Comprimentos dos cabos ITED
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
Comprimentos dos cabos ITED
Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Comprimentos dos cabos ITED
BoasNelson Pinho Escreveu:Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
Se não estou em erro, as distancias maximas entre caixas são:
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
Cpts.
Energy
Energy
Mas 2 curvas tem sempre certo? Imagina a curva a descer/subir do bastidor e depois a curva a subir/descer para a TT certo?ENERGY Escreveu:BoasNelson Pinho Escreveu:Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
-
- Team Apoio
ngp Escreveu:Mas 2 curvas tem sempre certo? Imagina a curva a descer/subir do bastidor e depois a curva a subir/descer para a TT certo?ENERGY Escreveu:BoasNelson Pinho Escreveu:Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
Boas
Num bastidor de chão para uma ou mais tomadas poderá não haver necessidade de curvas, se a parede for direita, e as tomadas ficarem nessa parede, nas outras situações, terá uma ou mais curvas.
Se os cabos forem instalados com recurso a caixas de pavimento, eventualmente só haverá 1 curva.
Cpts.
Energy
Energy
Está certo! Eu sinceramente sempre fiz uma interpretação da lei em que não contava essas duas curvas, contava sempre só se houvesse a mais que essas... Porque num edifício por exemplo que tenha calhar no tecto, é impossível só essas duas curvas...
-
- Velha Guarda
Percebi!Desculpem a minha ignorância, mas essas caixas intermédias que se têm de colocar em grandes distâncias o que contêm no seu interior?
-
- Team Apoio
BoasNelson Pinho Escreveu:Percebi!Desculpem a minha ignorância, mas essas caixas intermédias que se têm de colocar em grandes distâncias o que contêm no seu interior?
Como já foi dito, essas caixas são de passagem, e servem para facilitar os enfiamentos de cabos.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
É exatamente essa a interpretação que deve ter. Essas duas curvas não contam porque senão teriamos de andar a espalhar caixas de passagem pelos edifícios até em pequenas distâncias.ngp Escreveu:Está certo! Eu sinceramente sempre fiz uma interpretação da lei em que não contava essas duas curvas, contava sempre só se houvesse a mais que essas... Porque num edifício por exemplo que tenha calhar no tecto, é impossível só essas duas curvas...
Em vez das caixas de passagem pode-se também aumentar o diâmetro do tubo, por exemplo se numa situação precisa de um tubo de 25mm mas a distância é superior ao permitido aumenta a secção do tubo para 32mm.
Do Manual ITED 2.ª Edição:
As regras básicas do projecto ITED são as seguintes:
a) É recomendado que o traçado das tubagens seja predominantemente recto e os percursos efectuados, preferencialmente, na horizontal e na vertical;
b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo consecutivos poderá intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com recurso ao aumento de diâmetro do tubo utilizado;
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva diminuirá o comprimento máximo do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se garanta a correcta manobra e enfiamento de cabos;
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas,
Pág. 108
"b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo consecutivos poderá
intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com
recurso ao aumento de diâmetro do tubo utilizado;
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva diminuirá o comprimento máximo
do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se
garanta a correcta manobra e enfiamento de cabos;"
edit: 23:26h p.s Parece que eu e o joaoosvaldo estávamos sincronizados!!
Pág. 108
"b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo consecutivos poderá
intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com
recurso ao aumento de diâmetro do tubo utilizado;
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva diminuirá o comprimento máximo
do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se
garanta a correcta manobra e enfiamento de cabos;"
edit: 23:26h p.s Parece que eu e o joaoosvaldo estávamos sincronizados!!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, em caminhos de cabos(esteiras), por motivos óbvios não são necessárias caixas de passagem!Nelson Pinho Escreveu:Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
Caixas de passagem são para quando temos tubos, se tivermos calhas técnicas também não leva caixas de passagem!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Até é aconselhável numerar os cabos de x em x metros para se depois for necessário manutenção..Varejo Escreveu:Boas, em caminhos de cabos(esteiras), por motivos óbvios não são necessárias caixas de passagem!Nelson Pinho Escreveu:Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
Caixas de passagem são para quando temos tubos, se tivermos calhas técnicas também não leva caixas de passagem!
Já me mostraram sítios em que colocam caixas de passagem nas esteiras, mas acho absurdo isso...
- Varejo
- Team Apoio
Boas, só se os cabos tiverem enfiados dentro de tubos em cima da esteira, porque se os cabos estão à vista, as caixas de passagem fazem o quê lá? nada!
-
- Velha Guarda
Mas eu tenho dado uma vista de olhos em um projecto que tem dois bastidores (tem mais de 2000m2) mas está cheia de caixas C2 espalhadas... Qual a finalidade disso? Então não servem para nada certo?