Olá,
Tenho que trocar uma tomada antiga de dois pinos (a tomada não tem terra) por uma tomada no padrão novo.
Ao abrir a caixa há 4 fios iguais, mesma cor (azul), ligados em pares no fase e no neutro. Dois fios vem de um conduíte de cima da caixa, e os outros dois fios vem (ou vão) para a esquerda.
Ao tentar fazer este esquema na tomada nova, o disjuntor desarma ao tentar religar. Como sou leigo, eu nem me liguei de conferir exatamente qual é o fase e qual o neutro.
Agora desconfio que há quatro fios (dois no tubo de cima e dois no debaixo) por ser uma gambiarra do antigo eletricista que fez a casa da minha sogra, pois uma tomada na bancada da cozinha deixou de funcinoar (a esquerda da tomada que estou consertando)
O que eu preciso saber é como identificar o fio fase e o fio neutro, pois são da mesma cor, e o que fazer com o par de fio adicional que eu não sei o que fazer...
Obrigado para quem puder me ajudar, pois sou leigo no assunto.
1 tomada antiga, 4 fios iguais, como saber?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 12 out 2012, 23:21
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: 1 tomada antiga, 4 fios iguais, como saber?
Boaskikomasuda Escreveu:Olá,
Tenho que trocar uma tomada antiga de dois pinos (a tomada não tem terra) por uma tomada no padrão novo.
Ao abrir a caixa há 4 fios iguais, mesma cor (azul), ligados em pares no fase e no neutro. Dois fios vem de um conduíte de cima da caixa, e os outros dois fios vem (ou vão) para a esquerda.
Ao tentar fazer este esquema na tomada nova, o disjuntor desarma ao tentar religar. Como sou leigo, eu nem me liguei de conferir exatamente qual é o fase e qual o neutro.
Agora desconfio que há quatro fios (dois no tubo de cima e dois no debaixo) por ser uma gambiarra do antigo eletricista que fez a casa da minha sogra, pois uma tomada na bancada da cozinha deixou de funcinoar (a esquerda da tomada que estou consertando)
O que eu preciso saber é como identificar o fio fase e o fio neutro, pois são da mesma cor, e o que fazer com o par de fio adicional que eu não sei o que fazer...
Obrigado para quem puder me ajudar, pois sou leigo no assunto.
Se tem 2 condutores a vir de um tubo e outros 2 a vir de outro tubo, é só ligar 1 fio de um tubo com outro fio do outro tubo, e fazer o mesmo com o outro fio.
Atenção que não pode ligar os 2 fios juntos que vêm do mesmo tubo, senão pummmmmmm.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Já está dada a resposta, mas se quer indentificar a fase com um busca polos no minimo consegue!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva,
O busca-polos pode acender no neutro. Com um multímetro pode ver qual é a fase em relação à terra.
Cumps,
Bruno
O busca-polos pode acender no neutro. Com um multímetro pode ver qual é a fase em relação à terra.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasBLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Neste tópico a tomada não tem condutor de terra.
Portanto com o multimetro apenas poderia ver quais os condutores da alimentação.
Cpts.
Energy
Energy