Veículos elétricos com problemas nos contadores…de vendas

Responder
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Been thanked: 12 times

Veículos elétricos com problemas nos contadores…de vendas

Mensagem por projclvm »

A percentagem de carros elétricos nas estradas é ainda muito reduzida. A resposta passa pela redução do custo desta tecnologia, que permita ao consumidor rentabilizar o investimento

As vendas de veículos elétricos não irão aumentar até que os construtores baixem os preços e demonstrem os seus benefícios económicos para os consumidores. Esta é a grande conclusão de um estudo da J.D. Power and Associates. Quase dois anos depois dos fabricantes começarem a vender carros alimentados a baterias recarregáveis, este segmento representa, no que aos EUA diz respeito, uma faita muito reduzida das vendas automóveis.


A título de exemplo, a Nissan vendeu menos de 6800 unidades do Leaf até Outubro, caindo 16% relativamente ao mesmo período do ano passado. No caso da Honda, apenas 48 unidades do Fit foram rentabilizadas, enquanto o MiEV representou, para a Mitsubishi, menos de 500 vendas.

Em termos gerais, os números de vendas de carros com tecnologia elétrica - liderados pela família de modelos híbridos da Toyota - rondarão as 500 mil unidades, perfazendo cerca de 3,5% do total de vendas automóveis nos EUA.

Quem compra e quem quer comprar
44% dos utilizadores destes veículos alega a "amizade pelo ambiente" como o mais importante benefício que retira do seu carro, de acordo com este estudo.
Apesar disso, quem pensa em comprar um destes carros pensa primeiro "na poupança nos gastos com combustível" (45%) em detrimento das baixas emissões (11%).

O problema está, para a J.D. Power, na existência de uma "discrepância entre o custo real de um veículo elétrico e a poupança que os consumidores procuram obter". E concretiza: "Um veículo elétrico custará cerca de 10 mil doláres a mais que um veículo a gasolina com características semelhantes. Contabilizando a poupança anual em combustível, o utilizador demoraria em média 6 anos e meio até recuperar esse valor".

Sendo que boa parte dos consumidores se desfazem do carro antes disso, a resposta só pode estar, segundo a consultora, "na redução do preço destes veículos, que requer um salto tecnológico que permita reduzir o valor das baterias".
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Been thanked: 12 times

Re: Veículos elétricos com problemas nos contadores…de venda

Mensagem por projclvm »

Responder

Voltar para “Notícias”