ITED em Centros Escolares
ITED em Centros Escolares
Boas!
Segundo o Manual ITED, numa escola "Caso a área seja superior a 1000m2, devem ser instalados PD adicionais (dimensões mínimas a definir pelo projectista).".
Isto é obrigatório? Por exemplo, num centro escolar para pré escolar e primária isso será mesmo obrigatório?
Segundo o Manual ITED, numa escola "Caso a área seja superior a 1000m2, devem ser instalados PD adicionais (dimensões mínimas a definir pelo projectista).".
Isto é obrigatório? Por exemplo, num centro escolar para pré escolar e primária isso será mesmo obrigatório?
- Varejo
- Team Apoio
- Mensagens: 4054
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Localização: Lx
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: ITED em Centros Escolares
Boas, a escola no total não tem mais de 1000m2?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
- Mensagens: 4054
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Localização: Lx
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: ITED em Centros Escolares
Boas, não tens troços com mais de 90m entre o PD e TT´s?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Re: ITED em Centros Escolares
Só analisando mas em princípio sim... Não posso ter? E caso não tenha, deixa de ser necessário bastidor?Varejo Escreveu:Boas, não tens troços com mais de 90m entre o PD e TT´s?
- Varejo
- Team Apoio
- Mensagens: 4054
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Localização: Lx
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: ITED em Centros Escolares
Boas, em qualquer troço seja de classe D ou E, o máximo são 100m já contanto com chicotes além dessa distância já nem a norma nem os fabricantes garantem!
Se os troços de maior distância forem inferiores a 90m e não forem muitos pontos de rede +-100, no meu ver não se justifica ter nenhum PD adicional, na maior parte dos casos só complica.
Justifica-se isso no projeto e a ANACOM não deve "embirrar"!
Se os troços de maior distância forem inferiores a 90m e não forem muitos pontos de rede +-100, no meu ver não se justifica ter nenhum PD adicional, na maior parte dos casos só complica.
Justifica-se isso no projeto e a ANACOM não deve "embirrar"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Mensagens: 607
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Localização: Torres Vedras
- Been thanked: 4 times
Re: ITED em Centros Escolares
Atenção que se se tratar da remodelação de uma escola existente aplica-se a FAQ 10retirada do site da ANACOM:
10. Estou a projetar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes pontos de distribuição (PD)?
Este modelo de escola envolve apenas um único ponto de distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra ótica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projetista a definição, para cada piso, de PD adicionais a instalar e dos respetivos meios de interligação. Deverá ser garantida a Classe E para a cablagem em par de cobre da ligação até às tomadas de telecomunicações (TT), salvaguardando a qualidade e redundância definidas para cada escola.
Re: ITED em Centros Escolares
Sim, neste caso os pontos de rede andam por volta dos 60 e as distâncias máximas não ultrapassam os 85 metros... Também acho que não é necessário, apesar da escola ser uma espécie de dois blocos unidos por um corredor...Varejo Escreveu:Boas, em qualquer troço seja de classe D ou E, o máximo são 100m já contanto com chicotes além dessa distância já nem a norma nem os fabricantes garantem!
Se os troços de maior distância forem inferiores a 90m e não forem muitos pontos de rede +-100, no meu ver não se justifica ter nenhum PD adicional, na maior parte dos casos só complica.
Justifica-se isso no projeto e a ANACOM não deve "embirrar"!
Mas acho que pela utilidade que a rede terá e sendo destas dimensões, que é escusado um PD adicional certo?
A escola está a ser construída de raíz...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Mensagens: 3378
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Localização: Norte
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: ITED em Centros Escolares
Se a distância máxima do PD até à tomada mais distante não ultrapassa os 90m penso não existir problema em instalar apenas um PD.
- Varejo
- Team Apoio
- Mensagens: 4054
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Localização: Lx
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: ITED em Centros Escolares
Boas, falando em termos práticos em relação a activos, um unico bastidor é sempre melhor do que 2!
Motivo:
Quando temos 2 bastidores, na ligação entre PD´s coloca-se 4 fibras e mais um cabo ou dois de par-de-cobre.
Se colocarmos um PPCA que tenha extensões analógicas, ficamos "agarrados" para as TT ligadas ao 2º PD porque não temos pares suficientes!
Com um unico PD bastidor, ficamos sempre com o problema resolvido seja com extensões analógicas FXS ou digitais IP(ethernet)!
p.s não coloquei a FAQ 10 da ANACOM, por não saber se é uma escola pública(estado) ou privada, e esta FAQ é para remodelações de escolas públicas!
Motivo:
Quando temos 2 bastidores, na ligação entre PD´s coloca-se 4 fibras e mais um cabo ou dois de par-de-cobre.
Se colocarmos um PPCA que tenha extensões analógicas, ficamos "agarrados" para as TT ligadas ao 2º PD porque não temos pares suficientes!
Com um unico PD bastidor, ficamos sempre com o problema resolvido seja com extensões analógicas FXS ou digitais IP(ethernet)!
p.s não coloquei a FAQ 10 da ANACOM, por não saber se é uma escola pública(estado) ou privada, e esta FAQ é para remodelações de escolas públicas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!