Comprimentos dos cabos ITED

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Has thanked: 5 times

Comprimentos dos cabos ITED

Mensagem por Nelson Pinho »

Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Comprimentos dos cabos ITED

Mensagem por ENERGY »

Nelson Pinho Escreveu:Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
Boas
Se não estou em erro, as distancias maximas entre caixas são:
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Mensagem por ngp »

ENERGY Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:Amigos.... Em uma instalação que esteja equipada com bastidor, o comprimentos entre o bastidor e as TT tem de ser 12 metros? Não pode ser maior sem ter de levar uma caixa de passagem a meio?
Boas
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
Mas 2 curvas tem sempre certo? Imagina a curva a descer/subir do bastidor e depois a curva a subir/descer para a TT certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

ngp Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Boas
Sem curvas 12 Mts
Com 1 curva 10 Mts
Com 2 curvas 8 Mts.
Mas 2 curvas tem sempre certo? Imagina a curva a descer/subir do bastidor e depois a curva a subir/descer para a TT certo?

Boas
Num bastidor de chão para uma ou mais tomadas poderá não haver necessidade de curvas, se a parede for direita, e as tomadas ficarem nessa parede, nas outras situações, terá uma ou mais curvas.
Se os cabos forem instalados com recurso a caixas de pavimento, eventualmente só haverá 1 curva.
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Está certo! Eu sinceramente sempre fiz uma interpretação da lei em que não contava essas duas curvas, contava sempre só se houvesse a mais que essas... Porque num edifício por exemplo que tenha calhar no tecto, é impossível só essas duas curvas...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Percebi!Desculpem a minha ignorância, mas essas caixas intermédias que se têm de colocar em grandes distâncias o que contêm no seu interior?
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Nada. É só para passagem.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Nelson Pinho Escreveu:Percebi!Desculpem a minha ignorância, mas essas caixas intermédias que se têm de colocar em grandes distâncias o que contêm no seu interior?
Boas
Como já foi dito, essas caixas são de passagem, e servem para facilitar os enfiamentos de cabos.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Está certo! Eu sinceramente sempre fiz uma interpretação da lei em que não contava essas duas curvas, contava sempre só se houvesse a mais que essas... Porque num edifício por exemplo que tenha calhar no tecto, é impossível só essas duas curvas...
É exatamente essa a interpretação que deve ter. Essas duas curvas não contam porque senão teriamos de andar a espalhar caixas de passagem pelos edifícios até em pequenas distâncias.

Em vez das caixas de passagem pode-se também aumentar o diâmetro do tubo, por exemplo se numa situação precisa de um tubo de 25mm mas a distância é superior ao permitido aumenta a secção do tubo para 32mm.

Do Manual ITED 2.ª Edição:
As regras básicas do projecto ITED são as seguintes:
a) É recomendado que o traçado das tubagens seja predominantemente recto e os percursos efectuados, preferencialmente, na horizontal e na vertical;
b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo consecutivos poderá intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com recurso ao aumento de diâmetro do tubo utilizado;
c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva diminuirá o comprimento máximo do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se garanta a correcta manobra e enfiamento de cabos;
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas,

Pág. 108

"b) Um troço de tubo corresponde a um tubo com 12m de comprimento. Entre cada dois troços de tubo consecutivos poderá
intercalar-se uma caixa de passagem, salvo se se conseguir garantir a correcta instalação e passagem da cablagem, com
recurso ao aumento de diâmetro do tubo utilizado;

c) Admite-se, para cada troço de tubo, a execução de um máximo de 2 curvas. Cada curva diminuirá o comprimento máximo
do troço em 2 metros. As curvas junto às caixas de aparelhagem poderão não contar para o efeito anterior, desde que se
garanta a correcta manobra e enfiamento de cabos;"

edit: 23:26h p.s Parece que eu e o joaoosvaldo estávamos sincronizados!! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Nelson Pinho Escreveu:Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
Boas, em caminhos de cabos(esteiras), por motivos óbvios não são necessárias caixas de passagem!

Caixas de passagem são para quando temos tubos, se tivermos calhas técnicas também não leva caixas de passagem!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Varejo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:Mas então numa situação de de caminho de cabos também acham que devem existir estas caixas de passagem? Não é um pouco desnecessário?
Boas, em caminhos de cabos(esteiras), por motivos óbvios não são necessárias caixas de passagem!

Caixas de passagem são para quando temos tubos, se tivermos calhas técnicas também não leva caixas de passagem!
Até é aconselhável numerar os cabos de x em x metros para se depois for necessário manutenção..
Já me mostraram sítios em que colocam caixas de passagem nas esteiras, mas acho absurdo isso...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, só se os cabos tiverem enfiados dentro de tubos em cima da esteira, porque se os cabos estão à vista, as caixas de passagem fazem o quê lá? nada!
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mas eu tenho dado uma vista de olhos em um projecto que tem dois bastidores (tem mais de 2000m2) mas está cheia de caixas C2 espalhadas... Qual a finalidade disso? Então não servem para nada certo?
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”