amigos, uma grande duvida

amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: amigos, uma grande duvida

Mensagem por amoreira »

Boas,
Já fiz alguns projectos de licenciamento semelhantes e a tal regra
de 1 tomada por cada 10m2 nunca foi exigido.

Seja como for, se o armazém tiver por ex. 200m2 não tens de colocar 20 tomadas,
pois existem regras para achar a área útil, que será apenas uma percentagem dessa
área (temos de descontar a área ocupada pelo mobiliário, máquinas etc.)
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

moreira Escreveu:Boas,

pois existem regras para achar a área útil, que será apenas uma percentagem dessa
Boas, pode ser a regra das tomadas por posto de trabalho ou 1 tomada por cada 10m2 de área útil, portanto num armazém sem uso especifico não se pode tirar muita area util porque não se sabe o que vai levar, e em relação ao exigir, ainda na semana passada vi uma instalação certificada ITED em que o certificador nem os coaxiais NQ2A viu, que por acaso nem sequer estava a funcionar, apenas andou a testar pares de cobre!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Varejo Escreveu:

Boas, pode ser a regra das tomadas por posto de trabalho ou 1 tomada por cada 10m2 de área útil, portanto num armazém sem uso especifico não se pode tirar muita area util porque não se sabe o que vai levar, e em relação ao exigir, ainda na semana passada vi uma instalação certificada ITED em que o certificador nem os coaxiais NQ2A viu, que por acaso nem sequer estava a funcionar, apenas andou a testar pares de cobre!!

Boas

Não se espantem uma vez que maior parte dos inspectores não o tem mínimo de conhecimentos e equipamentos para testar a rede de coaxial.
Para que a rede de coaxial fosse testada eles teriam de ter um equipamento que injectasse o sinal à entrada da rede e depois outro para medir o sinal nas tomadas, mas primeiro teriam que aprender a utilizalos.
Cpt

Rebelo Cruz
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Mensagem por luisguerreiro »

rebelocruz Escreveu:
Varejo Escreveu:

Boas

Não se espantem uma vez que maior parte dos inspectores não o tem mínimo de conhecimentos e equipamentos para testar a rede de coaxial.
Para que a rede de coaxial fosse testada eles teriam de ter um equipamento que injectasse o sinal à entrada da rede e depois outro para medir o sinal nas tomadas, mas primeiro teriam que aprender a utilizalos.
nao acredito que os inspectores nao tenham medidores de campo e uma geradora de sinal...onde trabalho temos uma geradora de sinal e um medidor de campo televez, e nao certificamos intalaçoes, é para o ensaio, nao e muinto dificil de trabalhar, pelo menos as operaçoes basicas que precisamos...
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Em situações destas tenho seguido dois caminhos:

- Se o espaço vai ficar vazio até alguém o adquirir e decidir o que fazer com ele, deixo uma c1 ou c2 à entrada ( consoante o tamanho do espaço) e ponho nas observações da ficha que o espaço será alvo de projecto específico no futuro. Claro que neste caso não dá para pedir a ligação à rede até ser entregue o projecto específico e a instalação ser certificada.

- Se já existem dados sobre a utilização do espaço, dimensiono a instalação tendo em conta a utilização prevista (postos de trabalho, etc...). Neste caso não utilizo a recomendação dos 10m3 por uma quetão de bom senso. Um exemplo: um armazém para madeira com 1500 m2 que só vai ter um pequeno escritório e três funcionários. Não tinha lógica nenhuma instalar 150 tomadas!!!

Até agora já tive várias situações do género em vários pontos do país, com diversas entidades inspectoras, e nunca tive problemas...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

sohc Escreveu:Em situações destas tenho seguido dois caminhos:

- Se o espaço vai ficar vazio até alguém o adquirir e decidir o que fazer com ele, deixo uma c1 ou c2 à entrada ( consoante o tamanho do espaço) e ponho nas observações da ficha que o espaço será alvo de projecto específico no futuro. Claro que neste caso não dá para pedir a ligação à rede até ser entregue o projecto específico e a instalação ser certificada.

- Se já existem dados sobre a utilização do espaço, dimensiono a instalação tendo em conta a utilização prevista (postos de trabalho, etc...). Neste caso não utilizo a recomendação dos 10m3 por uma quetão de bom senso. Um exemplo: um armazém para madeira com 1500 m2 que só vai ter um pequeno escritório e três funcionários. Não tinha lógica nenhuma instalar 150 tomadas!!!

Até agora já tive várias situações do género em vários pontos do país, com diversas entidades inspectoras, e nunca tive problemas...
Boas, correcto é isso que tenho dito, até o próprio manual diz que se deve fazer o projecto para uso profissional de acordo com as necessidades do cliente!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
fcasais
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2007, 17:03

Mensagem por fcasais »

Boas,

Tb gostaria de tentar esclarecer-me.
No caso de um Armazem (sem ser para ficar em tosco) apenas com necessidades para 2 escritórios de 12m2 cada no primeiro piso e uma zona para uma caixa registadora no r/c quais seriam as vossas sugestões.
Da discussão fiquei sem perceber se chamam CEMU ou não.
necessito mesmo de um espaço técnico com um ATE ou pode pode ser ligado do exterior da dita "CEMU" (ou outro nome) ao ATI.

o que sugerem?

Obrigado
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Depende, eu normalmente coloco o nome ATE.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
fcasais
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2007, 17:03

Mensagem por fcasais »

ATE, ok.

Seria localizado no edificio "dentro" de um ETE, certo?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

fcasais Escreveu:ATE, ok.

Seria localizado no edificio "dentro" de um ETE, certo?
Boas, se tiveres uma área técnica para colocar esses equipamentos que fazem parte do ATE, sim podes chamar de ETE (espaço técnico do edifício) e se por acaso não tiveres uma sala, mas apenas 1 parede etc. apenas denominas de ATE todo o conjunto de caixas (rg-pc bastidor etc.) faz tudo parte do ATE.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

boas pessoal ora estive a ler com alguma atenção os comentarios deste topico e penso q a minha dúvida se enquadre aqui pois tehno q fazer um projecto ited para um posto de abastecimento, tenho algumas duvidas em geral qto a forma de projectar isto da melhor maneira. de acordo com requerente previ o numero de tomadas para tv para telefone e dados consoante o que me pediram mas n sei se esta bem estruturado e projectado dai pedia a vossa opinião sobre o anexo que aqui coloco.

ps- ao diametros dos cabos q se encontram projectados são comerciais e não internos.
Anexos
Esc 1100_Planta RC-Model.rar
(79.93 KiB) Transferido 146 vezes
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

a mim esse parece-me bem! só não sei o que é o CEC ?!? os cabos não deveriam ir directamente da caixa de visita ao ATI ?!? visto que a CEC fica no passeio também?
Learning is the goal!!
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

pq 2X25 nos arrumos?

Se os ambientalistas vêm aí o PVC :lol: Usa-se o PEAD.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

tens razão miguel eu é q estava inicialmente a prever outra tomada e dps esquecime de mudar o n de tubos.
gemini CEC= caixa de entrada de cabos e ela ja esta dentro do terreno e não no passeio, essa era uma das minha dúvidas!! se deveria ou n por a cec. o qto ao rest5o axam q tá bom!? abraço
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Eu acho que devias de chamar ou ATI ou Bastidor, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra, e como projectista tu tens de decidir o que vais usar. Falta-te o ATE na parte de fora da parede.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”