Vestiria a uma obra
Vestiria a uma obra
Boas eu gostava de saber o que é necessário fazer, ou o que aconselham que se deve fazer para se fazer uma vestiria a uma obra. Porque eu sou novo nisto e tenho que fazer uma vistoriar a um estaleiro e depois assinar o termo de responsabilidade.
Eu sei que de vede de medir a resistência de terra, ver se todas as tomadas estão a funcionar.
Por isso o que me aconselham fazer?
Eu sei que de vede de medir a resistência de terra, ver se todas as tomadas estão a funcionar.
Por isso o que me aconselham fazer?
Re: Vestiria a uma obra
Broas
Ou é de mim ou deves melhorar a escrita, pois tens muitos erros
Depois deves ir á obra, verificar tudo, desde medições de terra, verificar os diferenciais, dijuntores (ter atenção também ás dimensões dos cabos que utilizam, por vezes usam disjuntores de 32A para as tomadas com cabo de 2,5mm), e uma inspecção visual de toda a instalação também é importante.
Ou é de mim ou deves melhorar a escrita, pois tens muitos erros

Depois deves ir á obra, verificar tudo, desde medições de terra, verificar os diferenciais, dijuntores (ter atenção também ás dimensões dos cabos que utilizam, por vezes usam disjuntores de 32A para as tomadas com cabo de 2,5mm), e uma inspecção visual de toda a instalação também é importante.
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22

Olá
Vou ser directo contigo....
Depois de ler o teu post algo me diz que a tua melhor opção era arranjares um técnico experiente e habilitado, para ver a instalação. Assim aprendes e ficas a saber tudinho
sobre o assunto e a instalação. E ficas garantido que a vistoria não vai dar barraca....
No entanto, e em conformidade com o espirito de entre ajuda deste forum, para podermos dar aqui umas ajudas com qualidade, precisas se descreveres melhor a instalação:
- Que tipo de instalação é?
- A instalação é nova ou existente?
- Tem projecto? ou não? - Diz qual é a potencia a alimentar
- e outras que considerares relevantes
- Tens carteira profissional de "técnico de execução?
......
Cumprimentos

Não tinha reparado!.... é um estaleiro!!!!
Se já está a funcionar há muito tempo, é raro que que não esteja tudo mal amanhado.
Para vistoriar nessas condições há geralmente que alterar e verificar muitas coisas
(os "donos" do estaleiro até se passam...")
Se fôr novo, geralmente ainda não tiveram muito tempo para atamancar....
Para além das verificações que o ChecKmat e o Miguel Rocha te sugeriram
há que verificar principalmente:
- Condições de instalação e adequação do quadro(ou quadros) e protecções ....
- Condições de instalação (passagem) dos cabos e adequação destes aos locais ....
- Adequação dos equipamentos de ligação (tomadas) e outros, aos locais....
E "montes" de pormenores que têm que ser vistos!!!!
Tudo de acordo com o RTIEBT...... no que respeita a estaleiros....
Cumprimentos
PS:
Nunca se assina um Termo de Responsabilidade com leveza!.... a maior parte das pessoas que conheço assinam termos de responsabilidade de exploração de instalações, recebem "tuta e meia" (às vezes é de borla) e nunca pôem lá mais os pés....
Não sabem, mas "têm a cabeça no cepo"....
CUIDADO!!!!! Se houver um acidente é ele o Responsável,. Em caso de acidente mortal (pode acontecer perfeitamnete) pode acabar na barra do tribunal acusado de homicidio por negligência.
O técnico Responsável tem obrigações e deveres. Tem por isso poder para obrigar o dono da instalação a manter tudo nos conformes e caso este se recuse.... deverá numa primeira instância fazer relatório à DGE e em ultima instância demitir-se da função.
Vai lá a vistoria da DGE.....e......
Para quem não sabe (uma larga maioria) dever-se-á fazer um contrato com a entidade exploradora da instalação a troco de uma retribuição mensal ( proporcional à importância e riscos das instalações).....
Essa quantia pagará o assumir da Responsabilidade em si, bem como as necessárias deslocações e tempo dispendido para vistoriar a instalação.
Para informações mais detalhadas consultar "ESTATUTO DO TÈCNICO RESPONSÀVEL"
Cumprimentos
Nunca se assina um Termo de Responsabilidade com leveza!.... a maior parte das pessoas que conheço assinam termos de responsabilidade de exploração de instalações, recebem "tuta e meia" (às vezes é de borla) e nunca pôem lá mais os pés....
Não sabem, mas "têm a cabeça no cepo"....
CUIDADO!!!!! Se houver um acidente é ele o Responsável,. Em caso de acidente mortal (pode acontecer perfeitamnete) pode acabar na barra do tribunal acusado de homicidio por negligência.
O técnico Responsável tem obrigações e deveres. Tem por isso poder para obrigar o dono da instalação a manter tudo nos conformes e caso este se recuse.... deverá numa primeira instância fazer relatório à DGE e em ultima instância demitir-se da função.
Vai lá a vistoria da DGE.....e......
Para quem não sabe (uma larga maioria) dever-se-á fazer um contrato com a entidade exploradora da instalação a troco de uma retribuição mensal ( proporcional à importância e riscos das instalações).....
Essa quantia pagará o assumir da Responsabilidade em si, bem como as necessárias deslocações e tempo dispendido para vistoriar a instalação.
Para informações mais detalhadas consultar "ESTATUTO DO TÈCNICO RESPONSÀVEL"
Cumprimentos
É que eu sou estagiário, e infelizmente não tenho ninguém que me diga o que devo fazer aqui na empresa, só me dizem tens que tenho que ir ver se ta direito e assinar o termo de responsabilidade.
O projecto foi implementado por um sub empreiteiro.
A instalação tem:
Uma grua de 30KVA,
Um quadro parcial de 23,4KVA
Iluminação do estaleiro 5KVA
Pimenteiros (Alimentação de tomadas de obra) 15KVA
Sendo por isso alimentado a 74KVA
Eu tenho estas dúvidas porque quando estamos a estudar ninguém nos ensina o que se deve de fazer na prática!
E já agora eu só agora e que vou pedir a carteira profissional.
E obrigado pela ajuda
O projecto foi implementado por um sub empreiteiro.
A instalação tem:
Uma grua de 30KVA,
Um quadro parcial de 23,4KVA
Iluminação do estaleiro 5KVA
Pimenteiros (Alimentação de tomadas de obra) 15KVA
Sendo por isso alimentado a 74KVA
Eu tenho estas dúvidas porque quando estamos a estudar ninguém nos ensina o que se deve de fazer na prática!
E já agora eu só agora e que vou pedir a carteira profissional.
E obrigado pela ajuda
A minha opinião é:
Ninguém nasce ensinado, as coisas aprendem-se com a prática, ou pode ser-nos dado um empurrãozinho por quem ja domina o assunto...
Pelo que escreves-te noto que estás muito inseguro tens que ser directo com as pessoas que te mandaram fazer isso, e dizer-lhes se te sentes à vontade para o fazer ou se estás a aprender e tens ainda dúvidas acerca de algumas coisas.
(A comunicação é importante).
Por outro lado acredito nas pessoas e na sua responsabilidade, cada um de nos é capaz da tarefa mais dificil tem é que se debruçar sobre o assunto com garra, vontade, reponsabilidade e humildade.
As maior parte das coisas são desvalorizadas, não é para te meter medo mas vê o nome do documento que tens de assinar, termo de responsabilidade o que não deve assustar mas sim motivar, para que erros não sejam cometidos. Pois se algo dá para o torto sabes quem vão chamar.
Tens que dominar os orgãos de uma instalação saber como funcionam para que servem e em que condições se utilizam, e por aí em diante.
Digo-te não tenho muita experiência ainda, mas tenho noção das coisas que são importantes numa instalção e são bastantes.
-Materiais da instalação adequados (cabos e barramento para determinada corrente, liagdores, etc )
-Montagem dos materiais (ligações bem feitas se vires que varios parafusos se encontram mal apertados podes sugerir manutenção, numero de pontos de acesso por circuito, etc)
-Protecções (é claro que não podes deixar de ser minuncioso (dispositivos de protecção, resistencia de terra, continuidade, selectividade mt importante, etc etc ))
-envolvente da instalação
entre tantas outras coisas que me estarei a esqucer...
Se estas preparado para tal Boa sorte e etica profissional
Saudações
Ninguém nasce ensinado, as coisas aprendem-se com a prática, ou pode ser-nos dado um empurrãozinho por quem ja domina o assunto...
Pelo que escreves-te noto que estás muito inseguro tens que ser directo com as pessoas que te mandaram fazer isso, e dizer-lhes se te sentes à vontade para o fazer ou se estás a aprender e tens ainda dúvidas acerca de algumas coisas.
(A comunicação é importante).
Por outro lado acredito nas pessoas e na sua responsabilidade, cada um de nos é capaz da tarefa mais dificil tem é que se debruçar sobre o assunto com garra, vontade, reponsabilidade e humildade.
As maior parte das coisas são desvalorizadas, não é para te meter medo mas vê o nome do documento que tens de assinar, termo de responsabilidade o que não deve assustar mas sim motivar, para que erros não sejam cometidos. Pois se algo dá para o torto sabes quem vão chamar.
Tens que dominar os orgãos de uma instalação saber como funcionam para que servem e em que condições se utilizam, e por aí em diante.
Digo-te não tenho muita experiência ainda, mas tenho noção das coisas que são importantes numa instalção e são bastantes.
-Materiais da instalação adequados (cabos e barramento para determinada corrente, liagdores, etc )
-Montagem dos materiais (ligações bem feitas se vires que varios parafusos se encontram mal apertados podes sugerir manutenção, numero de pontos de acesso por circuito, etc)
-Protecções (é claro que não podes deixar de ser minuncioso (dispositivos de protecção, resistencia de terra, continuidade, selectividade mt importante, etc etc ))
-envolvente da instalação
entre tantas outras coisas que me estarei a esqucer...
Se estas preparado para tal Boa sorte e etica profissional
Saudações
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Olá
74 KVA é muta potência se multipicares isso pelo coeficiente 0,6 a 0,7 dá 45 KVA logo 41,4 KVA ddeve chegar
Usa diferencias de alta sensibilidade de 30 mA
Um abraço
74 KVA é muta potência se multipicares isso pelo coeficiente 0,6 a 0,7 dá 45 KVA logo 41,4 KVA ddeve chegar
Um abraço
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Duzia12 Escreveu:Olá
Um abraço
Boas
Atenção a este coeficiente de simultaneidade.
A meu entender deves utilizar 1, porque se tiveres a grua a trabalhar e colocares mais os carpinteiros em obra vais verificar muitos abaixamentos de tensão, o que não é bom para ninguem.
Relativamente ao que deves fazer na inspecção, deves primeiro ler o regulamento na secção referente aos estaleiros nomeadamente:
213.1.4 Instalações de estaleiros
Secção 704 INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS
E depois colocas aqui as duvidas que te restarem.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Olá
Isso é potencia a mais e os abaixamentos de tensaõ não fazem mal nenhum
Na prática é tudo diferente
Se fosse a somar tudo, com explicar que um cabo LXS 4x70mm^2 aguenta com mais de 50 consumidores heheh
Um abraço
Isso é potencia a mais e os abaixamentos de tensaõ não fazem mal nenhum
Na prática é tudo diferente
Se fosse a somar tudo, com explicar que um cabo LXS 4x70mm^2 aguenta com mais de 50 consumidores heheh
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
Bem, aqui mais um tópico que aprecio bastante!! também tenho de aprender estas coisas pra passar a ir fazer visita/inspecção ás obras...
realmente a falta de experiÊncia inicial assusta!
realmente a falta de experiÊncia inicial assusta!
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
Concordo plenamente!! Mas não sou eu que faço as regras do jogo..ohmico Escreveu:O que custa a entender é que um indivíduo possa estar habilitado a assinar um termo de responsabilidade e não saiba sequer o que há-de vistoriar.
Learning is the goal!!
Duzia 12 ATENÇÂO!!!!!!
Estás a dar um mau conselho.
No cálculo de redes, em Regulamento de redes (RSRDEEBT) está previsto o uso de corficientes de simultaneadades no cálculo, com determinadas regras. Há razões se ordem estatistica, técnicas e económicas, que o justificam. não é por acaso ou para chatear.
Também não é por acaso que os Regºs preconizam o uso de c.s.= 1 nas instalações de utilização.... quando se "cortam as unhas rente" o limitador de potª dispara e ficamos às escuras.
SE EU CONTRATASSE UM TÈCNICO QUE FIZESSE COM QUE A MINHA OBRA PARASSE OU TIVESSE QUE ANDAR MAIS DEVAGAR POR PROBLEMAS DE INSUFICIENCIA DE POTÊNCIA, .....
ai... ai... o gasóleo está caro!!!!!!!
No cálculo da potência a contratar para um estaleiro, digo por experiência, que o
coeficiente de simultaneidadade deve ser um. Rebelo Cruz tem razão!
Mas, indepententemente da questão do CS, aqui é uma falsa questão,eu faria o cálculo +/- assim:
(Tudo em KVA e não em KW!!!!) a P reactiva também conta!
POT INSTALADA FIXA (cargas conhecidas ex gruas, betoneiras, iluminação e outras)
OUTRAS POT. - depende da análise à obra. Aqui é a sensibilidade técnica de cada um
de modo a fazer uma estimativa correcta.
Por ex: dimensão da obra, quais são as actividades e quantas é que
podem decorrer em simultâneo, levantamento e estimativa das pot dos
equipamentos a usar pelas diversas actividades, etc)
(ver guinchos, soldadura, bombas de massa, água, etc,etc...)
Quanto maior o rigor maior será a qualidade da estimativa!
Coeficiente de "DES-simultaneidade"
- Dado que é critico que o fornecimento de electricidade não prejudique o andamento das obras (=atasos=prejuizos e
)
eu ainda uso o coeficiente minimo (de cagaço) de 1,1 (+10%).
ATENÇÂO: Não se deve ir por aí acima senão ás tantas está-se a pagar por uma potência contratada demasiado irrealista"
Nota: somar as potências para as quais os diversos quadros estão dimensionaos, não é um
método fiável.... Pode eventualmente (lá está o termo "depende...") dar um resultado excessivo....
Em última análise recomendo a potência máxima definida pelo projectista.....
Para saber se podes assinar termo, para 74 KVA, precisas de ser técnico com habiltação necessária e estar iscrito como tal na DGE.
Se disseres quais as tuas habiltações/cursos técnicos talvez se possa esclarecer aqui..
Cumprimentos
Estás a dar um mau conselho.
No cálculo de redes, em Regulamento de redes (RSRDEEBT) está previsto o uso de corficientes de simultaneadades no cálculo, com determinadas regras. Há razões se ordem estatistica, técnicas e económicas, que o justificam. não é por acaso ou para chatear.
Também não é por acaso que os Regºs preconizam o uso de c.s.= 1 nas instalações de utilização.... quando se "cortam as unhas rente" o limitador de potª dispara e ficamos às escuras.
SE EU CONTRATASSE UM TÈCNICO QUE FIZESSE COM QUE A MINHA OBRA PARASSE OU TIVESSE QUE ANDAR MAIS DEVAGAR POR PROBLEMAS DE INSUFICIENCIA DE POTÊNCIA, .....

No cálculo da potência a contratar para um estaleiro, digo por experiência, que o
coeficiente de simultaneidadade deve ser um. Rebelo Cruz tem razão!
Mas, indepententemente da questão do CS, aqui é uma falsa questão,eu faria o cálculo +/- assim:
(Tudo em KVA e não em KW!!!!) a P reactiva também conta!
POT INSTALADA FIXA (cargas conhecidas ex gruas, betoneiras, iluminação e outras)
OUTRAS POT. - depende da análise à obra. Aqui é a sensibilidade técnica de cada um
de modo a fazer uma estimativa correcta.
Por ex: dimensão da obra, quais são as actividades e quantas é que
podem decorrer em simultâneo, levantamento e estimativa das pot dos
equipamentos a usar pelas diversas actividades, etc)
(ver guinchos, soldadura, bombas de massa, água, etc,etc...)
Quanto maior o rigor maior será a qualidade da estimativa!
Coeficiente de "DES-simultaneidade"

eu ainda uso o coeficiente minimo (de cagaço) de 1,1 (+10%).
ATENÇÂO: Não se deve ir por aí acima senão ás tantas está-se a pagar por uma potência contratada demasiado irrealista"
Nota: somar as potências para as quais os diversos quadros estão dimensionaos, não é um
método fiável.... Pode eventualmente (lá está o termo "depende...") dar um resultado excessivo....
Em última análise recomendo a potência máxima definida pelo projectista.....
Para saber se podes assinar termo, para 74 KVA, precisas de ser técnico com habiltação necessária e estar iscrito como tal na DGE.
Se disseres quais as tuas habiltações/cursos técnicos talvez se possa esclarecer aqui..
Cumprimentos