Destribuição de circuitos no quadro.

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Destribuição de circuitos no quadro.

Mensagem por CAOR »

Boas! a todos moderadores deste forum muito útil para quem anda sempre a aprender!
Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA um para Tomadas outro para Iluminação 300MA certo? agora a dúvida é se para um aparelho de exaustor de cheiros de wc tipo industrial, posso agarrar ao circuito de tomadas?
Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Destribuição de circuitos no quadro.

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Devia ser separado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

CAOR Escreveu:Boas! a todos moderadores deste forum muito útil para quem anda sempre a aprender!
Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA um para Tomadas outro para Iluminação 300MA certo? agora a dúvida é se para um aparelho de exaustor de cheiros de wc tipo industrial, posso agarrar ao circuito de tomadas?
Cumprimentos.
No mínimo terás de ter dois diferenciais para iluminação para cumprir com as RTIEBT.

801.2.1.5.2.1 - Em todos os locais dos estabelecimentos recebendo público da 1.ª, da 2.ª,
da 3.ª ou da 4.ª categorias, a instalação eléctrica deve ser concebida por
forma a que a avaria de um foco luminoso ou do respectivo circuito não
deixe esses locais integralmente sem iluminação normal.
Quando a protecção contra os contactos indirectos for garantida por dispositivos
diferenciais, não é permitida a utilização de um único dispositivo diferencial para a
totalidade dos circuitos da iluminação normal.

Em relação aos ventiladores WC podes fazer de duas maneiras, ou passa uma alimentação
especifica, ou fica pendurado do circuito de iluminação, ou seja quando se acende a luz
liga-se também o ventilador.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

amoreira Escreveu:
CAOR Escreveu:Boas! a todos moderadores deste forum muito útil para quem anda sempre a aprender!
Cumprimentos.
No mínimo terás de ter dois diferenciais para iluminação para cumprir com as RTIEBT.

801.2.1.5.2.1 - Em todos os locais dos estabelecimentos recebendo público da 1.ª, da 2.ª,
da 3.ª ou da 4.ª categorias, a instalação eléctrica deve ser concebida por
forma a que a avaria de um foco luminoso ou do respectivo circuito não
deixe esses locais integralmente sem iluminação normal.
Quando a protecção contra os contactos indirectos for garantida por dispositivos
diferenciais, não é permitida a utilização de um único dispositivo diferencial para a
totalidade dos circuitos da iluminação normal.

Em relação aos ventiladores WC podes fazer de duas maneiras, ou passa uma alimentação
especifica, ou fica pendurado do circuito de iluminação, ou seja quando se acende a luz
liga-se também o ventilador.

Boas

Acho que deves utiulizar a solução de liga-lo através do interruptor.
Cpt

Rebelo Cruz
migueis
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 mar 2008, 21:33

Mensagem por migueis »

a meu ver se for como o nosso amigo rebelocruz descreveu "do Tipo Industrial" não vai garantir um bom funcionamento, pendurado no circuito de iluminaçao.. tens de ver de kantos wats é o aparelho e calcular isso bem...

na minha opiniao, a melhor maneira era num circuito independente...
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00

Mensagem por gemini »

Viva.

Pegando neste topico, tenho a mesma duvida:

"Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA um para Tomadas ?"

Estive a ver as RTIEBT e nada dizem sobre a protecçao de alta sensibilidade das tomadas, apenas que tem de ter obturadores.

Caso pratico: num cafe, com tomadas no balcao (do lado de dentro, ao serviço dos empregados, para ligarem aparelhos), essas tomadas teem de ser protegidas por circuito a 30mA?

Eu julgo que nao, mas tenho a duvida...
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

gemini Escreveu:Viva.

Pegando neste topico, tenho a mesma duvida:

"Num estabelecimento que vai ter acesso a público o quadro deve estar protegido com interrruptores de alta sensabilidade 30MA um para Tomadas ?"

Estive a ver as RTIEBT e nada dizem sobre a protecçao de alta sensibilidade das tomadas, apenas que tem de ter obturadores.

Caso pratico: num cafe, com tomadas no balcao (do lado de dentro, ao serviço dos empregados, para ligarem aparelhos), essas tomadas teem de ser protegidas por circuito a 30mA?

Eu julgo que nao, mas tenho a duvida...
As tomadas do balcão, tomadas de serviço e de alimentação a equipamentos podem ser protegidas por diferencial de média sensibilidade. Apenas na zona de público (zonas de mesas) é que convém que se existirem tomadas nessas zonas sejam protegidas por diferencial de alta sensibilidade (<=30mA).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00

Mensagem por gemini »

Obrigado joaoosvaldo.

Pelo que vi nas RTIEBT, contrariamente ao que julgava, nao sera necessaria protecçao as tomadas de alta sensibilidade.
Contudo, essa parte do "convem", apesar de concordar com ela, uma vez que a instalaçao ja esta feita a algum tempo, com as tomadas protegidas por 300mA, acho que vou deixar estar, uma vez que devera passar na vistoria CERTIEl...
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

gemini Escreveu:Obrigado joaoosvaldo.

Pelo que vi nas RTIEBT, contrariamente ao que julgava, nao sera necessaria protecçao as tomadas de alta sensibilidade.
Contudo, essa parte do "convem", apesar de concordar com ela, uma vez que a instalaçao ja esta feita a algum tempo, com as tomadas protegidas por 300mA, acho que vou deixar estar, uma vez que devera passar na vistoria CERTIEl...
Sim se já está feito é deixar assim.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”