p100 exterior ou embutida?
p100 exterior ou embutida?
tudo bem malta?
minha duvida é a seguinte: a portinhola p100 pode ser aparafusada à parede ou tem que ser embutida?
é que estou a trabalhar com paredes de pedra e dava-me muito mais geito aparafusá-la como se fazia com a cahors...
obrigado!
minha duvida é a seguinte: a portinhola p100 pode ser aparafusada à parede ou tem que ser embutida?
é que estou a trabalhar com paredes de pedra e dava-me muito mais geito aparafusá-la como se fazia com a cahors...
obrigado!
Bem desde que consigas arranjar no mercado exterior, o que não tenho visto, e desde que consigas que essas P 100 te garantam o IP 44 e IK 09, podes utilizar segundo DIT-C14-100/N da EDP de 2004, fica a qui o link para que possas pesquisar melhor, é que tem neste documento em pdf muita informação que o pessoal deveria saber antes de fazerem as coisas.
Cá vai o link : http://www.edp.pt/edpi.web/Pages/ImageG ... 14100N.pdf
Espero que te tenha podido ajudar.
Vai dando notícias.
Cá vai o link : http://www.edp.pt/edpi.web/Pages/ImageG ... 14100N.pdf
Espero que te tenha podido ajudar.
Vai dando notícias.
obrigado pela dica EJOM!
já consultei o link que indicas mas não tenho a certeza de compreender plenamente o que está descrito acerca das portinholas.
no entanto, como falas do grau de protecção (IP 44 e IK 09) , consultei o site do fabricante da "minha" p100, a tev (tev.pt) e tem o seguinte :
Grau de protecção: IP 65 / IK 09
suponho que sendo ip 65 esteja num grau de protecção mais elevado,não? será que assim já é possível aplica-la no exterior da parede?
já consultei o link que indicas mas não tenho a certeza de compreender plenamente o que está descrito acerca das portinholas.
no entanto, como falas do grau de protecção (IP 44 e IK 09) , consultei o site do fabricante da "minha" p100, a tev (tev.pt) e tem o seguinte :
Grau de protecção: IP 65 / IK 09
suponho que sendo ip 65 esteja num grau de protecção mais elevado,não? será que assim já é possível aplica-la no exterior da parede?
Sim desde que pelo menos essa P 100 seja para a aplicação que desejas ,Exterior no teu caso.
Não sei se já viste também o outro tópico que lanças-te, pois só o vi depois de ter respondido a este.
Caso tenhas oportunidade aconselho-te a lêr essa DMA, ou IDT da EDP, pois assim ficas por dentro da legislação vigente, e podes sempre argumentar com os fiscais de EDP, que às vezes deixa um pouco a desejar, nãoé que tenha alguma coisa contra eles, mas poderiam quanto a mim ter uma melhor formação, e´como tudo há ums bons e outros nem por isso.
Não sei se já viste também o outro tópico que lanças-te, pois só o vi depois de ter respondido a este.
Caso tenhas oportunidade aconselho-te a lêr essa DMA, ou IDT da EDP, pois assim ficas por dentro da legislação vigente, e podes sempre argumentar com os fiscais de EDP, que às vezes deixa um pouco a desejar, nãoé que tenha alguma coisa contra eles, mas poderiam quanto a mim ter uma melhor formação, e´como tudo há ums bons e outros nem por isso.
pois... no site da tev não especifica se é exterior ou de embutir... pelo menos que eu assim o entenda.
tem apenas a seguinte descrição:
Para edifícios, 3x100 A
Caixa e porta em poliéster reforçado a fibra de vidro
Resistente á corrosão, aos agentes químicos e aos raios ultravioletas
Auto-extinguível, classe V0, norma UL 94
Grau de protecção IP65 / IK 09 NP 1270
Com fechadura já montada
ok, tambem ja vi o outro tópico, agradeço-te também a tua disponibilidade naquela questão!
tem apenas a seguinte descrição:
Para edifícios, 3x100 A
Caixa e porta em poliéster reforçado a fibra de vidro
Resistente á corrosão, aos agentes químicos e aos raios ultravioletas
Auto-extinguível, classe V0, norma UL 94
Grau de protecção IP65 / IK 09 NP 1270
Com fechadura já montada
ok, tambem ja vi o outro tópico, agradeço-te também a tua disponibilidade naquela questão!
Bem pelo que estive a ver no site deles, é que todas as caixas são como eu suspeito ( é que não conheço o material todo que existe no mercado ), de embutir pois se assim não fosse o grau IP já não se verificava pois estas caixas não podem de maneira nenhuma serem furadas ou qualquer coisa do género.
Por isso já sebes abres um quadrado ma parede ou muro e colocas lá a caixa, custa eu sei pois numa obra que dirigi foi a única solução possível.
Caso encontre essas P 100 exteriores digo-te alguma coisa.
Abraço.
E qualquer coisa que possa ajudar manda vir, que penso que o pessoal aqui neste fórum está cá para ajudar e aprender.
Por isso já sebes abres um quadrado ma parede ou muro e colocas lá a caixa, custa eu sei pois numa obra que dirigi foi a única solução possível.
Caso encontre essas P 100 exteriores digo-te alguma coisa.
Abraço.
E qualquer coisa que possa ajudar manda vir, que penso que o pessoal aqui neste fórum está cá para ajudar e aprender.
so mais uma ultima questão (PELO MENOS POR HOJE!!!) a p100 que eu tenho para aplicar, tem no seu interior, junto a cada um dos cantos, umas pequenas "saliencias" iguais ou muito parecidas às que têm as cahors e que se usam para aparafusar estas à parede... será indicativo por si só de que poderão ser aplicadas exteriormente?
também ouvi dizer que ainda se podem aplicar cahors, até que todo o stock destas acabe, será verdade? é que se assim for optaria por tentar encontrar ainda alguma...
Ejom, mais uma vez, muito obrigado pela atenção, disponibilidade e paciência dispensadas por ti!
um ABRAÇO! e dispõe sempre! desque que eu saiba terei muito gosto em ajudar!
também ouvi dizer que ainda se podem aplicar cahors, até que todo o stock destas acabe, será verdade? é que se assim for optaria por tentar encontrar ainda alguma...
Ejom, mais uma vez, muito obrigado pela atenção, disponibilidade e paciência dispensadas por ti!
um ABRAÇO! e dispõe sempre! desque que eu saiba terei muito gosto em ajudar!
As saliências são para ajudar a estabilizar a caixa, só para isso, em relação a essas (( cahors )), confesso a minha ignorância mas não conheço. mas se forem de metal não são aceites pela fiscalização de instalações de 5ª categoria.
Se me poderes dizer onde encontro essas " cahors ", para vêr como é que são.
Isso de dizer que se podem utilizar até que o Stock acabe às vezes são truques dos revendedores de material. Podes sempre consultar o site da Certiel, e pode ser que lá encontres alguma resposta. No entanto se souber de alguma coisa eu dou tu toque aqui para o forum.
Se me poderes dizer onde encontro essas " cahors ", para vêr como é que são.
Isso de dizer que se podem utilizar até que o Stock acabe às vezes são truques dos revendedores de material. Podes sempre consultar o site da Certiel, e pode ser que lá encontres alguma resposta. No entanto se souber de alguma coisa eu dou tu toque aqui para o forum.
essas cahors sao umas caixas mais pequenas que as p100, também em fibra.
bem, aqui em castelo branco, fundão, covilhã e "arredores" encontravam-se em qualquer revendedor...
e aquela questão de "até acabar o stock" ouvi numa conversa entre 2 electricistas proficionais... e que iam deixar de se fabricar.
o caso é que neste revendedor a que fui pedi uma cahors e ele deu-me a p100, daí pensar que...
vou tentar encontrar na web alguma foto... se encontrar digo algo...
bem, aqui em castelo branco, fundão, covilhã e "arredores" encontravam-se em qualquer revendedor...
e aquela questão de "até acabar o stock" ouvi numa conversa entre 2 electricistas proficionais... e que iam deixar de se fabricar.
o caso é que neste revendedor a que fui pedi uma cahors e ele deu-me a p100, daí pensar que...
vou tentar encontrar na web alguma foto... se encontrar digo algo...