Ajuda em rede terras
Ajuda em rede terras
Boa tarde a todos.
Preciso de ajuda para fazer uma rede de terras para o esquema en anexo:
É um armazem antigo com a cablagem toda à vista e sem qualquer tipo de terra, pretendo refazer tudo de novo mas estou com duvidas acerca de como fazer a terra para o mesmo.
A unica alimentação que existe é um gerador trifásico.
Armazém:
É um armazem antigo com a cablagem toda à vista e sem qualquer tipo de terra, pretendo refazer tudo de novo mas estou com duvidas acerca de como fazer a terra para o mesmo.
Armazém:
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Re: Ajuda em rede terras
Boa tarde;
Para fazeres isso tens de saber que tipo de terreno existe e depois fazes a contas para saberes quantas varretas de terra precisas. Depois passa um condutor de terra desde as varretas ate ao quadro eletrico.
Nota: Isto foi uma explicação muito simples e resumida
Para fazeres isso tens de saber que tipo de terreno existe e depois fazes a contas para saberes quantas varretas de terra precisas. Depois passa um condutor de terra desde as varretas ate ao quadro eletrico.
Nota: Isto foi uma explicação muito simples e resumida
Cumprimentos
Rocha
Rocha
Boas.
Onde posso saber quais os tipos de terreno que correspondem a X varetas?
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
BoasEspiga Escreveu:Boas.
Aqui fica uma ligação com informação
http://www.qenergia.pt/179/redes-de-ter ... o-solo.htm
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
Obrigado pela info, fiquei esclarecido.
Só mais uma coisa, como é que se consegue medir a terra sem ter que gastar um balurdio num medidor de terras.
Só mais uma coisa, como é que se consegue medir a terra sem ter que gastar um balurdio num medidor de terras.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Espiga Escreveu:Obrigado pela info, fiquei esclarecido.
Boas
No ponto 5 está descrito o principio da medição de terras, se conseguir aplica-lo....
http://dc199.4shared.com/doc/Nc9AowQG/preview.html
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Espiga Escreveu:Boa tarde a todos.
Armazém:
Boas
Pode fazer uma terra geral, com uso de eletrodos ou chapas cobreadas, e depois interliga com condutor V/A 16mm minimo até à caixa medidora de terras e depois liga da caixa ao Q.Geral.
Convém ter aparelho para medir o valor da terra, e se necessário adicionar mais eletrodos ou chapas cobreadas.
Em função dos valores de terra conseguidos, definirá a proteção ID no Q.E
Cpts.
Energy
Energy
Boa tarde.
Agradeço desde já todos os post´s.
A grande questão aqui é que me encontro em Angola e os recursos são fracos, a acrescentar a isto sou só um curioso no assunto (mas sei mais umas coisas que os ditos electricistas que por cá andam).
Tenho uma instalação extremamente rudimentar e perigosa onde está ligado material informático (4 pc´s um servidor e uma impressora), o problema começou quando o servidor deixou de arrancar mas em casa ou noutra instalação arrancava em pleno, fui averiguar e descobri que as fontes desse dito servidor se recusão a trabalhar em instalações "Angolanas" sem terra, vai dai disse ao dono do armazém que a instalação tinha que ter terra. Dias depois ele contacta-me a dizer que já há terra, quanfo lá cheguei estava um eletrodo meio espetado no chão com um fio 2,5 mm a ligar ao terminal terra do gerador e dai a ligar directamente À terra das tomadas, mesmo assim experimentei ligar o servidor e nada. Li que se podia medir a terra vendo o diferencial entre terra e neutro e que este não poderia exceder os 3V e de facto em casa tenho 2,3V mas nesse dito cliente anda a rondar os 37V. Posto isto decidi Refazer eu toda a instalação do cliente. Tudo corre bem até À parte em que tenho que projectar uma rede de terras para o armazém.
Pronto está explicado o problema com que me deparo no momento, quantos electrodos?, vertical ou horizontal? em triangulo, pata de ganso ou em serie?
Se ainda tiverem mais alguma sugestão para além das atrás postadas eu agradeço.
A grande questão aqui é que me encontro em Angola e os recursos são fracos, a acrescentar a isto sou só um curioso no assunto (mas sei mais umas coisas que os ditos electricistas que por cá andam).
Tenho uma instalação extremamente rudimentar e perigosa onde está ligado material informático (4 pc´s um servidor e uma impressora), o problema começou quando o servidor deixou de arrancar mas em casa ou noutra instalação arrancava em pleno, fui averiguar e descobri que as fontes desse dito servidor se recusão a trabalhar em instalações "Angolanas" sem terra, vai dai disse ao dono do armazém que a instalação tinha que ter terra. Dias depois ele contacta-me a dizer que já há terra, quanfo lá cheguei estava um eletrodo meio espetado no chão com um fio 2,5 mm a ligar ao terminal terra do gerador e dai a ligar directamente À terra das tomadas, mesmo assim experimentei ligar o servidor e nada. Li que se podia medir a terra vendo o diferencial entre terra e neutro e que este não poderia exceder os 3V e de facto em casa tenho 2,3V mas nesse dito cliente anda a rondar os 37V. Posto isto decidi Refazer eu toda a instalação do cliente. Tudo corre bem até À parte em que tenho que projectar uma rede de terras para o armazém.
Pronto está explicado o problema com que me deparo no momento, quantos electrodos?, vertical ou horizontal? em triangulo, pata de ganso ou em serie?
-
- Team Apoio
BoasEspiga Escreveu:Boa tarde.
Ninguém aqui poderá dizer concretamente a quantidade exata de eletrodos a aplicar na execução dessa terra, tudo depende muito do tipo de terreno que se vai encontrar, pois com um unico eletrodo podes obter 20 Ohms, como tambem podes obter 200 Ohms.
No entanto se medires com um multimetro entre fase e terra, os valores devem estar proximos dos 230V.
Será que o gerador está a mandar para a instalação 230V?
Cpts.
Energy
Energy
Boas.
Sim, está.
Já medi À saida e nas tomadas e dá 230 +\- .
Quer dizer que se eu tiver os 230V entre a fase e a terra, a coisa está bem????
Sim, está.
Já medi À saida e nas tomadas e dá 230 +\- .
Quer dizer que se eu tiver os 230V entre a fase e a terra, a coisa está bem????
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva!
Por mim ligava à estrutura do armazém que deve ter vigas e espetava electrodos de terra, até ter menos de 3 V entre neutro e terra. De preferência num terreno que apanhasse chuva.
Cumps,
Bruno
Por mim ligava à estrutura do armazém que deve ter vigas e espetava electrodos de terra, até ter menos de 3 V entre neutro e terra. De preferência num terreno que apanhasse chuva.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Boas.
Não, o neutro sai directamente do gerador para uma especie de quadro que nem diferencial tem.
Agora pergunto, Ajuda fazer uma ligação do neutro à terra???
Não, o neutro sai directamente do gerador para uma especie de quadro que nem diferencial tem.
Agora pergunto, Ajuda fazer uma ligação do neutro à terra???
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "Espiga"
Dou-te um conselho, arranja um técnico de electricidade, porque pode acontecer qualquer dia teres a informática a deitar fumo.
Qual a zona em que estás?
Cump.
Mário
Dou-te um conselho, arranja um técnico de electricidade, porque pode acontecer qualquer dia teres a informática a deitar fumo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
BoasMário Escreveu:Boas "Espiga"
Cump.
Mário
O "Espiga" está em Angola, daí essa salganhada de instalação.
Será que não hesiste por perto um colega que lhe impreste um aparelho para medir a terra do armazém, pois fazer enchidos sem ter os ingredientes é dificil.
Cpts.
Energy
Energy