jaimereis Escreveu:boas
é obvio que , da minha parte, apenas brinquei com a situação
mas, agora a serio, eu não sou engenheiro, sou oficial electricista e trabalho no sector industrial(manutenção), mas tenho olhos, e até dois dedos de inteligencia(vá-lá, dedo e meio), se comparar-mos os planos de formação, o de engenharia de electronica é diferente do de engenharia de electrotecnia, é obvio que algumas cadeiras até podem ser as mesmas, mas não é a mesma coisa, são formações com objectivos diferentes, tal como o de enfermagem com o de medecina, tem cadeiras iguais, mas no final o enfermeiro não é medico , nem o medico é enfermeiro...
as ordens, não podem dar equivalencias á toa, senão perdem a credebilidade, a nivel nacional, como a nivel internacional
o amigo diz que que é engenheiro de electronica e telecomunicações, já por acaso procurou as vertentes da sua formação?
já falei disto anteriormente , mas posso repetir, você tem, sistemas de intrusão, sistemas de controle de acessos, sistemas de detecção automaticas de incendios, sistemas de GTC e domotica(KNX e outros), sistemas de automação industrial(implantação de perifericos electronicos, comunicações Modbus, Jbus, IP, etc.), programação de sistemas SCADA na industria, no ramo automovel, tem toda a area de mecatronica(onde tem comunicações CANopen)e muito mais...é aqui que tem o seu curso é aplicado, onde as vantagen são 1000 vezes superiores ao de engenharia electrotecnica....
....é só escolher....
Posso ja dizer-lhe que das vertentes que falas-te apenas dei automação. A vertente do meu curso é mais electrotecnica e assim diz o diario da republica, pode confirmar no endereço:
http://www.fam.ulusiada.pt/downloads/bo ... odeEEI.pdf
Podem ver tambem as unidades curriculares.
Acho que so o juri poderá dizer quais as competencias ate porque pelo que me informaram na OE o curso tecnologico podera ajudar em algumas competencias, pois se nao tivesse seguido para a faculdade era electricista..... O meu maior problema neste momento é nao ter exercido pois apareceu oportunidade para a area da informática...
eu não quero ter competencias a mais nem para quais nao estou preparada mas sei que com experiencia e pratica estou preparada para projectar instalações eléctricas entre outros.
Joao o meu curso não é reconhecido ate porque é licenciatura e não mestrado, é apenas reconhecido pela OET.
As quotas estao correctas mas isso ja sabia, dai dizer que é mais barato que na OET que sao 43€ trimestral.
Neste momento queria mesmo era arranjar trabalho/estágio na area
Obrigada
Cumprimentos