Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema solar?
Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema solar?
Boa noite,
Sendo leigo nesta matéria, penso que possivelmente alguém do forum poderá dar uma ajuda... Procurei nos tópicos existentes mas não consegui chegar a uma resposta conclusiva.
Tenho uma casa (de fim de semana) isolada no Alentejo que não tem ligação à EDP, e teve em tempos um gerador a gasóleo, que entretanto foi roubado.
Gostaria de ter um sistema autónomo fotovoltaico, mas não sei se, para uma casa de ferias/fim de semana para 6 ou 7 pessoas, com os equipamentos normais de uma habitação, para além das bombas do furo e da piscina, essa solução é viável ou financeiramente comportável.
Pedi orcamento à EDP para ligação à rede, de que ainda estou à espera, mas calculo deverá rondar os €10.000.
Quanto poderia custar a instalação de um sistema autónomo? Essa solução será viável para ser totalmente autónomo da edp, não apenas aos fins de semana mas também, por exemplo, durante uma semana inteira?
Antecipadamente grato...
Sendo leigo nesta matéria, penso que possivelmente alguém do forum poderá dar uma ajuda... Procurei nos tópicos existentes mas não consegui chegar a uma resposta conclusiva.
Tenho uma casa (de fim de semana) isolada no Alentejo que não tem ligação à EDP, e teve em tempos um gerador a gasóleo, que entretanto foi roubado.
Gostaria de ter um sistema autónomo fotovoltaico, mas não sei se, para uma casa de ferias/fim de semana para 6 ou 7 pessoas, com os equipamentos normais de uma habitação, para além das bombas do furo e da piscina, essa solução é viável ou financeiramente comportável.
Pedi orcamento à EDP para ligação à rede, de que ainda estou à espera, mas calculo deverá rondar os €10.000.
Quanto poderia custar a instalação de um sistema autónomo? Essa solução será viável para ser totalmente autónomo da edp, não apenas aos fins de semana mas também, por exemplo, durante uma semana inteira?
Antecipadamente grato...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: Electricidade para monte isolado - EDP ou sistema solar?
Boas
Acredito que a sua decisão vai recair sobre a EDP.
Pois qualquer outro sistema para alimentar todos os equipamentos eletricos de uma habitação, vai custar largos milhares de euros, e depois tem de contar com gastos na manutenção desse sistema etc.
Acredito que a sua decisão vai recair sobre a EDP.
Pois qualquer outro sistema para alimentar todos os equipamentos eletricos de uma habitação, vai custar largos milhares de euros, e depois tem de contar com gastos na manutenção desse sistema etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
Concordo com o colega Energy. Qualquer sistema de produção de energia, para o número de pessoas que indicou, e ainda por cima com bombas, vai custar muito mais do que os 10000€ que mencionou.
É viável instalar um sistema destes, mas o custo não justifica.
Concordo com o colega Energy. Qualquer sistema de produção de energia, para o número de pessoas que indicou, e ainda por cima com bombas, vai custar muito mais do que os 10000€ que mencionou.
É viável instalar um sistema destes, mas o custo não justifica.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Enviou: 36 vezes
- Agradecimento recebido: 29 vezes
Concordo com os colegas foristas... um sistema Fotovoltaico (que também pode ser roubado), poderá custar entre 16000€ a 20000€... e vai ter sempre limitações e custos de manuenção.
Se o oççamento do ramal EDP, é 10000€, compensa sobremaneira.
Outra hipotese, é comprar outro grupo gerador... e instalar fotovoltaico para o circuito de iluminação. a bomba do furo, tembém existem kits fotovoltaicos + bomba... mas aí depende dot tipo de instalaçõe existente.
Em que zona do alentejo é a casa?
Se o oççamento do ramal EDP, é 10000€, compensa sobremaneira.
Outra hipotese, é comprar outro grupo gerador... e instalar fotovoltaico para o circuito de iluminação. a bomba do furo, tembém existem kits fotovoltaicos + bomba... mas aí depende dot tipo de instalaçõe existente.
Em que zona do alentejo é a casa?
Quem cria renasce todos os dias...
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Enviou: 36 vezes
- Agradecimento recebido: 29 vezes
....pois para esses lados não conheço empresas/ instaladores.
Quem cria renasce todos os dias...
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
A ficar pelo orçamento de 10.000€ também optaria pela EDP (não obstante os encargos mensais sem usufruto da instalação), a não ser que opte por fazer um seguro anti-roubo, para evitar preocupações e dores de cabeça.
-
- Team Apoio
BoasPedro Barradas Escreveu:....pois para esses lados não conheço empresas/ instaladores.
Concerteza nos tempos que correm, e atendendo ao valor exposto, não será dificil encontrar empreiteiro credenciado pela EDP para executar o ramal, a um preço mais economico do que foi apresentado pela EDP.
Cpts.
Energy
Energy
Pode ser um empreiteiro contratado por mim a fazer o ramal em vez da EDP? Se calhar para além de mais barato é também mais rápido, estou à espera de orçamento à quase dois meses (a estimativa de €10.000 fui euros calculei, tendo em conta o preço pormenor que vem no site e a distancia do monte até à estrada principal...)
Será que corre bem se não forem eles a fazer o ramal?
E depois a dificuldade será também a certiel aprovar a instalação que existia no monte no tempo do gerador a gasóleo, correto.
E depois a dificuldade será também a certiel aprovar a instalação que existia no monte no tempo do gerador a gasóleo, correto.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Desde o poste (se é a estrada principal) até à entrada do teu terreno, é que tem que ser a EDP (ou empreiteiro credenciado por eles) onde fica o contador.Alentejo Escreveu:Pode ser um empreiteiro contratado por mim a fazer o ramal em vez da EDP? Se calhar para além de mais barato é também mais rápido, estou à espera de orçamento à quase dois meses (a estimativa de €10.000 fui euros calculei, tendo em conta o preço pormenor que vem no site e a distancia do monte até à estrada principal...)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
BoasAlentejo Escreveu:Pode ser um empreiteiro contratado por mim a fazer o ramal em vez da EDP? Se calhar para além de mais barato é também mais rápido, estou à espera de orçamento à quase dois meses (a estimativa de €10.000 fui euros calculei, tendo em conta o preço pormenor que vem no site e a distancia do monte até à estrada principal...)
Dois meses à espera de um orçamento, não é nada normal, portanto algo de errado se passa.
O ramal pode ser feito por empreiteiro credenciado pela EDP, sem problemas.
A questão da certificação da instalação existente no monte, nada tem a ver com o ramal, a instalação do monte terá que cumprir as RTIEBT.
Cpts.
Energy
Energy