duvida em quadro de habitação

Responder
pet
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 jul 2008, 12:29
Been thanked: 3 times

duvida em quadro de habitação

Mensagem por pet »

Boa noite a todos,

Tenho uma duvida e não sei se há alguma não conformidade neste caso:

na caixa de coluna tenho proteção fusivel de 32A, que alimenta uma fração com potência contratada de 17,25kVA, trifasica (com cabo h07v-u5g6). No quadro da habitação posso ter interruptor de 63A e depois disjuntor diferencial de 25A e de seguida vários disjuntores de 10A, para iluminação. e disjuntores diferenciais de 40A e de seguida vários disjuntores de 16A, para tomadas, máquinas, etc. Há alguma incoerência na protecção fusivel de 32A e o interruptor de 63A??

Aproveito para fazer outra questão, um disjuntor diferencial de 40A quantos disjuntores de 16A pode ter??

Obrigado.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: duvida em quadro de habitação

Mensagem por rebelocruz »

pet Escreveu:Boa noite a todos,

na caixa de coluna tenho proteção fusivel de 32A, que alimenta uma fração com potência contratada de 17,25kVA, trifasica (com cabo h07v-u5g6). No quadro da habitação posso ter interruptor de 63A e depois disjuntor diferencial de 25A e de seguida vários disjuntores de 10A, para iluminação. e disjuntores diferenciais de 40A e de seguida vários disjuntores de 16A, para tomadas, máquinas, etc. Há alguma incoerência na protecção fusivel de 32A e o interruptor de 63A??
O interruptor não é um aparelho de protecção mas sim de corte, logo o que faz a protecção são os fusíveis

Aproveito para fazer outra questão, um disjuntor diferencial de 40A quantos disjuntores de 16A pode ter??
depende do que vai alimentar cada disjuntor, mas 6 é um numero aceitável.

Obrigado.
Cpt

Rebelo Cruz
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Não há inconveniente nenhum em ser 63A, claro que podia ser 40A, mas entre o preço de um e de outro. Suponho que todos os circuitos do quadro derivam do disjuntor diferencial de 25A. Mas o interruptor de entrada podia ser diferencial e evitava o disjuntor diferencial que é mt mais caro.
Pode meter quantos disjuntores quizer, o calibre do interruptor de entrada depende da potência que vai entregar ao quadro. Claro que se precisa de mts circuitos tem que analizar os coeficientes de simultaniedade desses cicuitos e ser coerente. 40A pode não ser suficiente para o número de circuitos que pretende e logo isso meche com a potencia contratada.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

pet Escreveu:Boa noite a todos,

Obrigado.
Boas
Os fusiveis de 32A instalados na caixa de coluna protegem apenas o cabo da derivação, entre caixa de coluna e quadro eletrico do cliente, a instalação do cliente é protegida no quadro por meio de IDs e disjuntores instalados no quadro, o corte geral é defenido de acordo com a potência a instalar.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”