Capacidade condensador arranque

Responder
wheel18
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 dez 2012, 19:18

Capacidade condensador arranque

Mensagem por wheel18 »

Boa noite,

Este é o meu 1º post e gostava que me ajudassem com um duvida relativamente a uma reparação de um automatismo de portão.

O portão não abria e como não tenho experiencia na area chamei o instalador. O diagnostico foi "avaria no condensador de arranque", trata-se de um condensador de 9uF, que foi substituido (pelo tecnico/instalador) por um de 10uF (era o unico que tinha). Este aumento de capacidade poderá causar danos/problemas ao motor? O tecnico garantiu que não, mas fiquei a pensar no assunto... A potencia do motor são 170W, com 230V e 0,85A.

Pela reparação paguei 30€ (20€ condensador + 10€ deslocação/mão obra). O que vos parece? Não sei o preço deste tipo de condensadores (estou mais familiarizado com eletronica e os respetivos centimos...), mas paraceu-me um exagero?!

Muito obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Capacidade condensador arranque

Mensagem por ENERGY »

wheel18 Escreveu:Boa noite,

Este é o meu 1º post e gostava que me ajudassem com um duvida relativamente a uma reparação de um automatismo de portão.

O portão não abria e como não tenho experiencia na area chamei o instalador. O diagnostico foi "avaria no condensador de arranque", trata-se de um condensador de 9uF, que foi substituido (pelo tecnico/instalador) por um de 10uF (era o unico que tinha). Este aumento de capacidade poderá causar danos/problemas ao motor? O tecnico garantiu que não, mas fiquei a pensar no assunto... A potencia do motor são 170W, com 230V e 0,85A.

Pela reparação paguei 30€ (20€ condensador + 10€ deslocação/mão obra). O que vos parece? Não sei o preço deste tipo de condensadores (estou mais familiarizado com eletronica e os respetivos centimos...), mas paraceu-me um exagero?!

Muito obrigado.
Boas
Quanto ao valor da reparação, o condensador até pode estar caro, mas o valor referente à deslocação e reparação de avária, está barato, logo o preço total está justo.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Acho que o técnico que foi ver e reparar o portão, além de levar o preço justo(pouco) se pagar IRS e IVA está a ser prejudicado com a reparação. ( se passou factura) o Sr. Passos Coelho levou perto de 1/3 do valor ainda duvida que é muito? acho que o homem está a ganhar pouco e para tal a sua observação e duvida se é muito é ultrajante para o mesmo!
wheel18
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por wheel18 »

DEUS AMIGO Escreveu:Acho que o técnico que foi ver e reparar o portão, além de levar o preço justo(pouco) se pagar IRS e IVA está a ser prejudicado com a reparação. ( se passou factura) o Sr. Passos Coelho levou perto de 1/3 do valor ainda duvida que é muito? acho que o homem está a ganhar pouco e para tal a sua observação e duvida se é muito é ultrajante para o mesmo!
Muito obrigado pelo exclarecimento (realmente estou completamente por fora dos preços... o que achei caro foi mesmo o condensador!). Porem a principal duvida e preocupação actual é relativa ao aumento de capacidade no condensador e possiveis efeitos negativos no motor?!

Mais uma vez obrigado a todos.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo no própio condensador o mesmo indica uma margem + ou - 10% por isso! Cump.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

wheel18 Escreveu:Boa noite,

Muito obrigado.
Boas
Pois é na reparação de eletrónica, tem muitas pecinhas a centimos, mas que depois no fim da reparação, o valor total é quase sempre de muitas dezenas de euros, por alguma mão de obra, e pecinhas de centimos, até arrepia.
Isto é que é ganhar dinheiro, e depois ainda se reclama de uma reparação de 30€ em que o técnico teve deslocação, material, desgaste de viatura etc, etc.
Cpts.
Energy
wheel18
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por wheel18 »

Boas,

Antes de mais quero agradecer toda a ajuda e exclarecimento prestado.
Relativamente ao preço, que fique claro que não estou a reclamar, apenas pretendi saber se foi um valor justo, pelas razões referidas anteriormente. Tambem não teria qualquer problema em pagar os 30€, caso 25€ fossem a deslocação/mão de obra... Mas 20€ um condensador... deixou-me a pensar! Porem, como referi, estou habituado aos preços da eletronica.

Quanto à capacidade a tolerancia é de +/- 5%, portanto se considerar o original com a tolerancia maxima temos 9,45uf, o novo com a tolerancia minima são 9,5uf... E estamos a considerar os limites... num circuito "sensivel" seria o suficiente para "introduzir algum ruido"! No caso deste motor, penso que o "enrolamento" terá tolerancia suficiente para absorver a capacidade adicional, será?

Mais uma vez muito obrigado.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

wheel18 Escreveu:Boas,

Antes de mais quero agradecer toda a ajuda e exclarecimento prestado.
Relativamente ao preço, que fique claro que não estou a reclamar, apenas pretendi saber se foi um valor justo, pelas razões referidas anteriormente. Tambem não teria qualquer problema em pagar os 30€, caso 25€ fossem a deslocação/mão de obra... Mas 20€ um condensador... deixou-me a pensar! Porem, como referi, estou habituado aos preços da eletronica.

Quanto à capacidade a tolerancia é de +/- 5%, portanto se considerar o original com a tolerancia maxima temos 9,45uf, o novo com a tolerancia minima são 9,5uf... E estamos a considerar os limites... num circuito "sensivel" seria o suficiente para "introduzir algum ruido"! No caso deste motor, penso que o "enrolamento" terá tolerancia suficiente para absorver a capacidade adicional, será?

Mais uma vez muito obrigado.
Não há problema.
wheel18
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por wheel18 »

Muito obrigado a todos!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

É para isso é que serve o Forum. Para esclarecer dúvidas.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”