Que aparelho é este

Responder
Manuel Glórias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 out 2012, 18:31

Que aparelho é este

Mensagem por Manuel Glórias »

Olá a todos.
A minha questão é a seguinte:
Tenho cá em casa um aparelho que avariou e funciona como comutador de escada e interruptor simples.
Ou seja, tem dois botões. Um ativa a comutação no corredor cá de casa e outro comanda uma lâmpada do quintal.
Como o aparelho avariou, preciso de o substituir mas não sei que tipo de aparelho é.
Será um comutador de escada duplo ou outra coisa qualquer?
Eu tenho cá um comutador duplo mas não consigo acertar com as ligações para a comutação. A função de interruptor simples parece-me fácil, o pior é mesmo a parte da comutação.
Se alguém pudesse ajudar com uma espécie de esquema ou algo parecido eu agradecia imenso.

Cumprimentos e desde já muito obrigado.
Anexos
Aparelho elétrico2.jpg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Que aparelho é este

Mensagem por ENERGY »

Manuel Glórias Escreveu:Olá a todos.
A minha questão é a seguinte:
Tenho cá em casa um aparelho que avariou e funciona como comutador de escada e interruptor simples.
Ou seja, tem dois botões. Um ativa a comutação no corredor cá de casa e outro comanda uma lâmpada do quintal.
Como o aparelho avariou, preciso de o substituir mas não sei que tipo de aparelho é.
Será um comutador de escada duplo ou outra coisa qualquer?
Eu tenho cá um comutador duplo mas não consigo acertar com as ligações para a comutação. A função de interruptor simples parece-me fácil, o pior é mesmo a parte da comutação.
Se alguém pudesse ajudar com uma espécie de esquema ou algo parecido eu agradecia imenso.

Cumprimentos e desde já muito obrigado.
Boas
O aparelho que apresenta na imagem é que descreve, é um comutador de escada duplo, ou seja a 1ª tecla faz comutação, com outro comutador, e a 2ª tecla faz de interruptor.
Aqui vai um link, aonde se bebate este tema e tem em PDF esquema de ligação, se pesquisar encontra outros aqui pelo forum.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... cada+dupla
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas, só tem de comprar um cumutador de escada duplo serie Algarve Electro Ceramica. e com o novo no lugar trocar os fios conforme estão ligados.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

DEUS AMIGO Escreveu:Boas, só tem de comprar um cumutador de escada duplo serie Algarve Electro Ceramica. e com o novo no lugar trocar os fios conforme estão ligados.
Boas
Essa serie Algarve, era boa e durtadoura, mas já dificilmente encontra à venda.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

A titulo de curiosidade, fiz uma pesquisa na net e encontrei alguém que parece ter isto em stock:
http://www.elpe.pt/index.php?manufacturers_id=223

Só tinha pena de que por vezes as bases de cerâmica partirem a quando da instalação, no caso das tomadas e do material quebradiço, que eram feitos os espelhos. Qualquer torção e eles partiam. Bastava o moço deixar cair um, que ele ficava sem direito a cerveja de tarde...
Mas que duravam, duravam. Ainda hoje é o dia que temos isto instalado, em locais de muito movimento, por exemplo WCs públicos.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas, bases e espelhos se não tivesses cuidado partiam logo.

Já apanhei algumas assistências com tomadas que "arderam" quase sempre foram tomadas da serie Algarve.

As tomadas são de aperto mecânico com parafuso, julgo que a malta até apertava bem, mas com os anos ficavam "frouxos" e os neutros derretiam!

Alguns diziam que ligavam o aquecedor no quarto e a tomada do outro sem nada ligado começava a deitar fumo!

A dita fornalha! :mrgreen:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Manuel Glórias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Muito obrigado a todos. Não posso ver o link. Não ainda tenho permissão.
Manuel Glórias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Comprei um comutador de escada duplo da legrand . Já agora vejam lá se as ligações da imagem estão corretas. Estive a testar com um multímetro e parecem-me bem.

Obrigado mais uma vez.
Cumprimentos
Anexos
Comutador de escada duplo.JPG
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Manuel Glórias Escreveu:Comprei um comutador de escada duplo da legrand . Já agora vejam lá se as ligações da imagem estão corretas. Estive a testar com um multímetro e parecem-me bem.

Obrigado mais uma vez.
Cumprimentos
Independentemente da poupança que quer fazer, use condutores com a coloração correcta e recomendada para condutores de fase. Uma das três: preto, castanho ou cinza.
Nunca use o condutor bicolorido, verde-amarelo, para fazer o que fez.
Todos nós sabemos que é cobre por fora e pvc por dentro, secção adequada e vai cumprir o que queremos que faça, que é conduzir corrente electrica, mas...
Um busca-pólos e um alicate, não faz de nós electricistas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:
Manuel Glórias Escreveu:Comprei um comutador de escada duplo da legrand . Já agora vejam lá se as ligações da imagem estão corretas. Estive a testar com um multímetro e parecem-me bem.

Obrigado mais uma vez.
Cumprimentos
Independentemente da poupança que quer fazer, use condutores com a coloração correcta e recomendada para condutores de fase. Uma das três: preto, castanho ou cinza.
Todos nós sabemos que é cobre por fora e pvc por dentro, secção adequada e vai cumprir o que queremos que faça, que é conduzir corrente electrica, mas...
Boas
Amigo Nelmindo
Por vezes o pensamento, não é coinsidente com a escrita.
"Todos nós sabemos que é cobre por fora e pvc por dentro" :D
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Cá para mim não está bem( está a fazer chante nas sidas da comutação!) tem de fazer o chante na seta de entrada nas duas posições! as duas setas uma ao lado da outra são saidas de cada comutação estarei errado?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas, o deus amigo tem razão, estás a ligar nas saídas, tens de colocar nas setas para "dentro"!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:
nelmindo Escreveu:

Obrigado mais uma vez.
Cumprimentos
Boas
Amigo Nelmindo
Por vezes o pensamento, não é coinsidente com a escrita.
"Todos nós sabemos que é cobre por fora e pvc por dentro" :D
Tem razão, estava tão entusiasmado com a resposta, que cometi a "gafe". Mas acho que me perdoam.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”