Disjuntor diferencial dispara sempre à mesma hora....

antanhol
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 out 2012, 10:46

Disjuntor diferencial dispara sempre à mesma hora....

Mensagem por antanhol »

Olá a todos

Gostaria que me dessem a vossa opinião e ajuda para uma situação que me assombra há demasiado tempo, e que até ao momento ainda ninguém me conseguiu ajudar.

Moro numa moradia, numa rua sem saída e a minha casa encontra-se em fim de linha no que se refere à alimentação de corrente elétrica.

Tenho eletricidade monofásica e no meu quadro tenho um disjuntor diferencial de 30mA, e mais de 20 disjuntores que subdividem toda a parte elétrica da casa.

Desde o início da sua construção comecei a notar que o disjuntor diferencial disparava sempre no inverno por volta das 18H00 e no verão por volta das 20H30, praticamente todos os dias, tendo a minha mulher reparado que coincidia com o ligar da iluminação pública.

Já chamei mais do que uma vez os técnicos da EDP, e nada resolveram alegando que seria uma passagem à terra no interior da habitação (situação esta que não seria fácil de localizar).

Já este ano, voltei a chamar os técnicos que trabalham para a EDP e eles perante as minhas queixas, deslocaram-se ao PT que distribuí a eletricidade na minha zona, e sempre que faziam ligar a iluminação pública o diferencial disparava.

Uma vez que a minha casa está preparada para receber eletricidade trifásica, eles trocaram as fases que vinham do poste, o que no momento resolveu o problema.

Passei praticamente o verão todo sem problemas, agora recomeçaram e o quadro dispara sempre às 7h00 da manhã (todos os dias).

Não tenho qualquer aparelho ligado com temporizador, já tentei desligar os dijuntores por fases e até agora não conseguir descobrir o problema.

Peço desculpa pela extensão do meu tópico, mas julgo que assim forneci todos os detalhes do caso.
Agradecia a vossa ajuda

Obrigados
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Disjuntor diferencial dispara sempre à mesma hora....

Mensagem por Josecalado »

Esse tipo de instalação com um único diferencial de alta sensibilidade a proteger 20 circuitos; não é facil garantir a funcionalidade, terá que reformular o quadro de forma a que um diferencial não proteja mais do que 6 ou 7 circuitos, porque embora isso seja uma anomalia nessas condições é compreensiva.

Cumps.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

mete um de 300ma só para ver se há disparos ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
No meio disto tudo, o que é curioso, é que o ID está programado para despertar sempre à mesma hora.
Ou será que existe algo de instalação programado, e que está no esquecimento???
Cpts.
Energy
antanhol
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antanhol »

quero aprender Escreveu:mete um de 300ma só para ver se há disparos ...

Mas ao colocar um 300mA, pode não disparar, no entanto problema continua lá, certo????

E será que não pode agravar a situação???
antanhol
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antanhol »

ENERGY Escreveu:Boas
No meio disto tudo, o que é curioso, é que o ID está programado para despertar sempre à mesma hora.

Isso posso garantir que não tenho nada programado para essa hora, e também não coincide com o desligar da iluminação publica.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

antanhol Escreveu:

Isso posso garantir que não tenho nada programado para essa hora, e também não coincide com o desligar da iluminação publica.
Boas
Não deixa de ser estranho a hora certa de desligar o ID.
Para melhorar a instalação que possui e descobrir a avária, pode e deve fazer alterações no seu quadro elétrico, colocando um interruptor de corte como geral, e instalando um ID para iluminação, um ID para tomadas de uso geral, um ID para equipamentos de cozinha.
Com estas alterações apenas vai desligar o ID do circuito com avária, e portanto vai despistar a eventual avária mais rápido.
Será que não tem:
Rega automática
Aquecimento Central
Despertador
Bombagem de aguas e esgotos
Termocumulador
Iluminação exterior comandada por celulas, ou IH.
Etc.
Cpts.
Energy
antanhol
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antanhol »

ENERGY Escreveu:
antanhol Escreveu:

Boas
Não deixa de ser estranho a hora certa de desligar o ID.
Para melhorar a instalação que possui e descobrir a avária, pode e deve fazer alterações no seu quadro elétrico, colocando um interruptor de corte como geral, e instalando um ID para iluminação, um ID para tomadas de uso geral, um ID para equipamentos de cozinha.
Com estas alterações apenas vai desligar o ID do circuito com avária, e portanto vai despistar a eventual avária mais rápido.
Será que não tem:
Rega automática
Aquecimento Central
Despertador
Bombagem de aguas e esgotos
Termocumulador
Iluminação exterior comandada por celulas, ou IH.
Etc.
Não tenho nenhum desses dispositivos montados...
Quanto a fazer alterações no quadro torna-se bastante complicado porque o quadro está práticamente cheio, tenho apenas espaço para 3 dijuntores normais

Já me deram a ideia de um pouco antes dessa hora desligar os fios à saída do dijuntor diferencial, ou seja ficar sem corrente em casa, deixando a corrente a chegar apenas ao dijuntor diferencial... caso ele dispare a avaria tem que ser do exterior.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

E quais as cargas que estão ligadas. Instaçaão no fim de linha de distribuíção têm inconvenientes em termos de tensão de utilização disponível, contudo é estranho e não deve ter a ver só com isso, mas poderá ser um fator a contribuír para que isso aconteça (dependendo de cargas utilizadas).
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

"Desde o início da sua construção comecei a notar que o disjuntor diferencial disparava sempre no inverno por volta das 18H00 e no verão por volta das 20H30, praticamente todos os dias, tendo a minha mulher reparado que coincidia com o ligar da iluminação pública.

Já chamei mais do que uma vez os técnicos da EDP, e nada resolveram alegando que seria uma passagem à terra no interior da habitação (situação esta que não seria fácil de localizar). Não creio que seja da habitação o problema

Já este ano, voltei a chamar os técnicos que trabalham para a EDP e eles perante as minhas queixas, deslocaram-se ao PT que distribuí a eletricidade na minha zona, e sempre que faziam ligar a iluminação pública o diferencial disparava."

Chame um técnico de electricidade e ele diz como resolver o problema

A Azul.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

antanhol Escreveu:

Mas ao colocar um 300mA, pode não disparar, no entanto problema continua lá, certo????

não ...
porque se não disparar , depois coloca o 30A nos varios circuitos e vê se reside ali qualquer problema ...

ou antes da hora dos disparo , desligue os disjuntores deixando só ligado o ID...

E tem logo as duvidas esclarecidas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:
antanhol Escreveu:

não ...
porque se não disparar , depois coloca o 30A nos varios circuitos e vê se reside ali qualquer problema ...

ou antes da hora dos disparo , desligue os disjuntores deixando só ligado o ID...

E tem logo as duvidas esclarecidas
Boas

"quero aprender" essa solução não vai despistar algo, a não ser que os disjuntores sejam de corte de fase e neutro.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

sim ...
mas se ele por exemplo colocar o ID de 30ma só para um disjuntor criando um barramento de neutro e terra dá ...
dá trabalho , se o problema for dali é caçado ...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O problema é rede da iluminação publica. (já identificado)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
hoffman
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2011, 21:10

Mensagem por hoffman »

boas ja venho um pouco tarde =/ mas esse problema aontece com alguma regularidade quando ha uma reatancia ou igitor na ip ( iluminaçao publica ) em avaria e ja se encontra um pouco longe do pt faz com que a tensao do neutro eleve um pouco isso faz com que o difirencial dispare sempre a mesma hora quando a ip liga
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”