Quadro de Alvos

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Has thanked: 5 times

Quadro de Alvos

Mensagem por Nelson Pinho »

Boas! Tenho de projectar um quadro de alvos para um lar de idosos, em que tenha o botão de chamada junto à cama e no WC dos quartos, e que ao carregar liga uma luz de indicação junto à porta desse quarto e obviamente liga também no quadro de alvos. Alguém tem segustões sobre isto? Material, tipo de fio utilizado, etc?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Quadro de Alvos

Mensagem por ENERGY »

Nelson Pinho Escreveu:Boas! Tenho de projectar um quadro de alvos para um lar de idosos, em que tenha o botão de chamada junto à cama e no WC dos quartos, e que ao carregar liga uma luz de indicação junto à porta desse quarto e obviamente liga também no quadro de alvos. Alguém tem segustões sobre isto? Material, tipo de fio utilizado, etc?
Boas
Aqui fica um link, aonde pode visualizar esquemas
http://www.ermax.pt/pdf/Anexo%2055-esq.Q.A.pdf
Cpts.
Energy
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

ENERGY Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:Boas! Tenho de projectar um quadro de alvos para um lar de idosos, em que tenha o botão de chamada junto à cama e no WC dos quartos, e que ao carregar liga uma luz de indicação junto à porta desse quarto e obviamente liga também no quadro de alvos. Alguém tem segustões sobre isto? Material, tipo de fio utilizado, etc?
Boas
Aqui fica um link, aonde pode visualizar esquemas
http://www.ermax.pt/pdf/Anexo%2055-esq.Q.A.pdf
Já vi mas mesmo assim tenho dúvidas... Dá para ter dois quadros de alvos em compartimentos diferentes? Como funcionariam as ligações? Depois de ser activo o botão de chamada no quarto, como se faz para o desligar também no quarto?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Ver o seguinte tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... vos#p80648

Sim pode ter dois ou mais quadros de alvos em compartimentos diferentes mas as ligações dependem do equipamento (marca) que escolher e para tal sugiro que contacte com os fabricantes para tirar as dúvidas em relação às ligações e outras.

Quanto à eliminação do alarme deve (na minha opinião) ser realizada apenas no local da chamada, isto para obrigar a enfermeira, por exemplo, a se deslocar obrigatoriamente ao local.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:Ver o seguinte tópico:

Sim pode ter dois ou mais quadros de alvos em compartimentos diferentes mas as ligações dependem do equipamento (marca) que escolher e para tal sugiro que contacte com os fabricantes para tirar as dúvidas em relação às ligações e outras.

Quanto à eliminação do alarme deve (na minha opinião) ser realizada apenas no local da chamada, isto para obrigar a enfermeira, por exemplo, a se deslocar obrigatoriamente ao local.
Sim, a ideia é mesmo essa de ter de ser desligado no mesmo local onde foi ligado...
Mas o 2º quadro de alvos recebe a informação apenas do quadro de alvos principal ou tem de receber a informação de todos os locais de chamada também?
Existem algum tipo de sinalização luminosa para se colocar à porta dos quartos activados?
Esta ligação do local de chamada ao quadro de alvos é feita por fio de 1,5 mm2?
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Sim, a ideia é mesmo essa de ter de ser desligado no mesmo local onde foi ligado...
Mas o 2º quadro de alvos recebe a informação apenas do quadro de alvos principal ou tem de receber a informação de todos os locais de chamada também?
Existem algum tipo de sinalização luminosa para se colocar à porta dos quartos activados?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Nelson Pinho Escreveu:

Essas questões dependem do sistema (marca) que escolher. Tal como já tinha sugerido deve optar por um sistema tendo em conta as funcionalidades pretendidas e qualidade/preço do equipamento e depois tirar as dúvidas específicas do equipamento com o fabricante.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Não querendo fazer publicidade por qualquer interesse mas a ERMAX possui igualmente um sistema de chamdas com ecrã táctil LCD.
Envio em anexo a documentação que tenho mas para mais detalhe sugiro que entre em contacto com o apoio técnico da ERMAX.
ERMAX ERCAN.zip
(846.7 KiB) Transferido 143 vezes
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Mensagem por ngp »

Na sequência deste tópico tenho uma pergunta, duma dúvida que tive num projecto antigo...
O botão de desarme tem de ser colocado junto ao botão de chamada para se certificar que a enfermeira se deslocou ao local, mas como é que voçês costumar dispor os 2 botões?
Colocam o de desarme uns cm abaixo do botão de chamada? É que lado a lado uma pessoa incapacitada pode muito bem carregar nos 2 não? Não ficaria lá muito seguro certo?
E já agora, nos WC's dos quartos também colocam o botão de desarme?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

ngp Escreveu:Na sequência deste tópico tenho uma pergunta, duma dúvida que tive num projecto antigo...
O botão de desarme tem de ser colocado junto ao botão de chamada para se certificar que a enfermeira se deslocou ao local, mas como é que voçês costumar dispor os 2 botões?
Colocam o de desarme uns cm abaixo do botão de chamada? É que lado a lado uma pessoa incapacitada pode muito bem carregar nos 2 não? Não ficaria lá muito seguro certo?
E já agora, nos WC's dos quartos também colocam o botão de desarme?
Bom dia,

não querendo também fazer PUB como diz o colega amfys partilho da mesma opinião que ele, o sistema da ermax (o qual ja instalei num lar de idosos) é um sistema bastante fiavél e tendo em conta a relação qualidade/preço é uma boa opção.
na minha opinião o botão de reset deve ser colocado dentro do quarto junto da entrada do mesmo, quanto aos wc penso que o mesmo botão poderá fazer o reset para as duas situações( cama e wc).
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Ok! Por acaso o cliente na altura queria o desarme junto à cama também... Por isso tive de colocar o do WC a desligar na mesma junto à cama, penso que não há mal...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Já agora, estes quadros funcionam por baterias ou alimentação do Q.E.G por fio 1,5 mm2?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

Boa tarde,

deixo aqui um link com mais informações que devem complementar as já fornecidas pelo colega amfys

http://www.ermax.pt/quadros.html
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Nelson Pinho Escreveu:Já agora, estes quadros funcionam por baterias ou alimentação do Q.E.G por fio 1,5 mm2?
Boas
Os quadros de alvos são alimentados a partir do Q.E do piso aonde se encontram instalados.
Cpts.
Energy
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Alguém me sabe dizer qual a tensão de funcionamento do sistema?
Se alguém já instalou ou viu o funcionamento disto, poderiam indicar-me se depois da caixa de derivação junto à porta de um quarto apenas parte um fio 0,75mm2? E já agora, qual a altura aconselhada para colocar os botões de chamada?
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”