Iluminação pública
-
- Curioso
- Registado: 01 jun 2010, 19:54
Iluminação pública
Bom dia pessoal
Tenho uma dúvida.... no meu local de trabalho, a iluminação exterior liga e desliga dependente da luz que haja, o problema reside aí.
Neste momento a iluminação encontra-se toda ligada, fui ao Q.E. e reparei que tem o controlador da iluminação, minhas questões são:
- o led do controlador não devia estar aceso?
- será que as células crepusculares deram o berro?
- o problema está no controlador?
Aguardo as vossas opiniões!
Obrigado
Tenho uma dúvida.... no meu local de trabalho, a iluminação exterior liga e desliga dependente da luz que haja, o problema reside aí.
Neste momento a iluminação encontra-se toda ligada, fui ao Q.E. e reparei que tem o controlador da iluminação, minhas questões são:
- o led do controlador não devia estar aceso?
- será que as células crepusculares deram o berro?
- o problema está no controlador?
Aguardo as vossas opiniões!
Obrigado
Se respeitares a electricidade, ela respeita-te a ti também!!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Iluminação pública
Boa tarde.
É normal em instalações fabris ou outras do género, haver uma célula fotoeléctrica para controlar a iluminação exterior consoante a luminosidade ambiente.
Quando diz que "neste momento", a iluminação exterior encontra-se ligada, presumo que seja dia.
A fonte do problema será mais dificil de "adivinhar" não estando ai ou conhecendo a instalação eléctrica.
Mas normalmente, o esquema da iluminação exterior é algo assim: (célula fotoeléctrica + interruptor) ---> contactor ---> luminárias.
Por algum motivo, quer o interruptor, quer o contactor podem estar "presos" na posição fechada. Embora seja possível, não acredito muito que o problema venha da célula fotoeléctrica.
Estou a assumir que a iluminação exterior já funcionou correctamente antes.
É normal em instalações fabris ou outras do género, haver uma célula fotoeléctrica para controlar a iluminação exterior consoante a luminosidade ambiente.
Quando diz que "neste momento", a iluminação exterior encontra-se ligada, presumo que seja dia.
A fonte do problema será mais dificil de "adivinhar" não estando ai ou conhecendo a instalação eléctrica.
Mas normalmente, o esquema da iluminação exterior é algo assim: (célula fotoeléctrica + interruptor) ---> contactor ---> luminárias.
Por algum motivo, quer o interruptor, quer o contactor podem estar "presos" na posição fechada. Embora seja possível, não acredito muito que o problema venha da célula fotoeléctrica.
Estou a assumir que a iluminação exterior já funcionou correctamente antes.
-
- Curioso
Boas rainbow!
Sim, a iluminação encontra-se ligada 24 horas por dia, e só recorrendo a ligar os disjuntores, é que consigo apagar a mesma durante o dia.
O meu grande problema é que não tenho o historial do edifício.
Sim, a iluminação encontra-se ligada 24 horas por dia, e só recorrendo a ligar os disjuntores, é que consigo apagar a mesma durante o dia.
O meu grande problema é que não tenho o historial do edifício.
-
- Curioso
Rainbow,
Por acaso de manhã, existe uma pala que faz sombra ás células, mas acho que não é por ai!
A minha sugestão, deve ser do interruptor crepuscular, que achas?
Deixo em as fotos em anexo!!!!
A luz vermelha do on, nunca acende! Que achas?
Por acaso de manhã, existe uma pala que faz sombra ás células, mas acho que não é por ai!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boashelio.salgueiro Escreveu:Rainbow,
Vai-me desculpar, mas esta pergunta nem parece de um Técnico de Manutenção Industrial.
Se quer saber se é da celula, das duas uma, ou acede à celula, e vê o estado em que esta se encontra, e se for o caso desliga um dos dois condutores na celula, e vê se a iluminação continua ligada.
Se não quiser aceder à celula, pode desligar um dos condutores da celula, no quadro elétrico, e ver se o contator desliga ou não a iluminação, se não desligar, o problema não será da celula, e a bobine do contator pode estar colada.
Já viu se tem um interruptor horário associado à iluminação, pois a informação deste pode estar a prevalecer sobre a celula, ou o IH estar ligado direto, e aí não existe qualquer avária, mas sim alguém pode ter aproveitado para testar os seus conhecimentos, etc.

Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Essa seria engraçada Energy
.
Mas colega helio.salgueiro, devia verificar aquilo que o colega Energy disse. Pode haver algum paralelo com o circuito da célula que esteja a "forçar" a iluminação a estar sempre acesa.
Essa seria engraçada Energy

Mas colega helio.salgueiro, devia verificar aquilo que o colega Energy disse. Pode haver algum paralelo com o circuito da célula que esteja a "forçar" a iluminação a estar sempre acesa.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasrainbow Escreveu:Boa noite.
Essa seria engraçada Energy.
Mas ainda pode acontecer, se nesse edificio tiver domotíca, esta iluminação estar a ser comandada pela domotica, logo os paramentros podem estar mal defenidos, ou acidentalmente, alguém acedeu ao sistema e sem crer os alterou.
Cpts.
Energy
Energy
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Epá, eu que sou um simples curioso destas coisas era um teste de despiste, que teria realizado...ENERGY Escreveu:Se quer saber se é da celula, das duas uma, ou acede à celula, e vê o estado em que esta se encontra, e se for o caso desliga um dos dois condutores na celula, e vê se a iluminação continua ligada.
Se não quiser aceder à celula, pode desligar um dos condutores da celula, no quadro elétrico, e ver se o contator desliga ou não a iluminação, se não desligar, o problema não será da celula, e a bobine do contator pode estar colada.
Já viu se tem um interruptor horário associado à iluminação, pois a informação deste pode estar a prevalecer sobre a celula, ou o IH estar ligado direto, e aí não existe qualquer avária

Quem cria renasce todos os dias...
-
- Curioso
Boa tarde!
Problema resolvido, interruptor crepuscular avariado!
Domótica não existe neste edificio! Não existe interruptor horário!!!!!!
Obrigado pela ajuda
Problema resolvido, interruptor crepuscular avariado!
Domótica não existe neste edificio! Não existe interruptor horário!!!!!!
Obrigado pela ajuda
Bom dia,
Como sugestão para a eliminação de problemas das células fotoeléctricas é substitui-las por relógios astronómicos (41€), que não estão sujeitos a sujeira, nem ao pouso de aves.
Como sugestão para a eliminação de problemas das células fotoeléctricas é substitui-las por relógios astronómicos (41€), que não estão sujeitos a sujeira, nem ao pouso de aves.
Já tive um problema do genero mas era de noite e as luzes desligavam-se porque a celula estava no alcance dos holofotes, foi só reposicionar a celula. Ás vezes acontecem esses avarias engraçadas..
Era interessante saber mais sobre estes relogios astronomicos.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
São relógios em que nas parametrizações, se introduz as coordenadas do local. Se o relogio interno estiver certo (incluindo data), vai determinar o levantar e o pôr do sol (sem nunca o "ver"), fazendo os ajustes diários necessários para ligar e desligar as luzes. Não ficam dependentes das mudanças da hora legal, inverno verão. O que lhe interessa é o UTC (versão mais actualizada do GMT).Red_Line Escreveu:Já tive um problema do genero mas era de noite e as luzes desligavam-se porque a celula estava no alcance dos holofotes, foi só reposicionar a celula. Ás vezes acontecem esses avarias engraçadas..
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
http://www.dimaco.es/productos/sc2a60_pt.htm
Um alerta para o preço apresentado: é o normal quando falamos de equipamento com 3 saídas e várias outras caracteristicas.
Quando falamos de 1 saída, ocupando a largura de 2 módulos, o preço costuma ser o que já voi falado +/-40€.
Não tenho qualquer relação com a marca.
Um alerta para o preço apresentado: é o normal quando falamos de equipamento com 3 saídas e várias outras caracteristicas.
Quando falamos de 1 saída, ocupando a largura de 2 módulos, o preço costuma ser o que já voi falado +/-40€.
Não tenho qualquer relação com a marca.