Forno + Fogão que solução???
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 fev 2008, 15:54
Re: Forno + Fogão que solução???
Boas,
já vi que a conversa vai longa. E isso é bom... debate. Pela minha experiência de domingo passado (ir, à chuva, várias vezes ligar o limitador de potência - 3x15A) o trifásico é bom para quem realmente necessita ou é accionista da EDP.
O que se passou foi que placa + forno + máquina de lavar + exaustor de cozinha não deu resultado. A placa está em duas fases e o forno na que sobra. Podemos alegar que deveria haver racionalização agora eu deixo a questão, se quiser ligar 4 aquecedores de 2kW como faço? Em 10,35kVA trifásico não faço, em 10,35KVA monofásicos faço e ainda ligo um quinto se necessitar.
Agora o que me trouxe aqui: conforme disse no primeiro post tenho a alimentação ao forno/placa a ser feita por 5 fios rígidos de 2.5mm2 (3 fases - protegidas a 16A - neutro e terra) o que em trifásico é suficiente. Em monofásico como devo alterar?
- 3 fios de 4mm2 para placa/3 fios de 2.5 para forno (protecção 32/16);
- 3 fios de 10mm2 (protecção 50A) para ambos;
- outra, qual?
O problema é que tenho um único tubo de 20 para o fazer. Dará???
Cumps,
nteixeira
já vi que a conversa vai longa. E isso é bom... debate. Pela minha experiência de domingo passado (ir, à chuva, várias vezes ligar o limitador de potência - 3x15A) o trifásico é bom para quem realmente necessita ou é accionista da EDP.
O que se passou foi que placa + forno + máquina de lavar + exaustor de cozinha não deu resultado. A placa está em duas fases e o forno na que sobra. Podemos alegar que deveria haver racionalização agora eu deixo a questão, se quiser ligar 4 aquecedores de 2kW como faço? Em 10,35kVA trifásico não faço, em 10,35KVA monofásicos faço e ainda ligo um quinto se necessitar.
Agora o que me trouxe aqui: conforme disse no primeiro post tenho a alimentação ao forno/placa a ser feita por 5 fios rígidos de 2.5mm2 (3 fases - protegidas a 16A - neutro e terra) o que em trifásico é suficiente. Em monofásico como devo alterar?
- 3 fios de 4mm2 para placa/3 fios de 2.5 para forno (protecção 32/16);
- 3 fios de 10mm2 (protecção 50A) para ambos;
- outra, qual?
O problema é que tenho um único tubo de 20 para o fazer. Dará???
Cumps,
nteixeira
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Se tem 5 linhas de 2,5mm2 o que pode fazer é 2X2 + 2X2 +T cria 2 circuitos de 16 Amp. e é uma solução para não desenfiar fios, senão poderá fazer enfiamento de novas linhas (3) de 6mm2 com proteção a 32 Amp. com produto deslizante é capaz de conseguir fazer o enfiamento.
Cumprs.
Cumprs.
-
De acordo com as tabelas cada fio de 2.5mm2 tem um diametro exterior de 3.4mm, tenho 5 na instalação, logo 17mm. Pela mesma tabela 1 fio de 10mm2 tem diametro de 5,7mm, 3 ocupam 17,1mm. Fio H07V-U.
Estarei enganado?
Estarei enganado?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasnteixeira Escreveu:De acordo com as tabelas cada fio de 2.5mm2 tem um diametro exterior de 3.4mm, tenho 5 na instalação, logo 17mm. Pela mesma tabela 1 fio de 10mm2 tem diametro de 5,7mm, 3 ocupam 17,1mm. Fio H07V-U.
Estarei enganado?
Pelas contas que apresenta não.
Cpts.
Energy
Energy
-
Bem,
vou-me ficar pelos 6mm2 e 40A de corte. Serve para a placa a 75% (uma boa aproximação) + forno e o tubo de 20mm deixa de ser problema.
Obrigado a todos, do debate nasce a luz.
nteixeira
vou-me ficar pelos 6mm2 e 40A de corte. Serve para a placa a 75% (uma boa aproximação) + forno e o tubo de 20mm deixa de ser problema.
Obrigado a todos, do debate nasce a luz.
nteixeira
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Bem continuo a dizer que não basta dizer que vou mudar para monófasico! pergunte primeiro á EDP se pode com o ramal existente na moradia mudar para os 45A momofásicos! ( na qual eu tambem sou apologista do mesmo, 220/45A) é que pode sofrer uma disolusão! uma coisa é estar preparado o ramal para 380V X Amp. e outra é 220v X Amp. espero que acabe tudo bem! Cump:
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Realmente, e pegando nos exemplos já citados, os amperes que sobram ( 3x4A) não me servem para ligar o termoacumulador de 1,6Kw; eu estava a ver a totalidade dos amperes e não os consumos parciais...
Cps
A. Castro
Realmente, e pegando nos exemplos já citados, os amperes que sobram ( 3x4A) não me servem para ligar o termoacumulador de 1,6Kw; eu estava a ver a totalidade dos amperes e não os consumos parciais...
Cps
A. Castro
ENERGY Escreveu:BoasCF,Lda Escreveu:Vivam.
Ena tantos "contras". eheheheh
A vantagem que eu possa ver só se for no aluguer do contador, nada mais.
Estar a gastar 15A por fase ( 45A no total) é igual a gastar 45A em monofásico.
Mário, é claro que os consumos têm que estar equilibrados nas três fases;
Por cá não posso ter ligados todos os electrodomésticos em simultaneo. Nem eu nem quem tenha um 230V/45A. Por isso não vejo nenhuma diferença.
Só os 4 equipamentos eléctricos que mencionei anteriormente, se cada um gastar 12A, temos um total de 48A.
Quem tem 3x15A só pode ter três dos quatro electrodomésticos mencionados ligados,
quem tem 230/45A só pode ter três dos quatro electrodomésticos mencionados ligados.
Vamos retirar os aparelhos de ar condicionado e colocar um fogão eléctrico :
se este tiver 7KW estamos a falar de 30A, aproximadamente; se adicionarmos a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar louça, talvez a de secar roupa e talvez um cilindro de água quente... estão a ver para onde vão os consumos. Ou seja a utilização terá que ser racionalizada de forma que os electrodomésticos não sejam usados em simultaneo.
Resultado: vantagens do monofásico só se for no valor do aluguer...
Cps
A. Castro
Aqui vai uma vantagem de ter monofásico (45A) consegue ter as 3 maquinas ligadas + termocumulador (cilindro), e em trifásico acha que consegue???
O aluguer é igual tanto para mono, como para trifásico.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Boas, vou-me meter no topico,
Eu tenho instalado em casa Placa vitrocerâmica + Forno mltifunções + termoacumulador + 2 AC (12.000BTU e 14.000BTU) + Maquina LR.. iluminação, computadores , TV, etc.. tenho monofásico de potência contratada 6.9 kVA (30A).. nunca tive problemas... com simultâneidade...
Pela minha experiência não precisa de contratar 10.35kVA
Eu tenho instalado em casa Placa vitrocerâmica + Forno mltifunções + termoacumulador + 2 AC (12.000BTU e 14.000BTU) + Maquina LR.. iluminação, computadores , TV, etc.. tenho monofásico de potência contratada 6.9 kVA (30A).. nunca tive problemas... com simultâneidade...
Quem cria renasce todos os dias...
-
Boas, ficou melhor do que eu pensava, no tubo couberam os três fios de 6mm2 e ainda deu para um de 2.5mm2, assim continuo a ter forno e placa em circuitos separados no quadro.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,nteixeira Escreveu:Boas, ficou melhor do que eu pensava, no tubo couberam os três fios de 6mm2 e ainda deu para um de 2.5mm2, assim continuo a ter forno e placa em circuitos separados no quadro.
??????
ohmico
-
- Team Apoio
BoasPedro Barradas Escreveu:Boas, vou-me meter no topico,
Claro, não tem por habito chegar a casa, e ligar todos os equipamentos seguidos, ou então tem algum deslastrador instalado, que trabalha de acordo com as prioridades previamente defenidas.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
ohmico Escreveu:Boas,nteixeira Escreveu:Boas, ficou melhor do que eu pensava, no tubo couberam os três fios de 6mm2 e ainda deu para um de 2.5mm2, assim continuo a ter forno e placa em circuitos separados no quadro.
??????
ohmico
BOas,
desde quando é que se podem enfiar circuitos separados, monofásicos, na mesma canalização?
ohmico
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Não... não tenho qq deslastrador ( nem sei o qu é sisso, se puder explicar?)ENERGY Escreveu:BoasPedro Barradas Escreveu:Boas, vou-me meter no topico,
Claro, não tem por habito chegar a casa, e ligar todos os equipamentos seguidos, ou então tem algum deslastrador instalado, que trabalha de acordo com as prioridades previamente defenidas.
Como a casa e escritório são mesmo... não tenho esses "picos". No entanto face à utilização 24h do dia da instalação, já deveria ter havido problemas com a simultâneidade.. o que não se verifica.
Ainda ontem tive ao mesmo tempo:
- Ferro engomar
- AC/ 14000BTU
- MLR
- Vitrocerâmica
- Termo acumulador
Esteve tudo OK.
Temos que pensar que existem "picos" de A, quando os equipamentos arrancam... (especialmente no A/C), se não ararancarem em simultâneo, não preenchem a capacidade máxima das protecções.
Por exemplo a MLR, não está sempre a aquecer a agua
O foco da vitrocerâmcia não está sempre ligada ( ciclos liga-desliga)
O termoacumulador, idem
O A/C, sendo Inverter, não está sempre a consumir no máximo.
Quem cria renasce todos os dias...
-
- Team Apoio
Pedro Barradas Escreveu:Não... não tenho qq deslastrador ( nem sei o qu é sisso, se puder explicar?)ENERGY Escreveu:BoasPedro Barradas Escreveu:Boas, vou-me meter no topico,
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=d ... h0J4c7ouhw
Como a casa e escritório são mesmo... não tenho esses "picos". No entanto face à utilização 24h do dia da instalação, já deveria ter havido problemas com a simultâneidade.. o que não se verifica.
Ainda ontem tive ao mesmo tempo:
- Ferro engomar
- AC/ 14000BTU
- MLR
- Vitrocerâmica
- Termo acumulador
Esteve tudo OK.
Temos que pensar que existem "picos" de A, quando os equipamentos arrancam... (especialmente no A/C), se não ararancarem em simultâneo, não preenchem a capacidade máxima das protecções.
Por exemplo a MLR, não está sempre a aquecer a agua
O foco da vitrocerâmcia não está sempre ligada ( ciclos liga-desliga)
O termoacumulador, idem
O A/C, sendo Inverter, não está sempre a consumir no máximo.
Cpts.
Energy
Energy