Foi-me pedida a montagem de um Q.S.C para o condomínio,mas acontece que o prédio é muito antigo e não tem terras.
Duvidas
1º- É necessária a inspecção da certiel só para o Q.S.C.
2º-Tenho de meter terras no edifício todo ou só no do condomínio
3º-Posso montar o Q.S.C. e pedir apenas a E.D.P a inst do contador
Obrigatorio Terras ?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Obrigatorio Terras ?
Boasmota1977 Escreveu:Foi-me pedida a montagem de um Q.S.C para o condomínio,mas acontece que o prédio é muito antigo e não tem terras.
Duvidas
1º- É necessária a inspecção da certiel só para o Q.S.C.
2º-Tenho de meter terras no edifício todo ou só no do condomínio
3º-Posso montar o Q.S.C. e pedir apenas a E.D.P a inst do contador
Pode pedir inspeção apenas para Serviços Comuns, para isso necessita de ter essa instalação de acordo com as RTIEBT.
Deverá solicitar junto da EDP previamente a criação desse local de consumo (Q.S.C) preenchendo ficha eletrotécnica.
Se com a instalação do Q.S.C , a potência total do edificio ultrapassar os 50Kvas, vai necessitar de projeto, etc, etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Bem eu de acordo com esta situação a minha opinião é a seguinte! os serviços comuns fazem parte da coluna montante do edificio, que alem da coluna o ramal terá de estar de acordo com a potência instalada no prédio!
Os serviços comuns servem várias instalações de apoio ao prédio tal como luz da escada, campainhas, elevadores se existir e garagem ou arrecadações etc.
Nunca vi só executar a instalação de apoio como referi atrás sem a coluna montante estar de acordo com as normas em vigor.
Por consequencia todas as estalações da coluna do prédio são certificadas conjuntamente no acto pela Certiel e não só para os serviços comuns, e como disseram atrás se a potência a instalada no prédio for superior a 50KVA terá de levar projecto e como pelos vistos é prédio antigo o reforço de ramal tambem.
Que me desculpem se a minha medesta opinião é errada.
Cumprimentos.
Os serviços comuns servem várias instalações de apoio ao prédio tal como luz da escada, campainhas, elevadores se existir e garagem ou arrecadações etc.
Nunca vi só executar a instalação de apoio como referi atrás sem a coluna montante estar de acordo com as normas em vigor.
Por consequencia todas as estalações da coluna do prédio são certificadas conjuntamente no acto pela Certiel e não só para os serviços comuns, e como disseram atrás se a potência a instalada no prédio for superior a 50KVA terá de levar projecto e como pelos vistos é prédio antigo o reforço de ramal tambem.
Cumprimentos.
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Bem eu de acordo com esta situação a minha opinião é a seguinte! os serviços comuns fazem parte da coluna montante do edificio, que alem da coluna o ramal terá de estar de acordo com a potência instalada no prédio!
Cumprimentos.
A Certiel para ganhar mais uns cobres criou 2 certificações, uma para os Serviços Comuns, e outra para a Coluna Montante, são pedidos de certificação independentes.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Se é assim tudo bem! desconhecia essa viabilidade de certificação de duas instalações destintas de uma coluna! terei de deslocar-me á CERTIEL e certificar-me pessoalmente se isso é verdade, pois existe muitas colunas ou prédios que precisam do contador de serviços comuns e pelo preço da coluna montante no geral os senhorios não mandam fazer a mesma.
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Se é assim tudo bem! desconhecia essa viabilidade de certificação de duas instalações destintas de uma coluna! terei de deslocar-me á CERTIEL e certificar-me pessoalmente se isso é verdade, pois existe muitas colunas ou prédios que precisam do contador de serviços comuns e pelo preço da coluna montante no geral os senhorios não mandam fazer a mesma.
O tempo é dinheiro, portanto não o desperdisse, porque é verdade a situação das duas inspeções, Coluna Montante (Instalação Coletiva) e Serviços Comuns.
Cpts.
Energy
Energy
Tive um caso mais ou menos semelhante.
Foi necessario um novo ramal para uma loja num predio.
O ramal não tinha nada a ver com o resto, mas mesmo assim a certiel fez inspeção do quadro de coluna já existente e fez medição de terras.
Por isso, penso que se o quadro vai ser o mesmo predio, vão ver as terras do quadro de coluna.
Foi necessario um novo ramal para uma loja num predio.
O ramal não tinha nada a ver com o resto, mas mesmo assim a certiel fez inspeção do quadro de coluna já existente e fez medição de terras.
Por isso, penso que se o quadro vai ser o mesmo predio, vão ver as terras do quadro de coluna.