Distância entre PD e ATI
Distância entre PD e ATI
Bom dia,
estou a efectuar uma reformulação de um centro comercial, no qual se pretende que as instalações de telecomunicações estejam de acordo com o ITED 2ª edição.
Estou a prever colocar estrategicamente bastidores (pontos de distribuição) nos diversos pisos, estes serão interligados ao ATE por fibra óptica.
A minha dúvida é a seguinte:
Terei que respeitar a distância máxima de 100 entre os bastidores e os ATI das diversas lojas, uma vez que dos referidos bastidores até ao ATI das lojas terei que levar as 3 tecnologias de cablagem (coaxial, par de cobre e fibra óptica)?
Obrigado.
estou a efectuar uma reformulação de um centro comercial, no qual se pretende que as instalações de telecomunicações estejam de acordo com o ITED 2ª edição.
Estou a prever colocar estrategicamente bastidores (pontos de distribuição) nos diversos pisos, estes serão interligados ao ATE por fibra óptica.
A minha dúvida é a seguinte:
Terei que respeitar a distância máxima de 100 entre os bastidores e os ATI das diversas lojas, uma vez que dos referidos bastidores até ao ATI das lojas terei que levar as 3 tecnologias de cablagem (coaxial, par de cobre e fibra óptica)?
Obrigado.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Distância entre PD e ATI
Boas,
Pág. 162 do manual ITED2.
Pág. 162 do manual ITED2.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Tens sempre a possibilidade de usar fibra para a rede de pares de cobre. Passo a explicar: quando tens distâncias muito grandes, a rede de pares de cobre é geralmente efectuada com dois conversores pares de cobre - fibra óptica. Sai do secundário do ATE com pares de cobre entra no conversor, fazes a longa distância com fibra (pode ser mono ou multimodo) no bastidor voltas a converter a fibra em pares de cobre e entras no primário no PD. Tens uma rede pares de cobre com mais de 100m que segue o regulamento.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Já agora uma dúvida pode-se utilizar fibra multimodo na instalação ITEDDuarte82 Escreveu:Tens sempre a possibilidade de usar fibra para a rede de pares de cobre. Passo a explicar: quando tens distâncias muito grandes, a rede de pares de cobre é geralmente efectuada com dois conversores pares de cobre - fibra óptica. Sai do secundário do ATE com pares de cobre entra no conversor, fazes a longa distância com fibra (pode ser mono ou multimodo) no bastidor voltas a converter a fibra em pares de cobre e entras no primário no PD. Tens uma rede pares de cobre com mais de 100m que segue o regulamento.

- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Podes, mas não na rede de fibra óptica, nessa rede só podes usar o monomodo (OS1 ou OS2). Podes usar multimodo na rede de coaxial e de pares de cobre, quando usares conversores. Não deixa de ser uma rede coaxial e de pares de cobre à saída e entrada dos PD, no meio é que não é, porque convertes o sinal num sinal óptico.
José Duarte Pereira
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Ok.Duarte82 Escreveu:Podes, mas não na rede de fibra óptica, nessa rede só podes usar o monomodo (OS1 ou OS2). Podes usar multimodo na rede de coaxial e de pares de cobre, quando usares conversores. Não deixa de ser uma rede coaxial e de pares de cobre à saída e entrada dos PD, no meio é que não é, porque convertes o sinal num sinal óptico.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, podem colocar os conversores, PLC´s, Wi-fi, que quiserem, mas o projecto tem de cumprir os mínimos do ITED.
Ou seja na coluna colectiva tem de lá passar o par-de-cobre categoria 6, garantia classe E e o coaxial, com conversores não conseguem fazer ensaios com o certificador de redes.
p.s não concordo que se tenha de garantir a classe E na rede colectiva, mas é assim que manda o manual!
Ou seja na coluna colectiva tem de lá passar o par-de-cobre categoria 6, garantia classe E e o coaxial, com conversores não conseguem fazer ensaios com o certificador de redes.
p.s não concordo que se tenha de garantir a classe E na rede colectiva, mas é assim que manda o manual!
- Anexos
-
- ITED.png (193.15 KiB) Visto 1183 vezes
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Obrigado pelas explicações.Duarte82 Escreveu:Tens sempre a possibilidade de usar fibra para a rede de pares de cobre. Passo a explicar: quando tens distâncias muito grandes, a rede de pares de cobre é geralmente efectuada com dois conversores pares de cobre - fibra óptica. Sai do secundário do ATE com pares de cobre entra no conversor, fazes a longa distância com fibra (pode ser mono ou multimodo) no bastidor voltas a converter a fibra em pares de cobre e entras no primário no PD. Tens uma rede pares de cobre com mais de 100m que segue o regulamento.
No entanto a solução que propõe acima parece-me boa, aliás é o que eu estou a pensar fazer para a ligação entre o ATE e os diversos bastidores (pontos de distribuição), com o uso dos referidos conversores. Mas não me resolve o problema de poder ter distâncias superiores a 100 m entre o bastidor (ponto de distribuição) e o ATI. A não ser que coloque conversores ópticos nos ATI que se encontram a mais de 100 m do bastidor (ponto de distribuição). Isso seria uma solução viável?
Obrigado.
Cumprimentos.
Obrigado pelas explicações.Duarte82 Escreveu:Tens sempre a possibilidade de usar fibra para a rede de pares de cobre. Passo a explicar: quando tens distâncias muito grandes, a rede de pares de cobre é geralmente efectuada com dois conversores pares de cobre - fibra óptica. Sai do secundário do ATE com pares de cobre entra no conversor, fazes a longa distância com fibra (pode ser mono ou multimodo) no bastidor voltas a converter a fibra em pares de cobre e entras no primário no PD. Tens uma rede pares de cobre com mais de 100m que segue o regulamento.
No entanto a solução que propõe acima parece-me boa, aliás é o que eu estou a pensar fazer para a ligação entre o ATE e os diversos bastidores (pontos de distribuição), com o uso dos referidos conversores. Mas não me resolve o problema de poder ter distâncias superiores a 100 m entre o bastidor (ponto de distribuição) e o ATI. A não ser que coloque conversores ópticos nos ATI que se encontram a mais de 100 m do bastidor (ponto de distribuição). Isso seria uma solução viável?
Obrigado.
Cumprimentos.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o sistema de conversores é funcional, o problema é que tens de cumprir o manual ITED, como está no quadro do meu anterior post.
Última edição por Varejo em 19 out 2012, 23:19, editado 1 vez no total.
Bom dia,Varejo Escreveu:Boas, o sistema da conversores é funcional, o problema é que tens de cumprir o manual ITED, como está no quadro do meu anterior post.
o que está a dizer é que, na parte colectiva que é aquela que está em causa na minha dúvida, terei que ter fisicamente o cabo de par de cobre, o cabo coaxial e o cabo de fibra óptica?
Ou seja, não poderei interligar os diversos bastidores (pontos de distribuição) espalhados estrategicamente por fibra óptica.

Eu entendo que o regulamento exija a colocação das três tecnologias (par de cobre, coaxial e fibra óptica) mas com a solução de instalar fisicamente fibra óptica em vez dos cabos de pares de cobre e coaxial estou a respeitar a exigência de distribuir as três tecnologias, apenas estou a utilizar outro meio físico (i.e. cablagem) para disponibilizar os sinais coaxiais e os pares de cobre.
Será que estarei a fazer o raciocínio errado?
Porque parece-me que a solução de a cada 100 metros necessitar de um bastidor (ponto de distribuição), o que implica ter uma sala técnica para a sua colocação, não seja uma solução viável.
Qual a vossa experiência em casos semelhantes?
Obrigado.
Cumprimentos.
- Varejo
- Team Apoio
Boas,
No ITED2, a ANACOM tem isto nas FAQ, tens de ver quais são as maiores distâncias que tens!
15. Como se deve proceder no caso de não ser possível garantir a classe E de ligação no canal entre o secundário do RG-PC e a tomada (Ethernet) da ZAP?
Caso não seja possível garantir a classe E da ligação, pelo facto de as distâncias envolvidas não o permitirem, deverá garantir-se a classe D de ligação, como mínimo.
No teu caso é só até ao ATI, não tem ZAP.
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063946
No ITED2, a ANACOM tem isto nas FAQ, tens de ver quais são as maiores distâncias que tens!
15. Como se deve proceder no caso de não ser possível garantir a classe E de ligação no canal entre o secundário do RG-PC e a tomada (Ethernet) da ZAP?
Caso não seja possível garantir a classe E da ligação, pelo facto de as distâncias envolvidas não o permitirem, deverá garantir-se a classe D de ligação, como mínimo.
No teu caso é só até ao ATI, não tem ZAP.
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063946
Muito obrigado pelo esclarecimento,
penso que desta forma já terei o problema resolvido.
Entre bastidores faço a ligação em fibra óptica.
Dos bastidores para os diversos ATI terei os três tipos de cabos (pares de cobre, coaxial e fibra óptica). Os que ficarem a menos de 100 m conseguirei (em princípio) garantir a classe de ligação E, para as restantes que ficarem a mais de 100 m poderei garantir apenas classe de ligação D.
Cumprimentos.
penso que desta forma já terei o problema resolvido.
Entre bastidores faço a ligação em fibra óptica.
Dos bastidores para os diversos ATI terei os três tipos de cabos (pares de cobre, coaxial e fibra óptica). Os que ficarem a menos de 100 m conseguirei (em princípio) garantir a classe de ligação E, para as restantes que ficarem a mais de 100 m poderei garantir apenas classe de ligação D.
Cumprimentos.