Questões sobre poupança de energia

Responder
RMSoares
Curioso
Curioso
Registado: 11 fev 2011, 12:25

Questões sobre poupança de energia

Mensagem por RMSoares »

Boas,
No prédio onde resido temos um grande problema com a factura da luz (em media são 140€/mês), para encontrar soluções onde economizar tenho algumas questões a que agradeço a vossa atenção.

Pontos de consumo
– são 70 lâmpadas de halogénio no prédio (40 lâmpadas no piso 0 e mais 6 no hall de cada andar)
– 8 lâmpadas florescentes distribuídas por 2 pisos de estacionamento
- 8 lâmpadas de halogénio em dois elevadores e 2 lâmpadas incandescentes nos halos dos pisos de estacionamento
– 1 portão de garagem
- 2 elevadores

As 8 lâmpadas fluorescentes embora possam estar acesas umas 6 horas por dia, mas sendo de baixo consumo não devem pesar muito na factura. Talvez pese mais na factura do condomínio o facto de se desgastarem com o ligar e desligar varias vezes ao dia.
Fara sentido deixa-las ligadas em dois períodos do dia (das 07 as 09 e das 17 as22) e depois serem ligadas por movimento ?
A ideia de as ter ligadas durante um grande período de tempo é evitar o consumo/desgaste com o arranque das lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas incandescentes embora não sejam nada economizadoras, são apenas 2 lâmpadas e estão acesas pouco tempo (estão ligadas a sensores de movimentos)
Neste caso é um sitio de passagem rápido (são 3 metros do elevador até a porta da garagem) tem de se lugar rapidamente (com outro tipo de lâmpada, ainda esta a acender e já estamos a sair do estacionamento), que lâmpada de baixo consumo se recomenda ?

Relativamente ao motor do portão da garagem e aos elevadores, não faço ideia do seu consumo, alguém me pode indicar onde posso obter a informação do seu consumo ?
Julgo que seja aqui o principal factor de termos uma factura demasiado alta, não sei como economizar neste ponto.

São 78 lâmpadas de halogénio que estão acesas em media 2 horas por dia, se cada lâmpada tiver um consumo de 30w deve corresponder a um valor mensal de 20€. Ou seja não é o que pesa na factura.
Mas mesmo assim antes de avançarmos para a substituição por lâmpadas economizadoras, vou propor desligarmos metade das lâmpadas (20 no piso 0 e 3 por piso)

Se me poderem ajudar a perceber o que pesa na factura e como reduzir o consumo agradeço.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Questões sobre poupança de energia

Mensagem por mpinto »

São lâmpadas de halogenio de 30W ou de 50W? Se são de 50W dará cerca de 37€ mais a taxa de potência. Qual é a potência contratada? Compensa meter lampadas LED ou fluorescentes para o mesmo projector. Nas outras fluorescentes tubolares compensa meter transformador electrónico. Quanto aos elevadores há o costume de (tb faço isso por vezes) chamar logo os dois etc se um elevador for suficiente pode desligar um ou então alertar o pessoal para não cometer o erro que já falei. Se é um prédio, provavelmente a exaustão é comum e pode estar sempre a funcionar, se for o caso pode meter relógio para funcionar só durante as horas em que é mais necessário. Há casos em que se esquecem do ar condicionado ligado na sala de condominio etc etc.
RMSoares
Curioso
Curioso

Mensagem por RMSoares »

mpinto Escreveu:São lâmpadas de halogenio de 30W ou de 50W? Se são de 50W dará cerca de 37€ mais a taxa de potência.
as lâmpadas de halogenio são de 30W.

Esse valor calculado de 37€ corresponde a 26% da factura mensal de electrecidade, pelo que os restantes equipamentos (elevadores, motor do portão e exaustor) devem consumir os restantes 74%.

Como posso saber o consumo desses aparelhos ? Como posso saber qual o aparelho que mais consome ?
mpinto Escreveu:Qual é a potência contratada?
Essa informação esta indicada no contador ?
mpinto Escreveu:Se é um prédio, provavelmente a exaustão é comum e pode estar sempre a funcionar, se for o caso pode meter relógio para funcionar só durante as horas em que é mais necessário.
Estava-me a esquecer do exaustor que temos nas garagens, vou ver se tem relogio, mas deverá ser dificil só liga-lo em determinadas horas do dia. Pois um dos condominos tem um carro que sempre que passa o exaustor liga-se e fica algum tempo a trabalhar. Se nesse periodo o exaustor não funcionar corre-se o risco da acumulação de gaze.
mpinto Escreveu:Há casos em que se esquecem do ar condicionado ligado na sala de condominio etc etc.
Neste caso não temos sala do condominio ou ar condinionado em areas comuns
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

RMSoares Escreveu:
mpinto Escreveu:São lâmpadas de halogenio de 30W ou de 50W? Se são de 50W dará cerca de 37€ mais a taxa de potência.
as lâmpadas de halogenio são de 30W.

Esse valor calculado de 37€ corresponde a 26% da factura mensal de electrecidade, pelo que os restantes equipamentos (elevadores, motor do portão e exaustor) devem consumir os restantes 74%.

Como posso saber o consumo desses aparelhos ? Como posso saber qual o aparelho que mais consome ?
Devem ter chapa de caracteristicas. O consumo para além da potencia depende do tempo. Em rigor só instalando um contador para cada sistema. Isto se não sabe a potencia e o tempo de funcionamento exacto.
mpinto Escreveu:Qual é a potência contratada?
Essa informação esta indicada no contador ? Pode ver no limitador de potencia, caso exista (veja para que intensidade está regulado). Mas é um dado que, normalmente, vem na factura.
mpinto Escreveu:Se é um prédio, provavelmente a exaustão é comum e pode estar sempre a funcionar, se for o caso pode meter relógio para funcionar só durante as horas em que é mais necessário.
Estava-me a esquecer do exaustor que temos nas garagens, vou ver se tem relogio, mas deverá ser dificil só liga-lo em determinadas horas do dia. Pois um dos condominos tem um carro que sempre que passa o exaustor liga-se e fica algum tempo a trabalhar. Se nesse periodo o exaustor não funcionar corre-se o risco da acumulação de gaze.

Referia-me tb à exautão das cozinhas. Por vezes o que existe no apartamento, embora pareça, não é um exaustor.
mpinto Escreveu:Há casos em que se esquecem do ar condicionado ligado na sala de condominio etc etc.
Neste caso não temos sala do condominio ou ar condinionado em areas comuns
Bombas de saneamento ou de bombagem da água, não tem? Neste último caso pode compensar um variador para ter caudal contante.
RMSoares
Curioso
Curioso

Mensagem por RMSoares »

mpinto Escreveu: Bombas de saneamento ou de bombagem da água, não tem? Neste último caso pode compensar um variador para ter caudal contante.
Tambem já me esquecia das bombas e já agora o alarme de CO2

Mas esses equipamentos raramente funcionam, com excepção das bombas que no inverno devem estar constantemente a funcionar.

Tenho de arranjar maneira de identificar o consumo de cada um desses equipamentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”