Balão de pressão de furo.

lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Re: Balão de pressão de furo.

Mensagem por lrds »

oraora Escreveu: a areia dentro do furo tem solução limpeza do mesmo antes que entale a bomba então ai ela foi-se

Boas

E como se limpa um furo a 120 metros de profundidade?
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
lrds Escreveu:
oraora Escreveu: a areia dentro do furo tem solução limpeza do mesmo antes que entale a bomba então ai ela foi-se

Boas
E como se limpa um furo a 120 metros de profundidade?
Com ar comprimido

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Desculpem mas se é necessário meter ar no "balão" então tem membrana. Os " balões" sem membrana, se estiverem bem montados, isto é, com todos os acessórios, não necessitam que injectem ar.
No balão com membrana, esta deve ser cheia de ar até uma pressão algumas gramas acima da pressão minima do pressostato(~~100g), esta operação deve ser realizada com o autoclave sem água. Mas se essa pressão de ar for inferior o sistema tb trabalha. Quando essa pressão é mt baixa ou não existe, mal a bomba arranca o pressostato desliga logo, não tem amortecimento, isto tb é sintoma de membrana rota. Se tem que estar sempre a meter ar e a fuga não é pela válvula, troquem a membrana pq está furada.
Nos aotoclaves sem membrana existe uma válvula com boia que permite a saída do ar enquanto a água sobe até ao nível dessa boia. A partir daí a entrada da água começa a comprimir o ar. Durante o funcionamento algum ar vai saindo junto com a água, e se aquele não for reposto o depósito vai ficar mt cheio e teremos o mesmo problema que nos outros quando não têm ar ou a membrana está rota. Nestes sistemas sem membrana, deve existir, no topo do poço, (normalmente roscada por baixo da tampa do furo) uma válvula anti-retorno (válvula de retenção) para impedir o retorno da água. Um metro abaixo é montada uma valvula com ejector que, quando a bomba pára, esgote a água existente entre esta válvula e a valvula de retenção. Ficando um metro de tubo vazio. Quando a bomba arrancar, devido à pressão o ejector fecha e o ar vai para o balão e como é mais leve que a água fica no topo do depósito, quando for demasiada a quantidade de ar, lá esta a valvula de boia para o deixar sair. Se, por acaso ficar cheio de água, basta desligar a bomba, despejar o balão e reiniciar o processo.
Há quem, em lugar de usar ejector, para "economizar", faça um furinho no tubo. Tb funciona, mas enquanto a bomba trabalha tem sempre aquela fuga de água, não é sistema.

Desculpem ter tt texto

PS: No texto considerem, balão=depósito=autoclave :)

Cumprimentos a todos
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Nos furos, as bombas submersíveis, devem estar, no mínimo 5m acima do fundo. Se pensarem em tirar a areia com a bomba ela vai encravar.
Muitos empreiteiros desses furos não o encamizam até ao fundo isso faz com que o furo tenha mais areia em suspensão, as paredes ficam mais instáveis o por vezes bloqueiam a saída da bomba. Nestes casos, quando a bomba avaria, fica mais barato fazer outro furo mais ao lado do que limpar o mesmo com brocas próprias.
ricon-124
Curioso
Curioso
Registado: 03 jul 2009, 14:11

Mensagem por ricon-124 »

Olá DEUS AMIGO. Já lhe perguntaro se o balao é com ou sem membrana!.... Vc nao diz nada. Assim nada feito.

cmps :roll:
vpedroso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 out 2012, 20:37

Mensagem por vpedroso »

Viva, uma ajuda por favor.
Depois de reinstalar o balão de pressão (para alterar tubagens da rede) o pressostato ficou desregulado.
Situação: quando a bomba do furo trabalha, o pressostato dispara aos 4,2bar (máximo); com o consumo de água, o ponteiro vai descendo e quando chega aos 2,7bar ouve-se barulho de água dentro do balão, o ponteiro começa a descer rápidamente até aos 2,0bar e aí o pressostato dispara e a bomba começa a trabalhar de novo.
Com a electricidade desligada e o balão sem água a pressão (medida pelo manómetro do compressor) é de 2,0bar.
Alguém me explica o que é que se passa para a descida rápida de pressão dos 2,7 para os 2,0bar e o que é que se passa dentro de balão?
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

vpedroso Escreveu:Viva, uma ajuda por favor.
Depois de reinstalar o balão de pressão (para alterar tubagens da rede) o pressostato ficou desregulado.
Situação: quando a bomba do furo trabalha, o pressostato dispara aos 4,2bar (máximo); com o consumo de água, o ponteiro vai descendo e quando chega aos 2,7bar ouve-se barulho de água dentro do balão, o ponteiro começa a descer rápidamente até aos 2,0bar e aí o pressostato dispara e a bomba começa a trabalhar de novo.
Com a electricidade desligada e o balão sem água a pressão (medida pelo manómetro do compressor) é de 2,0bar.
Alguém me explica o que é que se passa para a descida rápida de pressão dos 2,7 para os 2,0bar e o que é que se passa dentro de balão?
Boas, Como já foi referido o deposito/balão, com ou sem membrana tem que ter ar e conforme a capacidade dele o ar pode ter entre 1,5 bar ou 2,5bar, se for de membrana pode com ajuda de um compressor injectar o ar antes de ligar o sistema, se for sem membrana tem que controlar a enchida do deposito até +- 3/4 de agua e fecha o deposito (parte superior), para que o restante 1/4 fique só com ar e por sua vez quando ligar o sistema ele fique em pressão.
Cump.

Rochinha
einsteinxxi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 out 2012, 23:26

Mensagem por einsteinxxi »

Não sei se vai ajudar mas... aqui em casa tenho um balão com membrana, na etiqueta diz:
Pressão máxima da água 6Kg
Pressão MAX de ar 2Kg
Quando quero meter os 2Kg de ar, desligo a bomba de água, abro uma torneira e quando deixa de deitar água meto ar até aos 2Kg.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Mensagem por lrds »

mpinto Escreveu:Nos aotoclaves sem membrana existe uma válvula com boia que permite a saída do ar enquanto a água sobe até ao nível dessa boia.

Um metro abaixo é montada uma valvula com ejector que, quando a bomba pára, esgote a água existente entre esta válvula e a valvula de retenção.

Boas

Tenho um depósito de inox 200L sem membrana e não tem nenhum destes sistemas que fala. No entanto de vez em quando tenho de injectar ar para dentro (ao invés de bazá-lo) porque com o tempo o ar vai-se perdendo.

Essa valvula com ejector de que fala (tenho uma de retenção montada à entrada do depósito) é uma boa medida já que evita que a água fique a pressionar a valvula de sucção lá em baixo

Qual o nome correcto dessa valvula e onde adquiro esse material na zona de Aveiro? Ou até na net? Tem um link para ver uma?
Inté
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

einsteinxxi Escreveu:Não sei se vai ajudar mas... aqui em casa tenho um balão com membrana, na etiqueta diz:
Pressão máxima da água 6Kg
Pressão MAX de ar 2Kg
Quando quero meter os 2Kg de ar, desligo a bomba de água, abro uma torneira e quando deixa de deitar água meto ar até aos 2Kg.
Boas
Então aqui no bar, é tudo ao Kg. :D
Cpts.
Energy
einsteinxxi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 out 2012, 23:26

Mensagem por einsteinxxi »

Pois... devia ter colocado Kgf/cm2 mas.... qualquer electricista entende o que eu escrevi.. deculpem os "inginheiros"
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

einsteinxxi Escreveu:Pois... devia ter colocado Kgf/cm2 mas.... qualquer electricista entende o que eu escrevi.. deculpem os "inginheiros"
Boas

Actualmente usa-se o bar e não o Kg/cm2, ou melhor o MegaPascal é que é correcto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”