Diminuição da potência instalada

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Diminuição da potência instalada

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito bom dia;

Tenho um problema na empresa em que trabalho, que é o seguinte:
Devido a crise que estamos a sofrer no pais, os trabalhos estão a diminuir drasticamente, e devido ao facto de recebermos a energia elétrica em media tensão, temos uma tarifa que é a potencia contratada que é o mínimo 50% da potencia instalada. O que acontece é que temos instalado um transformador de 1000kVA e neste momento a potência nas horas de ponta anda perto dos 40kVA, gostava de saber como faço para diminuir a potência instalada.

Basta mudar o transformador?? Depois tenho de pedir certificação da DGE / DRE??
Cumprimentos
Rocha
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Diminuição da potência instalada

Mensagem por Mário »

Boas

Vê se é possivel teres uma baixada até 49.9Kva (não obriga a projecto) e pedires a selagem (provisória) do transf.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Boas

Vê se é possivel teres uma baixada até 49.9Kva (não obriga a projecto) e pedires a selagem (provisória) do transf.

Cump.
Mário
Segundo a EDP não me consegue fornecer os 40kVA necessário para a minha instalação em BT so em MT. A minha ideia era trocar o transformador e a protecção ao mesmo, mas não sei se isto precisa de projecto. O grande problema é que estamos a falar de instalações bastante antigas em que está quase tudo desatualizado e fora nas normas.

O que conseguia poupar na redução da potência instalada ia gastar em colocar a instalação conforme as normas.
Cumprimentos
Rocha
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda

Rocha_28359 Escreveu:
Mário Escreveu:Boas

Cump.
Mário
Segundo a EDP não me consegue fornecer os 40kVA necessário para a minha instalação em BT so em MT. A minha ideia era trocar o transformador e a protecção ao mesmo, mas não sei se isto precisa de projecto. O grande problema é que estamos a falar de instalações bastante antigas em que está quase tudo desatualizado e fora nas normas.

O que conseguia poupar na redução da potência instalada ia gastar em colocar a instalação conforme as normas.

Pessoal ideias / ajudas, alguem tem????
Cumprimentos
Rocha
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Contacta a DGEG e coloca a hipotese de diminuir a potência instalada sem que haja lugar a novo processo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

Não esqueça que se reduzir a potência instalada (Transformadores) vai ter de ser alterada a protecção da entrada e para isso necessita da colaboração do fornecedor de energia portanto se calhar é começar por aí.

ohmico
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Não sei se ainda tem circuitos que justificassem tal potência, essas protecções teriam de ser alteradas ou os circuitos anulados. Do lado de MT em principio seria só trocar fusíveis, se o PT é antigo duvido que seja SF6, RM6 ou algo do género. Mas para 1000KVA é bem capaz de ter disjuntor a óleo. Para além disso deve ter contagem na MT. Se sim, a contagem para potencias da ordem que pretende são feitas na baixa. É bem capaz de necessitar de um projecto novo e para tal terá que dar um jeito na instalação. Continua a dizer, não há nada como, primeiro que tudo, informar-se junto da DGEG das possibilidades. Não se esqueça que nesse tipo de contrato se estiver, durante 15 minutos acima da potencia contratada, terá que mudar de escalão. Se desistir da MT e optar por um ramal em BT, cai no ambito da CERTIEL e neste caso terá que actualizar a instalação.
Espero ter ajudado alguma coisa
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Em meu entender teria em conta que a baixa de produção pode ser passageira e ser retomada a curto/médio prazo. Caso contrário e ser for para manter a médio/longo prazo, não há como fazer um estudo, (caso alguma das possíbilidades já referidas não ser possível) e verificar se o investimento compensará numa eventual remodelação da instalação para uma eventual certificação por parte da´entidade certificadora.
Responder

Voltar para “Dúvidas”