Projectos de Licenciamento de Instalações Eléctricas

Responder
1080408
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 out 2012, 20:45

Projectos de Licenciamento de Instalações Eléctricas

Mensagem por 1080408 »

Viva,

Em 2010/2011 terminei licenciatura Engenharia Electrotecnia/Electrónica (Sistemas Eléctricos de Energia) no ISEP.
Uma das cadeiras que mais interesse me despertou foi PIEL (Projecto de Instalações Eléctricas).

Na referida cadeira (PIEL, no 3º ano) fiz um trabalho que varreu todas as questões envolvidas, como: realização dos desenhos em CAD, memória descritiva, ficha electrotécnica, dimensionamento dos condutores, dispositivos de protecção, etc.

Neste momento, gostaria de saber quais os passos que devo dar para poder iniciar uma carreira profissional nesse âmbito, isto é, efectuar projectos de licenciamento de instalações eléctricas.
A isto, junta-se o facto de não conhecer ninguém na área (não é um ramo de família, de todo...) e por isso não saber a quem, ou onde, me posso dirigir para angariar o meu primeiro projecto.

Portanto, solicito a v/ ajuda para tentar obter os esclarecimentos necessários.

Obrigado,

Cumprimentos.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Projectos de Licenciamento de Instalações Eléctricas

Mensagem por joaoosvaldo »

O ideal é tentar arranjar trabalho num gabinete de projetos.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Concordo com o joaoosvaldo.

Recém licenciados que se iniciam na vida profissional por conta própria além de, regra geral, fazerem projectos que não valem nada, não sabem fazer orçamentos e depois além de perderem dinheiro corroem o mercado para empresas sérias.

Sei que há excepções mas infelizmente são poucas.
1080408
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 out 2012, 20:45

Mensagem por 1080408 »

Viva,

No que diz respeito a gabinetes de projectos, na área do Porto, sabem-me indicar alguns?

Cumpts.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

amfys Escreveu:Concordo com o joaoosvaldo.

Recém licenciados que se iniciam na vida profissional por conta própria além de, regra geral, fazerem projectos que não valem nada, não sabem fazer orçamentos e depois além de perderem dinheiro corroem o mercado para empresas sérias.

Sei que há excepções mas infelizmente são poucas.
Este comentário da me vontade de rir.... Em duas linhas colocou em causa uma universidade, um curso, uma cadeira do respectivo curso (assim como quem lecciona a aula) e o próprio colega 1080408 (não terá ele capacidade de aprendizagem, de consulta, pesquisa e procurando ajuda aqui neste forum que tanta gente tem ajudado)... enfim!!!!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Qual foi a parte de:
amfys Escreveu:Sei que há excepções mas infelizmente são poucas.
que o excelentíssimo não percebeu? Da próxima escrevo mais devagar.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Pois... esqueceu-se foi de salientar o "(...) regra geral, fazerem projectos que não valem nada, não sabem fazer orçamentos(...)".

e que eu saiba escrevi "(...) Em duas linhas colocou em causa(...)" duas linhas não três.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Boas eng_jersilva,

Como projectista com alguns anos nesta área lhe posso garantir que não há nenhuma universidade que o prepare para vir para o mercado de projectos eléctricos e de telecomunicações de forma autónoma, sem nunca ter passado por um gabinete como estagiário ou como funcionário para aprender. Existem 2 grandes motivos que sustentam esta minha afirmação.

Ponto 1: não se aprende na universidade a orçamentar um projecto! Portanto, como diz bem o colega amfys, o mais certo é darem preços demasiados baixos enquanto aprendem que dão cabo do mercado (ainda mais do que já está). E não é aqui no forum que vai encontrar muita ajuda relativamente a este tópico.

Ponto 2: por muito que saibam dimensionar uma instalação e preparar um processo completo. O que fazer depois? Outra das questões que ninguém ensina de forma clara nas universidades. Até porque não há forma clara de o fazer... É apalpar terreno, quando não se sabe, e gastar dinheiro a telefonar de um lado para o outro.

Ainda assim, já estou a partir do princípio que o recém-licenciado saiba preparar um processo completo para qualquer tipo de instalação. Pois na universidade, não há tempo para exemplificar todos os tipos de instalações. É verdade que sempre se aprende com os relatórios de erros das entidades certificadoras, mas às vezes as pessoas esquecem que elas não existem para nos ensinar o regulamento, mas sim para corrigir lapsos que nos possam ter ocorrido.

Concordo plenamente, aliás acho que deveria ser obrigatório, principalmente para quem quer se tornar projectista, um estágio num gabinete, antes de ter acesso às declarações da respectiva Ordem.

Cumprimentos!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

eng_jersilva Escreveu:Pois... esqueceu-se foi de salientar o "(...) regra geral, fazerem projectos que não valem nada, não sabem fazer orçamentos(...)".

e que eu saiba escrevi "(...) Em duas linhas colocou em causa(...)" duas linhas não três.
Uma opinião sobre um comentário deve ter em conta a totalidade do mesmo e não apenas a parte que nos interessa criticar.
Enfim. Como de produtivo esta discussão não tem nada, principalmente porque não ajuda o autor, dou por finalizada a minha intervenção no tópico.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Duarte82 Escreveu:Boas eng_jersilva,

Como projectista com alguns anos nesta área lhe posso garantir que não há nenhuma universidade que o prepare para vir para o mercado de projectos eléctricos e de telecomunicações de forma autónoma, sem nunca ter passado por um gabinete como estagiário ou como funcionário para aprender. Existem 2 grandes motivos que sustentam esta minha afirmação.

Como projectista e instalador com alguns anos nesta área nunca afirmei que uma universidade prepara um estudante para trabalhar no inicio de carreira de forma autónoma, por isso parece que estamos de acordo neste ponto.

Ponto 1: não se aprende na universidade a orçamentar um projecto! Portanto, como diz bem o colega amfys, o mais certo é darem preços demasiados baixos enquanto aprendem que dão cabo do mercado (ainda mais do que já está). E não é aqui no forum que vai encontrar muita ajuda relativamente a este tópico.

Eu enquanto estudante aprendi a elaborar mapa de medições e a orçamentar (de uma forma não perfeita eu sei mas nos gabinetes também se cometem erros) sabendo sempre que teria que existir um estudo prévio de mercado que pode variar devido a muitos factores.
Quanto a ajuda no fórum não concordo minimamente consigo, aqui existe muita ajuda disponível (falo por mim) assim se saiba pedir e pesquisar por essa ajuda.

Ponto 2: por muito que saibam dimensionar uma instalação e preparar um processo completo. O que fazer depois? Outra das questões que ninguém ensina de forma clara nas universidades. Até porque não há forma clara de o fazer... É apalpar terreno, quando não se sabe, e gastar dinheiro a telefonar de um lado para o outro.

" É apalpar terreno, quando não se sabe, e gastar dinheiro a telefonar de um lado para o outro." essa é uma das formas para se aprender na vida real, lógico que se existir alguém que nos diga tudo tanto melhor… mas não é essa a realidade para muita gente.

Ainda assim, já estou a partir do princípio que o recém-licenciado saiba preparar um processo completo para qualquer tipo de instalação. Pois na universidade, não há tempo para exemplificar todos os tipos de instalações. É verdade que sempre se aprende com os relatórios de erros das entidades certificadoras, mas às vezes as pessoas esquecem que elas não existem para nos ensinar o regulamento, mas sim para corrigir lapsos que nos possam ter ocorrido. estou de acordo com o colega,nunca disse que se aprende tudo apenas não concordo com “regra geral, fazerem projectos que não valem nada”

Concordo plenamente, aliás acho que deveria ser obrigatório, principalmente para quem quer se tornar projectista, um estágio num gabinete, antes de ter acesso às declarações da respectiva Ordem. idealmente deveria ser assim como o colega diz, mas não há oportunidades para todos ainda mais num mercado que já se encontra estagnado, mais... nos gabinetes também se cometem erros e dos graves! e digo mais.... ja que estamos a falar no que poderia ser o ideal... 1 estagio junto de um instalador(aprende-se tanto junto destes "senhores", mas muita gente não tem ideia disso) e depois sim estagio num gabinete, ai acredito que parte dos erros desapareciam... mas isto era idealmente

Cumprimentos!
Em suma e para acabar, a minha intervenção neste tópico apenas foi no sentido de não achar correcto colocar-se em causa a qualidade de pessoas e instituições de uma forma tão agressiva e abrangente como aqui foi dita (embora aceite a opinião do colega amfys não tenho que concordar com ele) .
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

A vida é feita de constante aprendizagem. Desengane-se quem pensa que num curso superior de engenharia se aprendeu tudo. É necessária uma atualização contínua. É preciso ir ao terreno ter noção das coisas e das dificuldades aí sentidas para que depois no gabinete se projete com nexo. Mas com costumo dizer um projeto não é só o Projeto elétrico, pelo que se devem juntar os intervenientes para que se possam encontrar as melhores soluções, beneficiando o trabalho de todos e a qualidade do serviço prestado.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”