perguntaram-me se num edificío recebendo público, se eu costumava ligar os meios de alarme para utentes com mobilidade reduzida a um quadro de alvos???
Alguém me pode esclarecer sobre isto?
Acustica e luminosa tenho com a iluminação de emergência e alarme... Mas isto do quadro de alvos é o que em concreto?Pedro Barradas Escreveu:Está a falar, por exemplo das IS acessíveis, certo?
Penso que não é obrigatório haver o quadro de alvos ( centralização de alarmes de chamada), mas DEVE haver sinalização (acústica e luminosa) no exterior do compartimento do accionamento do alarme. Nas condições definidas no DL 163/2006
O quadro de alvos, é um dispositivo que permite memorizar a localização do botão de chamada que foi premido. Se existir vários botões de chamada espalhados pelo edificio, como deve compeender, quando um deles é premido, o segurança não irá visitar todos os botões, para saber quem o premiu.ngp Escreveu:Acustica e luminosa tenho com a iluminação de emergência e alarme... Mas isto do quadro de alvos é o que em concreto?Pedro Barradas Escreveu:Está a falar, por exemplo das IS acessíveis, certo?
Penso que não é obrigatório haver o quadro de alvos ( centralização de alarmes de chamada), mas DEVE haver sinalização (acústica e luminosa) no exterior do compartimento do accionamento do alarme. Nas condições definidas no DL 163/2006
Aconselho a instalar o Quadro de Alvos e este pode ser feito de muitas maneirasngp Escreveu:Muito obrigado, já fiquei esclarecido... Esses quadros para apoio aos utentes com mobilidade reduzida costumam ser colocados por exemplo junto às entradas de edifícios certo?
jaimereis Escreveu:.......velhos tempos.....quadro de alvos.....lembram-se daqueles que tinham uma janelinhas, quando se carregava no botão da sala , caia o numero, e depois para anular, rodava-se um pinchavelho?
...era exame obrigatorio nos cursos industriais de electricidade...
Boasngp Escreveu:Hoje fizeram-me uma pergunta para a qual fiquei sem resposta![]()
perguntaram-me se num edificío recebendo público, se eu costumava ligar os meios de alarme para utentes com mobilidade reduzida a um quadro de alvos???
Alguém me pode esclarecer sobre isto?