Segundario do transformador

fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Been thanked: 1 time

Segundario do transformador

Mensagem por fiasgardone »

Pessoal Tudo bem!

Tenho um transformador redutor com Primerio 220V e segundario 15V com saida central, ou seja o segundario saem 3 fios ,,medindo os dois laterais medem 15v e entre o central e cada fio lateral mede aproximado 7.5V

O problema è que eu preciso alimentar um circuito 12V 0.6VA alterrna,(não posso retificar )mas como o transformador è de 15V tenho que reduzir em 3V para colocar no circuito em questão,mas não consigo com uma resistencia
Algem me pode ajudar como fazer isto ? ou se realmente se pode?

Desde jà agradeço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Segundario do transformador

Mensagem por nelmindo »

fiasgardone Escreveu:Pessoal Tudo bem!

Tenho um transformador redutor com Primerio 220V e segundario 15V com saida central, ou seja o segundario saem 3 fios ,,medindo os dois laterais medem 15v e entre o central e cada fio lateral mede aproximado 7.5V

O problema è que eu preciso alimentar um circuito 12V 0.6VA alterrna,(não posso retificar )mas como o transformador è de 15V tenho que reduzir em 3V para colocar no circuito em questão,mas não consigo com uma resistencia

Desde jà agradeço
Só desmontando o transformador e retirar alguns enrolamentos. No entanto esta operação não é recomendada.
Por isso a única solução possível é comprar um transformador. Não é assim tão caro.
fiasgardone
Curioso
Curioso
Registado: 26 jan 2008, 10:47
Been thanked: 1 time

Mensagem por fiasgardone »

nelmindo Escreveu: Só desmontando o transformador e retirar alguns enrolamentos. No entanto esta operação não é recomendada.
Por isso a única solução possível é comprar um transformador. Não é assim tão caro.
Obrigado nelmindo pelo esclarecimento!!

Bem ,eu jà duvidava disso,e claro podia haver algum truque por mim desconhecido e por isso passei por cà para realmente ver se havia alguma solução possivel.

Sem duvida que vou comprar um novo,não era por uma questão economica ,mas sim por a quantidade que tenha aqui de transformadores que por vezes tiro de aparelho e que ainda se encontram em bom estado!

Dudida esclarecida! atè a proxima!

Um grande Abraço
nonuke
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Has thanked: 1 time

Mensagem por nonuke »

Aqui está um exemplo em como fazer uma divisão de tensão em DC e em AC.
Ao comprar os equipamentos, tem que ter em atenção o consumo.
Obrigado Google !
http://www.aikenamps.com/VoltageDividerRule.htm
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

nonuke Escreveu:Aqui está um exemplo em como fazer uma divisão de tensão em DC e em AC.
Ao comprar os equipamentos, tem que ter em atenção o consumo.
Obrigado Google !
http://www.aikenamps.com/VoltageDividerRule.htm
O divisor de tensão apenas é util em instrumentação, para reduzir valores de tensão das leituras.
Para alimentação de equipamentos não é recomendado.
1º devido ao facto de terem consumos variáveis, logo as tensões que aparecem são variáveis, provocando problemas no funcionamento.
2º é um método anti-económico, já que liberta muito calor nas resistências.

Este método é muito utilizado por exemplo em LEDs. Mas experimente ligar um LED a 24V e verifica que a resistência aquece muito. E um led é conotado como um consumidor poupado...
nonuke
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Has thanked: 1 time

Mensagem por nonuke »

Um circuito 12V 0.6VA (0,05Amp) é um consumo elevado ?
Não estou a ver um divisor de tensão para este equipamento a libertar muito calor (0,6VA) e a ser anti-económico.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O colega nelmindo tem razão, o divisor de tensão não é adequado para estas situações pelas razões já enumeradas.
ruka
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2012, 23:37

Mensagem por ruka »

Já agora exemplos práticos de ambas as partes que justifiquem algumas opiniões opostas .
Cps.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Como o colega não se alongou no tipo de recetor, não vou defender o meu ponto de vista, sem mais dados.
Mas é um desafio interessante, não haja dúvida.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Não me parece haver necessidade de exemplificar este tipo de situação, pois do ponto de vista teórico está mais do que estudado.
Sem um estágio intermédio a separar o divisor da carga, o comportamento do circuito não vai ser o desejado.
Em electrónica, é muito vulgar haver "drivers" que desempenham a função mencionada, ou seja, alimentar a carga separando a carga da parte de controlo, que não tem a capacidade de alimentar essa mesma carga.
ruka
Curioso
Curioso

Mensagem por ruka »

nelmindo Escreveu:Como o colega não se alongou no tipo de recetor, não vou defender o meu ponto de vista, sem mais dados.
Mas é um desafio interessante, não haja dúvida.
Estou de acordo que sem mais dados de quem postou a questão não vale a pena debruçar sobre o assunto.
rainbow Escreveu:Boa noite.

Não me parece haver necessidade de exemplificar este tipo de situação, pois do ponto de vista teórico está mais do que estudado.
Sem um estágio intermédio a separar o divisor da carga, o comportamento do circuito não vai ser o desejado.
Em electrónica, é muito vulgar haver "drivers" que desempenham a função mencionada, ou seja, alimentar a carga separando a carga da parte de controlo, que não tem a capacidade de alimentar essa mesma carga.
Não vale a pena avançar para exemplos de circuitos electrónicos mais sofisticados, visto que quem apresentou inicialmente a questão em apreço não mencionou
para que se destinava o circuito, não deixando de ser pouco usual referir que necessita de alimentar um circuito de 12Vac 0.6 VA quando seria mais correcto dizer 12 Vac 0,05 A , e mencionar a potência do transformador.

Espero que o autor do tópico possa dar esses esclarecimentos . :wink:
Última edição por ruka em 10 nov 2012, 10:02, editado 1 vez no total.
Cps.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Provavelmente alimentar directamente com os 15V não será problema, pois a diferença é de apenas 3V.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ruka
Curioso
Curioso

Mensagem por ruka »

Bem observado a pequena diferença de tensão de apenas 3 Volts.

Como estou num mês especial dedico este exemplo de Divisor de tensão em carga ao Forum Electricidade.
Anexos
Divisor-Tensão.bmp
(1.87 MiB) Transferido 51 vezes
Cps.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

E como é que você sabe que a carga tem 240 Ohms e consome 50 mA ?
E se a carga, por algum motivo e em determinado instante, consumir 10 mA? ou 100 mA?
ruka
Curioso
Curioso

Mensagem por ruka »

fiasgardone Escreveu:Pessoal Tudo bem!

Desde jà agradeço
Boa Noite.

Intensidade na carga

Formula da Potência Elétrica
I=P/U
I=0,6/12
I=0,05A

Resistência da carga

Lei de ohm
R=U/I
R=12/0.05
R=240R
rainbow Escreveu:Boa tarde.

E como é que você sabe que a carga tem 240 Ohms e consome 50 mA ?
E se a carga, por algum motivo e em determinado instante, consumir 10 mA? ou 100 mA?
Em relação á primeira pergunta já está respondido.
Em relação á segunda questão, no problema em debate a intensidade máxima pedida é de 50mA, e foi para esse valor que o divisor de tensão foi calculado.
Quanto ao comportamento para 10mA , tém todas as formulas de cálculo no exemplo dado, é só fazer as contas.
Também estou curioso por saber o resultado?
Cps.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”