Boa tarde.
Gostaria de saber porque se usam transformadores de 220v para aparelhos que requerem 15v? (exemplo: um laptop)
Meus conhecimentos de electricidade são os mais basicos possiveis, esta pergunta surge de um amigo meu que afirma que este facto só acontece para as empresas energéticas lucrarem mais dinheiro com os consumidores. Como me custa acreditar nisso, gostaria de uma explicação profissional, simples e compreensivel.
Agradeço as vossas respostas.
Mauro Cabidela
Transformadores de 220/110v para aparelhos de 15v ?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 nov 2012, 16:06
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Transformadores de 220/110v para aparelhos de 15v ?
Nunca ouvi coisa tão ridicula, essa de haver um compaderio relativamente às empresas energéticas.Mauro Cabidela Escreveu:Boa tarde.
Gostaria de saber porque se usam transformadores de 220v para aparelhos que requerem 15v? (exemplo: um laptop)
Meus conhecimentos de electricidade são os mais basicos possiveis, esta pergunta surge de um amigo meu que afirma que este facto só acontece para as empresas energéticas lucrarem mais dinheiro com os consumidores. Como me custa acreditar nisso, gostaria de uma explicação profissional, simples e compreensivel.
Agradeço as vossas respostas.
Mauro Cabidela
A razão da baixo valor de tensão, tem a haver como a relação compromisso, entre os equipamentos eletrónicos existententes internamente e as perdas ocasionadas pela energia a passar nos condutores.
Não pode ser tão alta, porque os componentes electrónicos "ardiam". Por outro lado a electrónica a este nivel avançado, precisa para funcionar de valores baixos, sob pena de não poder fazer "comutações" rápidas. Quando mais alta a tensão, mais tempo leva para se obter um nivel lógico 1.
Por outro lado ainda, não pode ser tão baixa, já que as exigências energéticas obrigariam a ter condutores grossos, para evitar flutuações, nos diversos consumidores. Não deve ser dificil criar um computador que funcione totalmente a 5 ou até mesmo 3.3V!!! Mas alimentar 30W ou até mesmo às vezes 40W uma placa gráfica a 3,3V, deve ser obra, em termos de cobre gasto a criar pistas. Já nem devem ser pistas, mas sim barras de cobre... E não sei se sabe, calor já não falta num computador, imagine agora a gerar mais nos "cobres". Aí sim, é que é dar dinheiro às empresas energéticas, porque o calor tem que vir de algum lado.