Quadro geral de alvos

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Quadro geral de alvos

Mensagem por ngp »

Hoje fizeram-me uma pergunta para a qual fiquei sem resposta :roll:
perguntaram-me se num edificío recebendo público, se eu costumava ligar os meios de alarme para utentes com mobilidade reduzida a um quadro de alvos???
Alguém me pode esclarecer sobre isto?
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Quadro geral de alvos

Mensagem por Pedro Barradas »

Está a falar, por exemplo das IS acessíveis, certo?

Penso que não é obrigatório haver o quadro de alvos ( centralização de alarmes de chamada), mas DEVE haver sinalização (acústica e luminosa) no exterior do compartimento do accionamento do alarme. Nas condições definidas no DL 163/2006
Quem cria renasce todos os dias...
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Pedro Barradas Escreveu:Está a falar, por exemplo das IS acessíveis, certo?

Penso que não é obrigatório haver o quadro de alvos ( centralização de alarmes de chamada), mas DEVE haver sinalização (acústica e luminosa) no exterior do compartimento do accionamento do alarme. Nas condições definidas no DL 163/2006
Acustica e luminosa tenho com a iluminação de emergência e alarme... Mas isto do quadro de alvos é o que em concreto?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

ngp Escreveu:
Pedro Barradas Escreveu:Está a falar, por exemplo das IS acessíveis, certo?

Acustica e luminosa tenho com a iluminação de emergência e alarme... Mas isto do quadro de alvos é o que em concreto?
O quadro de alvos, é um dispositivo que permite memorizar a localização do botão de chamada que foi premido. Se existir vários botões de chamada espalhados pelo edificio, como deve compeender, quando um deles é premido, o segurança não irá visitar todos os botões, para saber quem o premiu.
Assim, no quadro de alvos, por meio de um dispositivo eletromecânico ou luminoso, sabemos qual foi premido e a sua localização, consultando a legenda.
Exemplo disso é o que acontece nas escolas, para a auxiliar saber qual a sala de aulas, necessita ser visitada.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Exemplo de um sistema avançado e informatizado:
http://www.segurplace.pt/pt/quadro-de-alvos
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

.......velhos tempos.....quadro de alvos.....lembram-se daqueles que tinham uma janelinhas, quando se carregava no botão da sala , caia o numero, e depois para anular, rodava-se um pinchavelho?

...era exame obrigatorio nos cursos industriais de electricidade...
Jaime Reis
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

Muito obrigado, já fiquei esclarecido... Esses quadros para apoio aos utentes com mobilidade reduzida costumam ser colocados por exemplo junto às entradas de edifícios certo?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

ngp Escreveu:Muito obrigado, já fiquei esclarecido... Esses quadros para apoio aos utentes com mobilidade reduzida costumam ser colocados por exemplo junto às entradas de edifícios certo?
Aconselho a instalar o Quadro de Alvos e este pode ser feito de muitas maneiras :!: Só não existe grande necessidade de os instalar em instalações muito pequenas com 1 ou 2 chamadas.

Quanto ao local mais indicado para os instalar depende de cada edifício, pode ser junto à receção ou compartimento do segurança se existir ou no caso dos hospitais / centros de saúde / lares convém ficar na zona da enfermeira de serviço.

Já agora as soluções de "fábrica" por exemplo o ElioCAD da Legrand são muito boas mas só compensa o investimento para instalações muito grandes em que podem existir muitas chamadas (muitos locais diferentes). Para soluções mais pequenas compensa fazer um sistema mais "artesanal". Pode fazer por exemplo com contactores/relés e também uma vez já fiz utilizando a domótica aproveitei que o edifício já iria ser dotado de domótica e fiz as chamadas de emergência recorrendo a este tipo de solução (resumidamente todos os botões de chamada estavam ligados ao "bus" e depois nos quadros elétricos tinha módulos de saídas a atuar a sinalização luminosa por cima do WC de deficientes ou quartos e sinalizava também no Quadro de Alvos luminosamente e acústicamente e existia ainda um botão em cada espaço, origem da(s) chamada(s), também ligado ao "bus" que tinha como função eliminar o alarme no local isto para que o alarme só pudesse ser eliminado deslocando-se alguém ao local respetivo).
Última edição por joaoosvaldo em 24 out 2012, 16:02, editado 3 vezes no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

jaimereis Escreveu:.......velhos tempos.....quadro de alvos.....lembram-se daqueles que tinham uma janelinhas, quando se carregava no botão da sala , caia o numero, e depois para anular, rodava-se um pinchavelho?

...era exame obrigatorio nos cursos industriais de electricidade...

Boas,

aliás... a construção de equipamentos deste tipo faziam parte das aulas de oficinas de electricidade no meu tempo... que é um pouco mais antigo.

ohmico
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Também existem kits simples por exemplo para apenas 1 WC de deficientes tal como o dos documentos que envio em anexo.
Anexos
PO_Zettler.pdf
(1.81 MiB) Transferido 115 vezes
Kit_Zettler.pdf
(1.01 MiB) Transferido 100 vezes
KIT ZET PT Manual.pdf
(2.46 MiB) Transferido 104 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

ngp Escreveu:Hoje fizeram-me uma pergunta para a qual fiquei sem resposta :roll:
perguntaram-me se num edificío recebendo público, se eu costumava ligar os meios de alarme para utentes com mobilidade reduzida a um quadro de alvos???
Alguém me pode esclarecer sobre isto?
Boas
Ainda à pouco tempo acabei uma instalação elétrica de uma farmácia com wc p/deficientes e tive de colocar um desses Kits no wc, com um besouro no balcão de atendimento e botão de desarme no respetivo wc, incluindo o respetivo cordão suspenso em argolas nas paredes desse wc.
A Ermax tem diversos tipos de Kits digitais com 4/8/12/16 alvos, etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”