Estores Electricos em WC

nvno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jul 2011, 12:31

Estores Electricos em WC

Mensagem por nvno »

Boa noite,

Tenho uma dúvida em relação aos estores elétricos instalados nas casas de banho. Na obra que estou a executar tenho um estore elétrico mesmo por cima de uma banheira. A minha pergunta é onde posso por o comando do estore? Seria de bom senso colocar o comando no exterior da wc?

Obrigado.
Cmprs,
Nuno Guerreiro
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Estores Electricos em WC

Mensagem por jaimereis »

boas

faça a sua apresentação

leia as regras do forum

preencha o seu perfil
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

As regras para a instalação de aparelhagem de comando nas WC's são as seguintes:

Volume 0: Proibida a instalação;

Volume 1: Proibida - Exceto de circuitos alimentados a TRS a 12Vca ou 30Vcc;

Volume 2: Proibida - Exceto se circuitos alimentados a TRS a 12Vca ou 30Vcc e permitidas tomadas alimentadas por transformador de separação;

Volume 3: Permitida - Se a aparelhagem:

a) For alimentada por transformador se separação;
b) Por TRS (U<=25V);
c) Se protegida por diferencial de alta sensibilidade de 30mA (ou com maior sensibilidade, ex.: 10mA).

Atenção ainda aos índices de proteção para os diferentes volumes de proteção das WC's.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

nvno Escreveu:Boa noite,

Tenho uma dúvida em relação aos estores elétricos instalados nas casas de banho. Na obra que estou a executar tenho um estore elétrico mesmo por cima de uma banheira. A minha pergunta é onde posso por o comando do estore? Seria de bom senso colocar o comando no exterior da wc?

Obrigado.
Cmprs,
Nuno Guerreiro
Boas
Concordo plenamente, que o bom senso é colocar o comando do estore no exterior do wc, por exemplo junto do comando da iluminação.
Cpts.
Energy
nvno
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 jul 2011, 12:31

Mensagem por nvno »

obrigado pessoal...

A minha pergunta ia mesmo ao encontro de se é 'normal' colocar o comando no exterior da wc. E de mesmo assim, não existe problema por estar a canalização embutida? o mesmo com o motor da preciana?

cmprs,
Nuno Guerreiro
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Boa questão esta, que também me deparei com ela à pouco tempo..

Eu ponderava fazer da seguinte forma:

- junto à janela colocar uma caixa de aparelhagem com tampa, de IP adequado (uma vez que fica junto da banheira), que serviria para interligar os cabos de comando do motor do estore, com a cablagem a instalar entre este ponto e as teclas de comando do estore, que, porventura, ficariam do lado de fora da WC junto ao comando da iluminação.

Acho que seria (será) o mais correcto.
Learning is the goal!!
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

nvno Escreveu:obrigado pessoal...

A minha pergunta ia mesmo ao encontro de se é 'normal' colocar o comando no exterior da wc. E de mesmo assim, não existe problema por estar a canalização embutida? o mesmo com o motor da preciana?

cmprs,
Nuno Guerreiro
Tenho uma duvida relacionada com este assunto, toda a gente fala em zonas para banheiras e o mesmo não se passa com os lavatorios da WC??? Que atenção devemos ter para os lavatorios das WC's?
Cumprimentos
Rocha
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Não existe qq limitação à instalação de equipamentos ou canalizações relativamente aos lavatórios (mas haja bom senso). As zonas são definidas a partir das banheiras ou bases de chuveiro. Quanto à instalação de aparelhagem dentro das casas de banho, os interruptores não têm que estar da parte de fora dos WC, desde que respeitem as referidas zonas. Recomendo a consulta do quadro 701GB das Régras Técnicas.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Rocha_28359 Escreveu:
nvno Escreveu:obrigado pessoal...

cmprs,
Nuno Guerreiro
Tenho uma duvida relacionada com este assunto, toda a gente fala em zonas para banheiras e o mesmo não se passa com os lavatorios da WC??? Que atenção devemos ter para os lavatorios das WC's?
Os volumes de proteção aplicam-se apenas a zonas de banho (bases de duche, banheiras, etc.).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para instalar aparelhagem de comando normal, fora do volume 3 dos wcs, com bases de duches, ou banheiras, e dentro dos próprios wcs, é preciso que estes wcs tenham uma area grande, o que na verdade não é muito fácil encontrar.
Ou seja a aparelhagem terá de possuir IP adequado, e estar a mais de 3 metros do bordo da banheira ou de um chuveiro.
Ou será que estou a interpretar mal as RTIEBT???
Anexos
002.JPG
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Tou a ver que o amigo "ENERGY" já está a fazer uso da prenda :wink: .

Sim se fosse para instalar fora do volume 3 seriam os tais 3 metros o que realmente não é muito fácil de encontrar. Mas é permitido instalar aparelhagem nos restantes volumes têm é de ser garantidas as medidas que já referi anteriormente.

Volume 2: Proibida - Exceto se circuitos alimentados a TRS a 12Vca ou 30Vcc e permitidas tomadas alimentadas por transformador de separação;

b) Por TRS (U<=25V);
c) Se protegida por diferencial de alta sensibilidade de 30mA (ou com maior sensibilidade, ex.: 10mA).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

joaoosvaldo Escreveu:Tou a ver que o amigo "ENERGY" já está a fazer uso da prenda :wink: .

Sim se fosse para instalar fora do volume 3 seriam os tais 3 metros o que realmente não é muito fácil de encontrar. Mas é permitido instalar aparelhagem nos restantes volumes têm é de ser garantidas as medidas que já referi anteriormente.

b) Por TRS (U<=25V);
Boas
Amigo "joaoosvaldo" a prenda cá em casa não serve só para encher a estante de livros.
Serve para aprender algo e esclarecer dúvidas que vão surgindo.
Quando não encontro a resposta, recorro aqui ao pessoal, que por vezes têm a resposta na ponta da lingua, o que é otimo :D
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

ENERGY Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Tou a ver que o amigo "ENERGY" já está a fazer uso da prenda :wink: .

b) Por TRS (U<=25V);
Boas
Amigo "joaoosvaldo" a prenda cá em casa não serve só para encher a estante de livros.
Serve para aprender algo e esclarecer dúvidas que vão surgindo.
Quando não encontro a resposta, recorro aqui ao pessoal, que por vezes têm a resposta na ponta da lingua, o que é otimo :D
Claro que sim concordo totalmente :) .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Áparte dessa "limitação" em colocar as aparelhagens no interior da WC, gostava de um feedback relativamente a esta hipótese de solução:
gemini Escreveu:Eu ponderava fazer da seguinte forma:
- junto à janela colocar uma caixa de aparelhagem com tampa, de IP adequado (uma vez que fica junto da banheira), que serviria para interligar os cabos de comando do motor do estore, com a cablagem a instalar entre este ponto e as teclas de comando do estore, que, porventura, ficariam do lado de fora da WC junto ao comando da iluminação.
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

gemini Escreveu:Áparte dessa "limitação" em colocar as aparelhagens no interior da WC, gostava de um feedback relativamente a esta hipótese de solução:
gemini Escreveu:Eu ponderava fazer da seguinte forma:
Se existir altura suficiente na WC colocar a caixa estanque acima dos 2.25m para que já esteja no volume de proteção 2 da WC.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Dúvidas”