Ordem dos Engenheiros
Re: Ordem dos Engenheiros
Joao Pelo que me disseram na OE posso fazer candidatura que sera avaliada e poderei ter que fazer o exame! Pelo que percebi a OE aceita licenciados pos bolonha! Dai pretender saber a diferenca entre as duas e qual sera a melhor pro meu caso!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Pois não sabia pensei que era mesmo só para os Mestrados (pós bolonha).tituga Escreveu:Joao Pelo que me disseram na OE posso fazer candidatura que sera avaliada e poderei ter que fazer o exame! Pelo que percebi a OE aceita licenciados pos bolonha! Dai pretender saber a diferenca entre as duas e qual sera a melhor pro meu caso!
vivas
com licenciatura de bolonha podes inscrever-te na OET, não tinha conhecimento que podia ser na OE, pensava que só aceitavam o mestrado (equivalente a 5 anos de formação - antiga licenciatura)
as duas ordens, OET e OE tem mais ou menos os mesmos estatutos de inscrição na ordem.
Como o João disse na OE podes fazer estágio curricular e beneficiar da tua formação e experiencia profissional assim como na OET também acontece isso.
Terás sempre que arranjar um patrono que analise a situação e que aprove e apoie a tua inscrição na referida ordem...pelo menos na OET é assim penso que na OE também é.
Por vezes é o mais complicado porque tem que ser alguém da mesma especialidade que tu e estar na inscrito na ordem e que aceite ser patrono.
Muitos não querem assinar sem conhecer o trabalho realizado pelo estagiário, o que faz sentido uma vez que se vai responsabilizar pela inscrição daquela pessoa na ordem. O que os patronos poderão pedir é uns relatórios e uns trabalhos para comprovar realmente as competências da pessoa.
Isto de chegar ali e assinar de olhos fechados...bem...não são todos que o fazem.
O que é preciso é animar a malta e não deixar que esmoreçam à procura de trabalho e desanimem...apesar da situação do país...
O segredo é não ver nem ler nem ouvir as noticias...
Ignorância é felicidade...hehehe
cps
anclasafe
com licenciatura de bolonha podes inscrever-te na OET, não tinha conhecimento que podia ser na OE, pensava que só aceitavam o mestrado (equivalente a 5 anos de formação - antiga licenciatura)
as duas ordens, OET e OE tem mais ou menos os mesmos estatutos de inscrição na ordem.
Como o João disse na OE podes fazer estágio curricular e beneficiar da tua formação e experiencia profissional assim como na OET também acontece isso.
Terás sempre que arranjar um patrono que analise a situação e que aprove e apoie a tua inscrição na referida ordem...pelo menos na OET é assim penso que na OE também é.
Por vezes é o mais complicado porque tem que ser alguém da mesma especialidade que tu e estar na inscrito na ordem e que aceite ser patrono.
Muitos não querem assinar sem conhecer o trabalho realizado pelo estagiário, o que faz sentido uma vez que se vai responsabilizar pela inscrição daquela pessoa na ordem. O que os patronos poderão pedir é uns relatórios e uns trabalhos para comprovar realmente as competências da pessoa.
Isto de chegar ali e assinar de olhos fechados...bem...não são todos que o fazem.
O que é preciso é animar a malta e não deixar que esmoreçam à procura de trabalho e desanimem...apesar da situação do país...
O segredo é não ver nem ler nem ouvir as noticias...
Ignorância é felicidade...hehehe
cps
anclasafe
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não é necessário? Na OET precisei de um patrono.joaoosvaldo Escreveu:No estágio curricular da OE não é necessário patrono.
anclasafe
vivas
aqui tens o link da página da OET com algumas informações que podem ajudar a clarificar algumas dúvidas
http://www.oet.pt/site/index.php?option ... temid=1162
anclasafe
aqui tens o link da página da OET com algumas informações que podem ajudar a clarificar algumas dúvidas
http://www.oet.pt/site/index.php?option ... temid=1162
anclasafe
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Sim na OET sei que é necessário mas na OE não.anclasafe Escreveu:Não é necessário? Na OET precisei de um patrono.joaoosvaldo Escreveu:No estágio curricular da OE não é necessário patrono.
anclasafe
Pelo que me informaram na OET para me inscrever tenho que ter ja estagio ou trabalhar numa empresa da minha area (electronica e telecomunicacoes) não posso estar desempregada para me inscrever. Alguem sabe sde isto não È realmente assim?
Na OE posso inscrever-me estando desempregada e apos ser aprovada candidatura È que procuro o estagio ou pelo que me disseram na regiao Norte estao a tentar arranjar para quem não tem!
Joao um colega do meu pai que esta na OET disse que na OE todos assim tudo não Á fiscalizacaoN ou seja um eng civil ppode assinar um projecto electrico, isto não deve ser bem assim pois não?
Na OE posso inscrever-me estando desempregada e apos ser aprovada candidatura È que procuro o estagio ou pelo que me disseram na regiao Norte estao a tentar arranjar para quem não tem!
Joao um colega do meu pai que esta na OET disse que na OE todos assim tudo não Á fiscalizacaoN ou seja um eng civil ppode assinar um projecto electrico, isto não deve ser bem assim pois não?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Claro que não é bem assim mal seria se assim fossetituga Escreveu:Pelo que me informaram na OET para me inscrever tenho que ter ja estagio ou trabalhar numa empresa da minha area (electronica e telecomunicacoes) não posso estar desempregada para me inscrever. Alguem sabe sde isto não È realmente assim?

Vivastituga Escreveu:Pelo que me informaram na OET para me inscrever tenho que ter ja estagio ou trabalhar numa empresa da minha area (electronica e telecomunicacoes) não posso estar desempregada para me inscrever. Alguem sabe sde isto não È realmente assim?
Não vejo qual a objeção de te poderes inscrever na OET estando desempregada ou isso.
Tu vais inscrever-te como membro estagiário, depois de aprovado o estágio é que passas a membro efetivo.
Uma pessoa pode estar a realizar um estágio numa empresa e não estar a ser renumerado nem empregado por essa mesma empresa, muitos estão por aí assim.
Alguns se calhar até pagam para estagiar

no link que enviei antes tem lá o que tens que ter e fazer para seres membro na OET, na OE o João já enviou o link
anclasafe
Isto de puder escolher entre duas Ordens Ê lixado!!! Não sei mesmo em qual das duas me inscrever! Tou a pensar seriamente na OE pois É mais barato e posso fazer candidatura mesmo estando desempregada! Sera que todos os novos licenciados tem o mesmo problema que eu?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Um conselho se for possível com a sua licenciatura inscrever-se na OE vá em frente.tituga Escreveu:Isto de puder escolher entre duas Ordens Ê lixado!!! Não sei mesmo em qual das duas me inscrever! Tou a pensar seriamente na OE pois É mais barato e posso fazer candidatura mesmo estando desempregada! Sera que todos os novos licenciados tem o mesmo problema que eu?
hehehe...tituga Escreveu:Isto de puder escolher entre duas Ordens Ê lixado!!! Não sei mesmo em qual das duas me inscrever! Tou a pensar seriamente na OE pois É mais barato e posso fazer candidatura mesmo estando desempregada! Sera que todos os novos licenciados tem o mesmo problema que eu?
muitas vezes malta inscreve-se na ordem onde o curso é reconhecido para não ter que fazer exames de admissão à ordem...digo eu

a OE é, digamos, mais conceituada que a OET (vale o que vale) e é mais antiga também
e depois um é a ORDEM DOS ENGENHEIROS
a outra é a ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS, sem ofender ninguém nem menosprezar os conhecimentos de cada um, um nivel abaixo (aceitavam bacharel e agora licenciatura bolonha e a OE só daí para cima, apesar de a OET aceitar também acima de bacharel e licenciatura).
Parte boa, tanto uma como outra são reconhecidas em Portugal

anclsafe
Pelo menos foi a informação que me deram, pois quando te inscreves tens que apresentar declaração da empresa assim como realizaras la o estagio.anclasafe Escreveu:Vivastituga Escreveu:Pelo que me informaram na OET para me inscrever tenho que ter ja estagio ou trabalhar numa empresa da minha area (electronica e telecomunicacoes) não posso estar desempregada para me inscrever. Alguem sabe sde isto não È realmente assim?
Não vejo qual a objeção de te poderes inscrever na OET estando desempregada ou isso.
Tu vais inscrever-te como membro estagiário, depois de aprovado o estágio é que passas a membro efetivo.
Uma pessoa pode estar a realizar um estágio numa empresa e não estar a ser renumerado nem empregado por essa mesma empresa, muitos estão por aí assim.
Alguns se calhar até pagam para estagiar![]()
no link que enviei antes tem lá o que tens que ter e fazer para seres membro na OET, na OE o João já enviou o link
anclasafe
Obrigada pelo link, mas já vi isso tudo loll mas a duvida continua hehe
João pelo que diz no site da OE é necessario Patrono para ambos os estágios. Mas isso é o menor dos problemas pois eles arranjam se nós não tivermos.
Já agora alguem sabe o que permite o colégio de infomática? E se depois podemos trocar de colégio apos estarmos admitidos?
obrigada
vivas
MEMBRO ESTAGIÁRIO – MODALIDADE CURRICULAR
Para a inscrição nesta modalidade o candidato deve apresentar numa secção regional os seguintes documentos:
Boletim de inscrição na OET (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Certificado de Habilitações do Bacharelato / Licenciatura de Bolonha, com data de conclusão e média final de curso (original ou cópia autenticada)
Boletim de autorização de cedência de morada (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Boletim de autorização de transferência bancária, se optar por esta modalidade de pagamento das quotas (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Requerimento de estágio para Engenheiro Técnico (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Fotocópia do Cartão de Cidadão (ou, em alternativa, Fotocópia de Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte)
1 Foto (tipo passe)
Registo Criminal para fins específicos de engenharia (original e com data actualizada)
Boletim de inscrição no estágio (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Currículo Profissional na área de engenharia
Declarações comprovativas da experiência profissional mencionada no currículo (originais)
Declaração do Patrono (assinado pelo Patrono e com data actualizada)
Ficha de inscrição no módulo de Ética e Deontologia Profissional
cps
anclasafe
MEMBRO ESTAGIÁRIO – MODALIDADE CURRICULAR
Para a inscrição nesta modalidade o candidato deve apresentar numa secção regional os seguintes documentos:
Boletim de inscrição na OET (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Certificado de Habilitações do Bacharelato / Licenciatura de Bolonha, com data de conclusão e média final de curso (original ou cópia autenticada)
Boletim de autorização de cedência de morada (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Boletim de autorização de transferência bancária, se optar por esta modalidade de pagamento das quotas (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Requerimento de estágio para Engenheiro Técnico (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Fotocópia do Cartão de Cidadão (ou, em alternativa, Fotocópia de Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte)
1 Foto (tipo passe)
Registo Criminal para fins específicos de engenharia (original e com data actualizada)
Boletim de inscrição no estágio (assinado pelo próprio e com data actualizada)
Currículo Profissional na área de engenharia
Declarações comprovativas da experiência profissional mencionada no currículo (originais)
Declaração do Patrono (assinado pelo Patrono e com data actualizada)
Ficha de inscrição no módulo de Ética e Deontologia Profissional
cps
anclasafe