Ordem dos Engenheiros

anclasafe
Curioso
Curioso
Registado: 10 nov 2009, 16:21

Re: Ordem dos Engenheiros

Mensagem por anclasafe »

ohmico Escreveu:Boas,

ainda falam do Relvas...

ohmico
hehehe...

bem neste caso penso que não é isso que se aplica.
Uma vez que tens uma experiência profissional comprovada e que há alguém que se responsabiliza por ti para assinar esse projeto...

hum...ok ok...o relvas também teve alguém que se responsabilizou a troco de umas pataquinhas...hehehe...

cps
anclasafe
tituga
Curioso
Curioso
Registado: 10 out 2012, 11:00

Mensagem por tituga »

jaimereis Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

ainda falam do Relvas...

ohmico

...esta observação tem que ser abençoada...

....vou dizer ao meu vizinho que já pode assinar projectos electricos....(ele é engenheiro agronomo)....
Esta observacao era desnecessaria ate porque no curso dei instalacoes electricas e tenho curso tecnico na area da electricidade!!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

É o SIMPLEX.
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 set 2007, 14:05

Mensagem por jasilva »

jaimereis Escreveu:
ohmico Escreveu:
Boas,

ainda falam do Relvas...

ohmico

...esta observação tem que ser abençoada...

....vou dizer ao meu vizinho que já pode assinar projectos electricos....(ele é engenheiro agronomo)....
Sinceramente... é por estas e por outras que algumas pessoas nunca chegam a lado algum e faz-lhes confusão (ou então receio?!) que outras tentem e procurem saber mais.
Então qual é o mal da pessoa tirar uma formação, que é ligada à área da electricidade, e depois pretender enveredar por determinado caminho? Acham que só os Eng. Electrotécnicos de determinada Universidade é que podem projectar em determinadas áreas?! Atenção que não estamos a falar de "electro-pedreiros", mas sim de alguém que tem determinada formação, fez uma simples questão e que apenas está a tentar saber qual o rumo que deve dar à sua vida! As respostas serão sempre bem-vindas, agora gozar com a situação só demostra a "ignorância" de detrminadas pessoas.
Posso dar exemplos de técnicos (nomeadamente alemães) que fazem instalações de máquinas (que alguns por aqui nem sonham como funcionam) e dá gosto vê-los e ver a sua polivalência (que pelos vistos aqui é tido como sendo algo negativo).
Dar o beneficio da dúvida é sempre bom...
Cumprimentos,
José Silva
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

não vale a pena exagerar, porque "eles" não têm culpa.

Infelizmente foram empurrados para esta "brincadeira" das especializações...; formações...; estágios... que no fim não passam de negócios altamente rentáveis, para entreter o pessoal, pois conclui-se que qualquer curso dá para quase tudo. Só falta para medicina, mas esses não se deixam "enrolar".

ohmico
tituga
Curioso
Curioso

Mensagem por tituga »

Obrigada Jose.
Realmente coloquei a questao porque preciso mesmo de ajuda e tou sem saber o que fazer! Preciso de respodtas constritutivas e que possam responder as minhas duvidas!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

tituga Escreveu:Obrigada Jose.
Realmente coloquei a questao porque preciso mesmo de ajuda e tou sem saber o que fazer! Preciso de respodtas constritutivas e que possam responder as minhas duvidas!
Na OET não sei como funciona por isso não me vou pronunciar. Quanto à OE pode fazer estágio curricular com a duração de 2 anos (pelo menos na minha altura que também não foi assim à tanto tempo foi de dois anos) e pode ir buscar a experiência que tem para trás, ou seja, se se inscrever hoje e tem já um ano de experiência para trás esse ano já conta para o total dos 2 anos que tem de ter de estágio. No final do estágio só tem de fazer um Relatório sobre as actividades que teve oportunidade de desenvolver e formações realizadas e entregar (o Relatório tem algumas regras específicas mas não é nada demais, ver este tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=16&t=14571).

Depois por exemplo se fizer a formação habilitante para realizar Projetos de ITED e de ITUR e pedir o reconhecimento à OE de certeza que lhe dão não vai ter qualquer problema com isso e o mesmo se passa com a OET desde que faça esta formação nada o impede depois de fazer Projetos de ITED e de ITUR.

Quanto a fazer Projetos de Eletricidade aconselho também a fazer uma formação específica na área e aqui já vai ser mais complicado porque mesmo com a formação nunca vai saber tudo (o mesmo é aplicável ao ITED e ao ITUR pois temos de estar sempre a evoluir, na formação não aprende tudo!) terá de estudar muito e aconselho a começar a trabalhar em parceria com alguém que já faça Projetos ou então integrado nalgum Gabinete de Projetos. Se for a começar sozinho aconselho a começar com coisas mais "simples" e depois é estudar e tirar dúvidas com os colegas (por exemplo aqui no Fórum), contactando com os fornecedores, etc. é preciso é força de vontade (infelizmente nos dias que correm será preciso até mais do que isso pois sabemos como está o nosso país).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
tituga
Curioso
Curioso

Mensagem por tituga »

Joao pode explicar-me como sao as competencias que sao atribuidas na OE?Na OET o colegio diz os actos que podemos efectuar na OE naoN depende das competencias, pode explicar-me como funciona isso?
E o exame, que tipo de questoes poderao sair? Ê k provavelmente terei que o fazer :)
Estou realmente inclinada pra OE ate porque as quotas sao mais baratas e a abrengencia È maior ou estarei enganada?
Obrigada
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

tituga Escreveu:Joao pode explicar-me como sao as competencias que sao atribuidas na OE?Na OET o colegio diz os actos que podemos efectuar na OE naoN depende das competencias, pode explicar-me como funciona isso?
E o exame, que tipo de questoes poderao sair? Ê k provavelmente terei que o fazer :)
Estou realmente inclinada pra OE ate porque as quotas sao mais baratas e a abrengencia È maior ou estarei enganada?
Obrigada
O seu curso é reconhecido pela OE :?: Se não for reconhecido realmente terá de fazer exame, mas como não tive de fazer o exame não sei que tipo de perguntas é que costumam sair nem qual a estrutura do exame.

As competências na OE é assim vai ser inscrita para estágio no colégio de engenharia eletrotécnica e depois por exemplo para fazer Projetos ITED terá de pedir reconhecimento, ou seja, apresenta as formações que fez e a sua experiência e pede reconhecimento para fazer esse tipo de funções. O pedido de reconhecimento faz na secção da OE em que se for inscrever. Depois recebe a resposta e caso seja favorável (se tiver as formações feitas será favorável quase de certeza) e tem de pedir uma declaração na OE que atesta em como está habilitada para realizar estas funções e no caso dos Projetos depois terá de anexar aos mesmos uma cópia da referida declaração.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Ver este link penso que ajuda a clarificar mais umas coisas:

http://www.ordemengenheiros.pt/pt/a-ord ... -admissao/

Quanto às quotas para Membros Efetivos (após o estágio e entrega do Relatório é que se passa a efetivo) são de 120 euros anuais. Para Membros Estagiários (período de estágio) as quotas salvo erro são de 60 euros anuais.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

é obvio que , da minha parte, apenas brinquei com a situação

mas, agora a serio, eu não sou engenheiro, sou oficial electricista e trabalho no sector industrial(manutenção), mas tenho olhos, e até dois dedos de inteligencia(vá-lá, dedo e meio), se comparar-mos os planos de formação, o de engenharia de electronica é diferente do de engenharia de electrotecnia, é obvio que algumas cadeiras até podem ser as mesmas, mas não é a mesma coisa, são formações com objectivos diferentes, tal como o de enfermagem com o de medecina, tem cadeiras iguais, mas no final o enfermeiro não é medico , nem o medico é enfermeiro...

as ordens, não podem dar equivalencias á toa, senão perdem a credebilidade, a nivel nacional, como a nivel internacional

o amigo diz que que é engenheiro de electronica e telecomunicações, já por acaso procurou as vertentes da sua formação?

já falei disto anteriormente , mas posso repetir, você tem, sistemas de intrusão, sistemas de controle de acessos, sistemas de detecção automaticas de incendios, sistemas de GTC e domotica(KNX e outros), sistemas de automação industrial(implantação de perifericos electronicos, comunicações Modbus, Jbus, IP, etc.), programação de sistemas SCADA na industria, no ramo automovel, tem toda a area de mecatronica(onde tem comunicações CANopen)e muito mais...é aqui que tem o seu curso é aplicado, onde as vantagen são 1000 vezes superiores ao de engenharia electrotecnica....

....é só escolher....
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jaimereis Escreveu:boas

mas, agora a serio, eu não sou engenheiro, sou oficial electricista e trabalho no sector industrial(manutenção), mas tenho olhos, e até dois dedos de inteligencia(vá-lá, dedo e meio), se comparar-mos os planos de formação, o de engenharia de electronica é diferente do de engenharia de electrotecnia, é obvio que algumas cadeiras até podem ser as mesmas, mas não é a mesma coisa, são formações com objectivos diferentes, tal como o de enfermagem com o de medecina, tem cadeiras iguais, mas no final o enfermeiro não é medico , nem o medico é enfermeiro...

as ordens, não podem dar equivalencias á toa, senão perdem a credebilidade, a nivel nacional, como a nivel internacional

o amigo diz que que é engenheiro de electronica e telecomunicações, já por acaso procurou as vertentes da sua formação?

já falei disto anteriormente , mas posso repetir, você tem, sistemas de intrusão, sistemas de controle de acessos, sistemas de detecção automaticas de incendios, sistemas de GTC e domotica(KNX e outros), sistemas de automação industrial(implantação de perifericos electronicos, comunicações Modbus, Jbus, IP, etc.), programação de sistemas SCADA na industria, no ramo automovel, tem toda a area de mecatronica(onde tem comunicações CANopen)e muito mais...é aqui que tem o seu curso é aplicado, onde as vantagen são 1000 vezes superiores ao de engenharia electrotecnica....

....é só escolher....
Apenas uma pequena correção o curso pode ser de eletrónica e telecomunicações e não ter tido qualquer cadeira de automação industrial, ou seja, cada caso é um caso. O meu curso por exemplo foi de eletrotecnica e tenho formação em sistemas de potência e em automação industrial no curso por isso não podemos generalizar. Também existe o curso superior de eletrotecnia e telecomunicações.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

tituga
Curioso
Curioso

Mensagem por tituga »

....é só escolher....
Posso ja dizer-lhe que das vertentes que falas-te apenas dei automação. A vertente do meu curso é mais electrotecnica e assim diz o diario da republica, pode confirmar no endereço:
http://www.fam.ulusiada.pt/downloads/bo ... odeEEI.pdf
Podem ver tambem as unidades curriculares.
Acho que so o juri poderá dizer quais as competencias ate porque pelo que me informaram na OE o curso tecnologico podera ajudar em algumas competencias, pois se nao tivesse seguido para a faculdade era electricista..... O meu maior problema neste momento é nao ter exercido pois apareceu oportunidade para a area da informática...
eu não quero ter competencias a mais nem para quais nao estou preparada mas sei que com experiencia e pratica estou preparada para projectar instalações eléctricas entre outros.

Joao o meu curso não é reconhecido ate porque é licenciatura e não mestrado, é apenas reconhecido pela OET.
As quotas estao correctas mas isso ja sabia, dai dizer que é mais barato que na OET que sao 43€ trimestral.

Neste momento queria mesmo era arranjar trabalho/estágio na area :(

Obrigada
Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Mas nesse caso não pode inscrever-se na OE pode sim inscrever-se na OET.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

tituga Escreveu:

....é só escolher....
Posso ja dizer-lhe que das vertentes que falas-te apenas dei automação. A vertente do meu curso é mais electrotecnica e assim diz o diario da republica, pode confirmar no endereço:
http://www.fam.ulusiada.pt/downloads/bo ... odeEEI.pdf
Podem ver tambem as unidades curriculares.
Acho que so o juri poderá dizer quais as competencias ate porque pelo que me informaram na OE o curso tecnologico podera ajudar em algumas competencias, pois se nao tivesse seguido para a faculdade era electricista..... O meu maior problema neste momento é nao ter exercido pois apareceu oportunidade para a area da informática...
eu não quero ter competencias a mais nem para quais nao estou preparada mas sei que com experiencia e pratica estou preparada para projectar instalações eléctricas entre outros.

Joao o meu curso não é reconhecido ate porque é licenciatura e não mestrado, é apenas reconhecido pela OET.
As quotas estao correctas mas isso ja sabia, dai dizer que é mais barato que na OET que sao 43€ trimestral.

Neste momento queria mesmo era arranjar trabalho/estágio na area :(

Obrigada
Cumprimentos
Boas
Não desanimes, e continua a olhar em frente, perceguindo os teus ideais.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”