Boasruka Escreveu:Bom tém várias hipóteses:Bruno Maia Escreveu:Entao o que é que eu posso fazer para que isso nao volte a acontecer? terei que retirar os leds?
cumprimentos.
1ª-Utilizar um interuptor que corte a fase e o neutro, o que não será viável em todos os casos.
2ª -Ligar no suporte da lâmpada, em paralelo com esta uma resistência ( ou melhor ainda utilizar um condensador aproveitando a sua reatância capacitiva ) para desviar da lâmpada LED parte da corrente parasita .
CONTRAS DA SEGUNDA SOLUÇÂO , um acréscimo de corrente absorvida pela resistência o que aumentará o consumo global do circuito.
Obs. A solução pela colocação de uma resistência em paralelo com uma lâmpada económica já se encontra debatida neste fórum, a solução apresentada também se aplica com lámpadas LED.
1 - Partindo do principio, que estamos a falar de instalações de uso doméstico.
Logo fazer a substituição de um interruptor simples, por outro com corte de neutro, implica para muitos, chamar um eletricista para alterar o enfiamento de condutores referente à derivação.
2 - Numa instalação doméstica, em que muito boa gente, tem um simples casquilho no teto com uma lampâda, ou candeeiro com um ou mais casquilhos, instalar nesse casquilho, ou casquilhos, de forma visivél uma resistência em paralelo, ou um condensador, não me parece muito estético, e seguro.
Por tudo isto é que digo que este trabalho, em instalações domésticas, não é muito ezequivél.