensinou sequer a mexer no autocad.
cumpts
Não é grave isso. Aliás nem deve estar nos conteúdos programáticos da disciplina em causa. Repare, levando ao extremo, ele não vai ensina a ler, escrever, a realizar cálculos... Pressupõe que isso já tenha sido feito por outros. O trabalho desse professor é outro. Cumprir o plano.
Quando muito, podia ter explicado que para assistir às aulas dele, é preciso cumprir os mínimos das condições de acesso à disciplina... É que nem isso deve ter criado... Mas não vamos alongar este tema, já que está fora do tópico. Todos nós sofremos com isso, está no sangue do ensino universitário e para mudar, os clientes é que têm que exigir e não engolir o que lhes é empurrado. O principio de cliente/fornecedor de serviços está totalmente deturpado nesse ambiente. Não espere receber a mesma formação que à uns anos atrás eram precisos 5 anos e com menos matéria, engolir o mesmo e mais, em 3 anos (e com menos horas realmente úteis)...
victor87
Curioso
Curioso

Mensagem por victor87 »

pois :) aguenta cabecinha .há que haver muita dedicação, para no final haver aquele sentimento de dever cumprido.Estou a fazer electrotecnia uma das licenciaturas mais exigentes, média para acabar esta licenciatura é 6 anos mais ou menos, conheço alguns que já andam a 8 anos para a fazer, e outros que só se safaram porque foram para eras-mos .Eu quero deixar tudo feito em 3 anos.
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

victor87 Escreveu:pois :) aguenta cabecinha .há que haver muita dedicação, para no final haver aquele sentimento de dever cumprido.Estou a fazer electrotecnia uma das licenciaturas mais exigentes, média para acabar esta licenciatura é 6 anos mais ou menos, conheço alguns que já andam a 8 anos para a fazer, e outros que só se safaram porque foram para eras-mos .Eu quero deixar tudo feito em 3 anos.
Caro Duarte82, muito bem explicado, até acho que falou demais ... Está tudo nas regras tecnicas é uma questão de se pesquisar / ler / estudar.
Duvido que este trabalho tenha sido dado nesta altura ... Estamos no fim do semestre e toda a gente sabe o trabalho que isto dá para pessoas que nunca fizeram este tipo de dimensionamentos.

Victor87 relativamente a média para acabar a licenciatura, acho que sai fora da mesma, devido ao facto de ter feito o curso em 3 anos, para ser mais concreto em 2 anos e meio. Para que não surgam bocas, fiz em 2 anos e meio, porque fazia mas do que as cadeiras obrigatorias por semestre... Tudo se consegue com dedicação!!!
Cumprimentos
Rocha
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”