Ajuda em rede terras

Espiga
Curioso
Curioso
Registado: 25 set 2012, 09:41

Ajuda em rede terras

Mensagem por Espiga »

Boa tarde a todos.

Preciso de ajuda para fazer uma rede de terras para o esquema en anexo:

É um armazem antigo com a cablagem toda à vista e sem qualquer tipo de terra, pretendo refazer tudo de novo mas estou com duvidas acerca de como fazer a terra para o mesmo.

A unica alimentação que existe é um gerador trifásico.

Armazém:
armazem.pdf
(45.09 KiB) Transferido 144 vezes
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Re: Ajuda em rede terras

Mensagem por Rocha_28359 »

Boa tarde;

Para fazeres isso tens de saber que tipo de terreno existe e depois fazes a contas para saberes quantas varretas de terra precisas. Depois passa um condutor de terra desde as varretas ate ao quadro eletrico.

Nota: Isto foi uma explicação muito simples e resumida
Cumprimentos
Rocha
Espiga
Curioso
Curioso

Mensagem por Espiga »

Boas.

Onde posso saber quais os tipos de terreno que correspondem a X varetas?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Espiga Escreveu:Boas.

Onde posso saber quais os tipos de terreno que correspondem a X varetas?
Boas

Aqui fica uma ligação com informação
http://www.qenergia.pt/179/redes-de-ter ... o-solo.htm
Cpt

Rebelo Cruz
Espiga
Curioso
Curioso

Mensagem por Espiga »

Obrigado pela info, fiquei esclarecido.

Só mais uma coisa, como é que se consegue medir a terra sem ter que gastar um balurdio num medidor de terras.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Espiga Escreveu:Obrigado pela info, fiquei esclarecido.

Só mais uma coisa, como é que se consegue medir a terra sem ter que gastar um balurdio num medidor de terras.

Boas

No ponto 5 está descrito o principio da medição de terras, se conseguir aplica-lo....

http://dc199.4shared.com/doc/Nc9AowQG/preview.html
Cpt

Rebelo Cruz
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Espiga Escreveu:Boa tarde a todos.

Preciso de ajuda para fazer uma rede de terras para o esquema en anexo:

É um armazem antigo com a cablagem toda à vista e sem qualquer tipo de terra, pretendo refazer tudo de novo mas estou com duvidas acerca de como fazer a terra para o mesmo.

A unica alimentação que existe é um gerador trifásico.

Armazém:
armazem.pdf

Boas

Pode fazer uma terra geral, com uso de eletrodos ou chapas cobreadas, e depois interliga com condutor V/A 16mm minimo até à caixa medidora de terras e depois liga da caixa ao Q.Geral.
Convém ter aparelho para medir o valor da terra, e se necessário adicionar mais eletrodos ou chapas cobreadas.
Em função dos valores de terra conseguidos, definirá a proteção ID no Q.E
Cpts.
Energy
Espiga
Curioso
Curioso

Mensagem por Espiga »

Boa tarde.

Agradeço desde já todos os post´s.

A grande questão aqui é que me encontro em Angola e os recursos são fracos, a acrescentar a isto sou só um curioso no assunto (mas sei mais umas coisas que os ditos electricistas que por cá andam).

Tenho uma instalação extremamente rudimentar e perigosa onde está ligado material informático (4 pc´s um servidor e uma impressora), o problema começou quando o servidor deixou de arrancar mas em casa ou noutra instalação arrancava em pleno, fui averiguar e descobri que as fontes desse dito servidor se recusão a trabalhar em instalações "Angolanas" sem terra, vai dai disse ao dono do armazém que a instalação tinha que ter terra. Dias depois ele contacta-me a dizer que já há terra, quanfo lá cheguei estava um eletrodo meio espetado no chão com um fio 2,5 mm a ligar ao terminal terra do gerador e dai a ligar directamente À terra das tomadas, mesmo assim experimentei ligar o servidor e nada. Li que se podia medir a terra vendo o diferencial entre terra e neutro e que este não poderia exceder os 3V e de facto em casa tenho 2,3V mas nesse dito cliente anda a rondar os 37V. Posto isto decidi Refazer eu toda a instalação do cliente. Tudo corre bem até À parte em que tenho que projectar uma rede de terras para o armazém.

Pronto está explicado o problema com que me deparo no momento, quantos electrodos?, vertical ou horizontal? em triangulo, pata de ganso ou em serie?

Se ainda tiverem mais alguma sugestão para além das atrás postadas eu agradeço.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Espiga Escreveu:Boa tarde.

Agradeço desde já todos os post´s.

A grande questão aqui é que me encontro em Angola e os recursos são fracos, a acrescentar a isto sou só um curioso no assunto (mas sei mais umas coisas que os ditos electricistas que por cá andam).

Tenho uma instalação extremamente rudimentar e perigosa onde está ligado material informático (4 pc´s um servidor e uma impressora), o problema começou quando o servidor deixou de arrancar mas em casa ou noutra instalação arrancava em pleno, fui averiguar e descobri que as fontes desse dito servidor se recusão a trabalhar em instalações "Angolanas" sem terra, vai dai disse ao dono do armazém que a instalação tinha que ter terra. Dias depois ele contacta-me a dizer que já há terra, quanfo lá cheguei estava um eletrodo meio espetado no chão com um fio 2,5 mm a ligar ao terminal terra do gerador e dai a ligar directamente À terra das tomadas, mesmo assim experimentei ligar o servidor e nada. Li que se podia medir a terra vendo o diferencial entre terra e neutro e que este não poderia exceder os 3V e de facto em casa tenho 2,3V mas nesse dito cliente anda a rondar os 37V. Posto isto decidi Refazer eu toda a instalação do cliente. Tudo corre bem até À parte em que tenho que projectar uma rede de terras para o armazém.

Pronto está explicado o problema com que me deparo no momento, quantos electrodos?, vertical ou horizontal? em triangulo, pata de ganso ou em serie?

Se ainda tiverem mais alguma sugestão para além das atrás postadas eu agradeço.
Boas
Ninguém aqui poderá dizer concretamente a quantidade exata de eletrodos a aplicar na execução dessa terra, tudo depende muito do tipo de terreno que se vai encontrar, pois com um unico eletrodo podes obter 20 Ohms, como tambem podes obter 200 Ohms.
No entanto se medires com um multimetro entre fase e terra, os valores devem estar proximos dos 230V.
Será que o gerador está a mandar para a instalação 230V?
Cpts.
Energy
Espiga
Curioso
Curioso

Mensagem por Espiga »

Boas.

Sim, está.
Já medi À saida e nas tomadas e dá 230 +\- .

Quer dizer que se eu tiver os 230V entre a fase e a terra, a coisa está bem????
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Por mim ligava à estrutura do armazém que deve ter vigas e espetava electrodos de terra, até ter menos de 3 V entre neutro e terra. De preferência num terreno que apanhasse chuva.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

e o neutro do geredor, está ligado a uma terra?

ohmico
Espiga
Curioso
Curioso

Mensagem por Espiga »

Boas.

Não, o neutro sai directamente do gerador para uma especie de quadro que nem diferencial tem.
Agora pergunto, Ajuda fazer uma ligação do neutro à terra???
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "Espiga"

Dou-te um conselho, arranja um técnico de electricidade, porque pode acontecer qualquer dia teres a informática a deitar fumo.

Qual a zona em que estás?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas "Espiga"

Dou-te um conselho, arranja um técnico de electricidade, porque pode acontecer qualquer dia teres a informática a deitar fumo.

Qual a zona em que estás?

Cump.
Mário
Boas
O "Espiga" está em Angola, daí essa salganhada de instalação.
Será que não hesiste por perto um colega que lhe impreste um aparelho para medir a terra do armazém, pois fazer enchidos sem ter os ingredientes é dificil.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”