Segundario do transformador
-
- Curioso
- Registado: 26 jan 2008, 10:47
- Been thanked: 1 time
Segundario do transformador
Pessoal Tudo bem!
Tenho um transformador redutor com Primerio 220V e segundario 15V com saida central, ou seja o segundario saem 3 fios ,,medindo os dois laterais medem 15v e entre o central e cada fio lateral mede aproximado 7.5V
O problema è que eu preciso alimentar um circuito 12V 0.6VA alterrna,(não posso retificar )mas como o transformador è de 15V tenho que reduzir em 3V para colocar no circuito em questão,mas não consigo com uma resistencia
Algem me pode ajudar como fazer isto ? ou se realmente se pode?
Desde jà agradeço
Tenho um transformador redutor com Primerio 220V e segundario 15V com saida central, ou seja o segundario saem 3 fios ,,medindo os dois laterais medem 15v e entre o central e cada fio lateral mede aproximado 7.5V
O problema è que eu preciso alimentar um circuito 12V 0.6VA alterrna,(não posso retificar )mas como o transformador è de 15V tenho que reduzir em 3V para colocar no circuito em questão,mas não consigo com uma resistencia
Desde jà agradeço
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Segundario do transformador
Só desmontando o transformador e retirar alguns enrolamentos. No entanto esta operação não é recomendada.fiasgardone Escreveu:Pessoal Tudo bem!
Desde jà agradeço
Por isso a única solução possível é comprar um transformador. Não é assim tão caro.
-
- Curioso
- Registado: 26 jan 2008, 10:47
- Been thanked: 1 time
Obrigado nelmindo pelo esclarecimento!!nelmindo Escreveu: Só desmontando o transformador e retirar alguns enrolamentos. No entanto esta operação não é recomendada.
Por isso a única solução possível é comprar um transformador. Não é assim tão caro.
Bem ,eu jà duvidava disso,e claro podia haver algum truque por mim desconhecido e por isso passei por cà para realmente ver se havia alguma solução possivel.
Sem duvida que vou comprar um novo,não era por uma questão economica ,mas sim por a quantidade que tenha aqui de transformadores que por vezes tiro de aparelho e que ainda se encontram em bom estado!
Dudida esclarecida! atè a proxima!
Um grande Abraço
- nonuke
- Curioso
- Registado: 01 mar 2012, 11:14
- Has thanked: 1 time
Aqui está um exemplo em como fazer uma divisão de tensão em DC e em AC.
Ao comprar os equipamentos, tem que ter em atenção o consumo.
Obrigado Google !
http://www.aikenamps.com/VoltageDividerRule.htm
Obrigado Google !
- nelmindo
- Team Apoio
O divisor de tensão apenas é util em instrumentação, para reduzir valores de tensão das leituras.nonuke Escreveu:Aqui está um exemplo em como fazer uma divisão de tensão em DC e em AC.
Obrigado Google !
Para alimentação de equipamentos não é recomendado.
1º devido ao facto de terem consumos variáveis, logo as tensões que aparecem são variáveis, provocando problemas no funcionamento.
2º é um método anti-económico, já que liberta muito calor nas resistências.
Este método é muito utilizado por exemplo em LEDs. Mas experimente ligar um LED a 24V e verifica que a resistência aquece muito. E um led é conotado como um consumidor poupado...
- nonuke
- Curioso
- Registado: 01 mar 2012, 11:14
- Has thanked: 1 time
Um circuito 12V 0.6VA (0,05Amp) é um consumo elevado ?
Não estou a ver um divisor de tensão para este equipamento a libertar muito calor (0,6VA) e a ser anti-económico.
Não estou a ver um divisor de tensão para este equipamento a libertar muito calor (0,6VA) e a ser anti-económico.
Já agora exemplos práticos de ambas as partes que justifiquem algumas opiniões opostas .
Cps.
- nelmindo
- Team Apoio
Como o colega não se alongou no tipo de recetor, não vou defender o meu ponto de vista, sem mais dados.
Mas é um desafio interessante, não haja dúvida.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Não me parece haver necessidade de exemplificar este tipo de situação, pois do ponto de vista teórico está mais do que estudado.
Sem um estágio intermédio a separar o divisor da carga, o comportamento do circuito não vai ser o desejado.
Em electrónica, é muito vulgar haver "drivers" que desempenham a função mencionada, ou seja, alimentar a carga separando a carga da parte de controlo, que não tem a capacidade de alimentar essa mesma carga.
Não me parece haver necessidade de exemplificar este tipo de situação, pois do ponto de vista teórico está mais do que estudado.
Sem um estágio intermédio a separar o divisor da carga, o comportamento do circuito não vai ser o desejado.
Em electrónica, é muito vulgar haver "drivers" que desempenham a função mencionada, ou seja, alimentar a carga separando a carga da parte de controlo, que não tem a capacidade de alimentar essa mesma carga.
Estou de acordo que sem mais dados de quem postou a questão não vale a pena debruçar sobre o assunto.nelmindo Escreveu:Como o colega não se alongou no tipo de recetor, não vou defender o meu ponto de vista, sem mais dados.
Não vale a pena avançar para exemplos de circuitos electrónicos mais sofisticados, visto que quem apresentou inicialmente a questão em apreço não mencionourainbow Escreveu:Boa noite.
para que se destinava o circuito, não deixando de ser pouco usual referir que necessita de alimentar um circuito de 12Vac 0.6 VA quando seria mais correcto dizer 12 Vac 0,05 A , e mencionar a potência do transformador.
Espero que o autor do tópico possa dar esses esclarecimentos .

Última edição por ruka em 10 nov 2012, 10:02, editado 1 vez no total.
Cps.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Provavelmente alimentar directamente com os 15V não será problema, pois a diferença é de apenas 3V.
Cumps,
Bruno
Provavelmente alimentar directamente com os 15V não será problema, pois a diferença é de apenas 3V.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bem observado a pequena diferença de tensão de apenas 3 Volts.
Como estou num mês especial dedico este exemplo de Divisor de tensão em carga ao Forum Electricidade.
Como estou num mês especial dedico este exemplo de Divisor de tensão em carga ao Forum Electricidade.
- Anexos
-
- Divisor-Tensão.bmp
- (1.87 MiB) Transferido 51 vezes
Cps.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
E como é que você sabe que a carga tem 240 Ohms e consome 50 mA ?
E se a carga, por algum motivo e em determinado instante, consumir 10 mA? ou 100 mA?
E se a carga, por algum motivo e em determinado instante, consumir 10 mA? ou 100 mA?
Boa Noite.fiasgardone Escreveu:Pessoal Tudo bem!
Desde jà agradeço
Intensidade na carga
Formula da Potência Elétrica
I=P/U
I=0,6/12
I=0,05A
Resistência da carga
Lei de ohm
R=U/I
R=12/0.05
R=240R
Em relação á primeira pergunta já está respondido.rainbow Escreveu:Boa tarde.
Em relação á segunda questão, no problema em debate a intensidade máxima pedida é de 50mA, e foi para esse valor que o divisor de tensão foi calculado.
Quanto ao comportamento para 10mA , tém todas as formulas de cálculo no exemplo dado, é só fazer as contas.
Também estou curioso por saber o resultado?
Cps.