Prédio 3 fracções sem zona comum
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Prédio 3 fracções sem zona comum
Boas,
Gostaria de saber a opinião acerca de uma instalação de MATV que na teoria funcionaria perfeitamente, mas na prática não tenho a certeza. Se vos ocorrer outra solução mais viável, agradeço que me ajudem.
Trata-se de um prédio vertical com 3 fracções, uma em cada piso, com entradas independentes. O prédio não tem zona comum. Para a instalação de MATV, pensava em colocar apenas um sistema de antenas no telhado. A baixada seria efectuada pela fachada colocando um repartidor com 2 ou 4 vias (utilizando a saída de passagem no de 2 vias) para distribuir o sinal pelas 3 fracções. Como não tenho Quadro de Serviços Comuns onde alimentar um amplificador, pensei em colocar 3 amplificadores de interior, um em cada fracção, que alimentaria a instalação já existente em cada fracção.
O que pensam da solução a nível prático? Arranjo facilmente um canto na fachada para colocação de uma caixa estanque, onde ficaria o repartidor. Não queria instalar apenas um amplificador, porque teria de o ligar ao quadro de uma das fracções e há a possibilidade de um dos locatários sair e cortarem a alimentação a esse quadro, ficando todo o edifício sem sinal.
Agradeço os vossos comentários.
Gostaria de saber a opinião acerca de uma instalação de MATV que na teoria funcionaria perfeitamente, mas na prática não tenho a certeza. Se vos ocorrer outra solução mais viável, agradeço que me ajudem.
Trata-se de um prédio vertical com 3 fracções, uma em cada piso, com entradas independentes. O prédio não tem zona comum. Para a instalação de MATV, pensava em colocar apenas um sistema de antenas no telhado. A baixada seria efectuada pela fachada colocando um repartidor com 2 ou 4 vias (utilizando a saída de passagem no de 2 vias) para distribuir o sinal pelas 3 fracções. Como não tenho Quadro de Serviços Comuns onde alimentar um amplificador, pensei em colocar 3 amplificadores de interior, um em cada fracção, que alimentaria a instalação já existente em cada fracção.
O que pensam da solução a nível prático? Arranjo facilmente um canto na fachada para colocação de uma caixa estanque, onde ficaria o repartidor. Não queria instalar apenas um amplificador, porque teria de o ligar ao quadro de uma das fracções e há a possibilidade de um dos locatários sair e cortarem a alimentação a esse quadro, ficando todo o edifício sem sinal.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Prédio 3 fracções sem zona comum
BoasDuarte82 Escreveu:Boas,
Esse prédio não tem iluminação das escadas, campainhas, etc, se não tem e vai ser remodelado deveria passar a ter, e ficava o assunto do amplificador resolvido.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
- Duarte82
- Velha Guarda
Não existe projecto, é um prédio antigo. Nem vai haver remodelações quaisqueres. Apenas o proprietário quer pôr um sistema de antenas para distribuir o sinal TDT pelos arrendatários.
Ninguém vai tocar nas instalações eléctricas. Simplesmente, acrescentar um disjuntor de 16A para o dito amplificador em cada fracção.
Qual a vossa opinião sobre a forma de instalação que descrevi?
Ninguém vai tocar nas instalações eléctricas. Simplesmente, acrescentar um disjuntor de 16A para o dito amplificador em cada fracção.
Qual a vossa opinião sobre a forma de instalação que descrevi?
José Duarte Pereira
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, dependendo da "qualidade" da antena e do nível de sinal que chega, até pode nem ser preciso amplificadores!
Entretanto se for mesmo necessário, metes um para cada fração!
Entretanto se for mesmo necessário, metes um para cada fração!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Duarte82
- Velha Guarda
Obrigado pelas respostas!
O sinal não deve ser suficiente, entre 50 e 55dBuV, mais as perdas no repartidor, nas tomadas e as distâncias dos cabos, mas vou experimentar primeiro sem amplificadores, a ver. As antenas são da televés, UHF DAT HD BOSS, ref. 1495.
O sinal não deve ser suficiente, entre 50 e 55dBuV, mais as perdas no repartidor, nas tomadas e as distâncias dos cabos, mas vou experimentar primeiro sem amplificadores, a ver. As antenas são da televés, UHF DAT HD BOSS, ref. 1495.
José Duarte Pereira
-
- Curioso
- Registado: 07 dez 2008, 17:34
Pois eu tenho um problema semelhante. São duas habitações no mesmo prédio, uma no R/C, outra no 1º andar, entradas independentes, zona comum do edifício a fachada e o telhado .
ITED 2 >= 2 fogos: MATV
O sinal de TDT também deve ser relativamente fraco +/- 50 db pelo que irei optar por solução semelhante. A caixa estanque para alojar o repartidor de 2 vias poderá ficar no interior da cobertura. Os amplificadores serão alimentados a partir dos quadros das habitações.
A minha dúvida é quanto ás antenas. Se basta instalar uma antena de TDT ou se para além dessa é obrigatória mais uma de FM. Andei ás voltas com o manual e até agora fiquei na mesma.
ITED 2 >= 2 fogos: MATV
O sinal de TDT também deve ser relativamente fraco +/- 50 db pelo que irei optar por solução semelhante. A caixa estanque para alojar o repartidor de 2 vias poderá ficar no interior da cobertura. Os amplificadores serão alimentados a partir dos quadros das habitações.
A minha dúvida é quanto ás antenas. Se basta instalar uma antena de TDT ou se para além dessa é obrigatória mais uma de FM. Andei ás voltas com o manual e até agora fiquei na mesma.
- joaoosvaldo
- Team Apoio