Remodelar Electricidade em casa arrendada

fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Re: Remodelar Electricidade em casa arrendada

Mensagem por fil9rn »

Boas,

Antes de mais muitos parabéns pela iniciativa de melhorar a instalação eléctrica de uma habitação que não é sua, ficando eu assim a saber que é uma pessoa cautelosa e com amor à vida!!!
Eu sou da mesma opinião que o ENERGY e colocava um ID 30mA a proteger toda a instalação, sendo necessário uma verificação e consequente remodelação de alguma parte da restante instalação, pois provavelmente nessas instalações antigas irá ter problemas de isolamento que se não forem corrigidos o ID actuará constantemente.

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
csda
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2011, 16:19

Mensagem por csda »

Obrigado!

Pois, eu pedi ao electricista que me foi montar o quadro para levar um ID de 30 mA, mas o que ele levou e montou foi de 300 mA pq disse q era igualmente seguro...
Agora estou com uma grande dúvida... Valerá a pena gastar mais os 50 EUR do ID e trocar, ficando com um ID de 300 mA desligado??
O que acha?

Agora o meu próximo passo vai ser tentar com cabo-guia trocar os cabos todos interiores. Aquilo tem maioritariamente cabos de 1,5, mesmo para tomadas. E, apesar de ter mandado por disjuntores de 10 A para estar seguro, preferia passar cabo de 2,5 e ficar com uma instalação melhorzinha que me permitisse ligar aquecedores à vontade sem estar sempre a ver qdo é q o disjuntor dispara.. Entretanto reparei que num dos 3 circuitos há cabo que me parece ser já de 2,5.. Há alguma forma de confirmar a dimensão do cabo?

Um abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

csda Escreveu:Obrigado!

Pois, eu pedi ao electricista que me foi montar o quadro para levar um ID de 30 mA, mas o que ele levou e montou foi de 300 mA pq disse q era igualmente seguro...
Agora estou com uma grande dúvida... Valerá a pena gastar mais os 50 EUR do ID e trocar, ficando com um ID de 300 mA desligado??
O que acha?

Agora o meu próximo passo vai ser tentar com cabo-guia trocar os cabos todos interiores. Aquilo tem maioritariamente cabos de 1,5, mesmo para tomadas. E, apesar de ter mandado por disjuntores de 10 A para estar seguro, preferia passar cabo de 2,5 e ficar com uma instalação melhorzinha que me permitisse ligar aquecedores à vontade sem estar sempre a ver qdo é q o disjuntor dispara.. Entretanto reparei que num dos 3 circuitos há cabo que me parece ser já de 2,5.. Há alguma forma de confirmar a dimensão do cabo?

Um abraço
Boas
Consegue-se ver à vista desarmada a diferença entre condutores de 1.5mm e 2.5mm, até pela rigidez do condutor.
Cpts.
Energy
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por bruno_duarte »

Boa noite

Penso que os colegas já disseram praticamente tudo para o poder ajudar. No entanto acho que está a escapar uma questão: Como disse a casa não tem condutor de terra de protecção, pelo que ter um ID de 30mA ou 300mA pouca diferença faz porque a funcionalidade vai ser nula. Ou seja, se não tem os equipamentos ligados à terra, qualquer defeito de isolamento que provoque uma passagem à massa do equipamento não vai fazer disparar o diferencial.

Antes de mais tentava mesmo colocar terra de protecção na instalação, que como sei nesse tipo de edifícios não é fácil, mas importante.

Uma vez que não vai precisar de vistoria da CERTIEL não existe a exigência de cumprir com as Regras à risca, temos de ser práticos. Aqui trata-se de uma questão de proteger principalmente as pessoas contra o risco de choque eléctrico e de melhorar a instalação no sentido de reduzir o risco de problemas, nomeadamente risco de incêndio.

Na minha opinião, a terra é o principal, só vendo a instalação lhe poderia dizer uma maneira de o fazer.

Quanto ao mudar a fiação, aconselho alterar para 2,5mm2 para os equipamentos de maior potência. Nas tomadas normais e iluminação pode manter o 1,5mm2 desde que proteja com 10A.

Uma dica: utilize os condutores existentes para fazer passar uma guia e só depois passar os fios novos. Colocar bastante produto deslizante e ter fé!! LOL.

Espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”