joaoosvaldo Escreveu:Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.
O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".
P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está
Boas, deve haver algum chinês que faz os bastidores para muita gente, depois cá os "fabricantes" só colocam os autocolantes da marca, esses bastidores são idênticos aos da Teka!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo Escreveu:Para complementar a informação aqui ficam os outros dois catálogos.
O painel de 3U's para as 3 tecnologias que falei está na pág. 23 do pdf "Telecomunicacoes 2012".
P.S.: Para complementar o que referi anteriormente de o espaço para os primários dos operadores de termos de garantir espaço para 2 operadores por tecnologia o problema é que não sabemos o que os operadores vão lá colocar e este problema coloca-se nos ATE's quer sejam em armário único, armário compartimentado ou bastidor. E esta questão deveria estar mais salvaguardada no Manual ITED 2.ª Edição mas não está
Boas, deve haver algum chinês que faz os bastidores para muita gente, depois cá os "fabricantes" só colocam os autocolantes da marca, esses bastidores são idênticos aos da Teka!
Boas
A partilha destes catalogos e preços, vai concerteza dar muito geito aqui ao pesoal.
Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):
- Painel de 3U's para as 3 tecnologias;
- Painel passa cabos;
- Painel de 19" cat. 6 com 24 portas RJ45;
- Prateleira de 19" com 200mm de profundidade;
- Régua de 19" de tomadas de energia elétrica c/ interruptor.
joaoosvaldo Escreveu:Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):
- Painel passa cabos;
joaoosvaldo Escreveu:Para o que pretende "ngp" equipar o bastidor com os seguintes equipamentos é suficiente (tendo como base os catálogos enviados):
- Painel passa cabos;
Já agora aproveito este tópico para colocar umas questões que são as seguintes:
Num edifício em que se usa a "tipologia": CVM -> CE (Caixa de Entrada de Cabos) -> ATI. Por exemplo para um Restaurante. Neste caso os tubos da PAT devem ser 2 de 40mm e devem sair do ATI ou da CE ? Quanto aos tubos de ligação entre a CVM e a CE devem ser no mínimo 3 de 50mm e entre a CE e o ATI pode ser apenas um tubo de 40mm, certo? Quanto às dimensões da CE pode ser do tipo C2 tendo em conta que é apenas uma fração, certo?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Varejo Escreveu:Boas, vais colocar a CE funções de CEMU?
A ideia era essa mas como trata-se de um Restaurante no fundo fica com funções de ATE. Era para ver se podia deixar de utilizar a C5 (armário único com: 800x900x200) mas agora estou com as minhas dúvidas de que esta solução seja válida. Ver esta questão das FAQ da Anacom:
17. Num edifício não residencial de um só fogo, é obrigatória a instalação de um armário de telecomunicações de edifício (ATE)?
Sim. O armário de telecomunicações de edifício (ATE) destina-se a albergar os dispositivos de transição entre as redes públicas e as redes do edifício, sendo por isso de instalação obrigatória em todos os edifícios.
Sempre que as dimensões do edifício o justifiquem, o projetista poderá fazer coincidir o ponto de distribuição (PD) com o ATE, recorrendo a um armário bastidor (recomendado), ou a um armário único com as dimensões mínimas de 800x900x200. (ver ponto 2.5.3.2 e capítulo 11 do manual ITED).
Ou seja, a solução: CVM -> CE -> ATI parece-me que não é permitida além de não estar no Manual. Mas gostava de obter a vossa opinião. Realmente para alguns casos utilizar uma C5 é um absurdo mas enfim
Mas, pelo teu proprio post, essa soluçao que queres e´ permitida!!
CVM - CEC - ATI (ou ATE neste caso, bastidor!)
Ou seja, se meteres um bastidor fica tudo congregado, e de acordo com o regulamento, parece-me.
Nunca a caixa CEC pode ter funçoes de CEMU, uma vez que e´ uma caixa vazia, nao equipada, somente para guia/enfiamento de cabos, dai o nome CEC - Caixa de Entrada de Cabos.
Note-se que a figura CEC nao existe no manual, antes e´ uma adaptaçao livre (a qual eu utilizo em projectos), justamente para facilitar a interpretaçao, e instalaçao, das redes de entrada, porque senao, imagine-se, teriam de interligar directamente da CVM da rua a um bastidor no interior.
Assim, sempre se passa por uma outra caixa (CEC) so´ para se ter ideia do caminho das tubagens, e cablagens.
gemini Escreveu:Mas, pelo teu proprio post, essa soluçao que queres e´ permitida!!
CVM - CEC - ATI (ou ATE neste caso, bastidor!)
Ou seja, se meteres um bastidor fica tudo congregado, e de acordo com o regulamento, parece-me.
Nunca a caixa CEC pode ter funçoes de CEMU, uma vez que e´ uma caixa vazia, nao equipada, somente para guia/enfiamento de cabos, dai o nome CEC - Caixa de Entrada de Cabos.
Note-se que a figura CEC nao existe no manual, antes e´ uma adaptaçao livre (a qual eu utilizo em projectos), justamente para facilitar a interpretaçao, e instalaçao, das redes de entrada, porque senao, imagine-se, teriam de interligar directamente da CVM da rua a um bastidor no interior.
Assim, sempre se passa por uma outra caixa (CEC) so´ para se ter ideia do caminho das tubagens, e cablagens.
Sim se for um bastidor fica tudo ok. Não fica é se for um ATI acho eu (pelo menos por uma interpretação "à letra" do Manual). Por isso no caso de se utilizar um ATI teria-se de utilizar um ATE no lugar da CE, por exemplo em armário único com 800x900x200 o que acho exageradíssimo
Boas, podes colocar um bastidor mural de 9 ou 11U´s e fica a cumprir o manual!
Um pouco na sequência deste tópico passado...
Tenho um edifício do tipo industrial com 2 pisos, sendo que coloquei 2 bastidores (1 em cada piso). Tenho também um ATE que está ligado ao bastidor 1 e que depois liga ao bastidor 2...
A minha dúvida é se essa configuração é a correcta? Para ter melhor qualidade de sinal nas tomadas coaxiais poderia ligar directamente o bastidor 2 ao ATE? Esta solução é possível?
ngp Escreveu:Um pouco na sequência deste tópico passado...
Tenho um edifício do tipo industrial com 2 pisos, sendo que coloquei 2 bastidores (1 em cada piso). Tenho também um ATE que está ligado ao bastidor 1 e que depois liga ao bastidor 2...
A minha dúvida é se essa configuração é a correcta? Para ter melhor qualidade de sinal nas tomadas coaxiais poderia ligar directamente o bastidor 2 ao ATE? Esta solução é possível?
Como é tudo a mesma fração (suponho eu) fazer a ligação: ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2. Não esquecer que a ligação entre pontos de distribuição em fibra ótica é com 1 cabo de 4 fibras.
ngp Escreveu:Um pouco na sequência deste tópico passado...
Como é tudo a mesma fração (suponho eu) fazer a ligação: ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2. Não esquecer que a ligação entre pontos de distribuição em fibra ótica é com 1 cabo de 4 fibras.
Sim, é na mesma fracção mas em pisos diferentes...
Para fazer os cálculos da atenuação dos coaxias de uma tomada ligada ao bastidor 2, terá de se contar a ligação ATE -> Bastidor 1 -> Bastidor 2 -> TT??