diferenciais piscinas
diferenciais piscinas
Gostava de saber a opinião da utilização de diferenciais de 300mA na protecção das bombas das piscinas, mesmo estando estas bombas instaladas fora do volume de protecçao das piscinas, ou seja, apenas dentro dos volumes é que as regras técnicas obrigam a colocar os 30mA, mas a certiel obriga a colocar mesmo que as bombas estejam fora destes volumes...
Gostaria de saber se conhecem alguma base legal para esta obrigatoriedade!!!
Gostaria de saber se conhecem alguma base legal para esta obrigatoriedade!!!
Re: diferenciais piscinas
Olá
Se a Certiel obriga deve ser porque há base legal....
.... e técnica também!!!
Mas mesmo que não obrigasse, a protecção diferencial , neste caso, evita
que as pessoas que estão em contacto com a água possam, em caso de defeito
na instalação, ficarem em condições de o seu corpo conduzir corrente eléctrica por tempo e valor suficientes para causar danos fisicos. Quanto menor fôr a corrente e o tempo de
disparo do int diferencial mais eficaz é essa protecção.
Vai ver as RTIEBT.... Se não tiveres ...... vai tirar em......
http://www.quiterios.pt/
Cumprimentos
Se a Certiel obriga deve ser porque há base legal....

Mas mesmo que não obrigasse, a protecção diferencial , neste caso, evita
que as pessoas que estão em contacto com a água possam, em caso de defeito
na instalação, ficarem em condições de o seu corpo conduzir corrente eléctrica por tempo e valor suficientes para causar danos fisicos. Quanto menor fôr a corrente e o tempo de
disparo do int diferencial mais eficaz é essa protecção.
Vai ver as RTIEBT.... Se não tiveres ...... vai tirar em......
http://www.quiterios.pt/
Cumprimentos
Mas acontece que a Certiel não tem base legal para obrigar a isso, já escrevi e eles respondem-me baseando-se na legislação de banheiras de hidromassagem...rsss
Acontece que por si só uma diferencial com uma sensibilidade de 30mA, com a fraca qualiadde dos motores aplicados nas piscinas, causam passagem á terra, o que faz com que o diferencial esteja sempre a disparar!!!
Alé de que se numa instalação, em média procura-se ter sempre um valor de terra de protecção inferior a 10 ohm, não há necessidade de andar com a "moda" de diferenciais de alta sensibilidade, isto pelas tensões de contacto máximas permitidas numa isntalação.
Portanto nem tudo o que a Certiel fala é lei....
Acontece que por si só uma diferencial com uma sensibilidade de 30mA, com a fraca qualiadde dos motores aplicados nas piscinas, causam passagem á terra, o que faz com que o diferencial esteja sempre a disparar!!!
Alé de que se numa instalação, em média procura-se ter sempre um valor de terra de protecção inferior a 10 ohm, não há necessidade de andar com a "moda" de diferenciais de alta sensibilidade, isto pelas tensões de contacto máximas permitidas numa isntalação.
Portanto nem tudo o que a Certiel fala é lei....
Concordo que nem tudo o que eles dizem é lei....
Até digo mais: são uns chatos e por vezes uns merdosos....
No entanto a minha "sensibilidade" técnica leva-me a dizer o seguinte....
- As terras de valores inferiores a 10 ohms quando só são garantidas no tempo
se forem executadas em condições (muito raro!) á vezes as varetas até desaparecem....
(o contacto de apertp por braçadeira é o primeiro a ficar deficiente....)
Asiim sendo isso não garane nada!
- Quanto à qualidade dos motores, bem, também há bons! Não são é tão baratos e fáceis de encontrar.... Há que pressionar os gajos que montam esses equipamentos...
- Depois há uma forma criminosa de resolver o assunto - assim que o dito fiscal virar costas, troca-se o diferencial.... EU NÂO FAÇO e DESACONSELHO FORTEMENTE!!!
O facto de as RTIEBT serem omissas apenas significa que se esqueceram.....
(Devem ter ficado com o cérebro parado quando tiveram a ideia genial de acharem
que as janelas metálicas das retretes deviam ser ligadas á terra)
A EN 60364 deve dizer alguma coisa
Cumprimentos
Até digo mais: são uns chatos e por vezes uns merdosos....
No entanto a minha "sensibilidade" técnica leva-me a dizer o seguinte....
- As terras de valores inferiores a 10 ohms quando só são garantidas no tempo
se forem executadas em condições (muito raro!) á vezes as varetas até desaparecem....
(o contacto de apertp por braçadeira é o primeiro a ficar deficiente....)
Asiim sendo isso não garane nada!
- Quanto à qualidade dos motores, bem, também há bons! Não são é tão baratos e fáceis de encontrar.... Há que pressionar os gajos que montam esses equipamentos...
- Depois há uma forma criminosa de resolver o assunto - assim que o dito fiscal virar costas, troca-se o diferencial.... EU NÂO FAÇO e DESACONSELHO FORTEMENTE!!!
O facto de as RTIEBT serem omissas apenas significa que se esqueceram.....
(Devem ter ficado com o cérebro parado quando tiveram a ideia genial de acharem
que as janelas metálicas das retretes deviam ser ligadas á terra)
A EN 60364 deve dizer alguma coisa
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Porque é que os circuitos dos termoacumuladores têm de ser protegidos por diferencial de alta sensibilidade (embora possam estar instalados em sítio que não tem nada a ver com casas de banho) e os motores das piscinas não terão de o ser?
Se a qualidade do motor não satisfaz é mudar para marca conceituada.
Se a qualidade do motor não satisfaz é mudar para marca conceituada.
Bom dia
A minha opinião é que em locais com água deve-se ser usado diferenciais pelo menos de 30mA. se existe fugas a terra, tenta-se isolar, mas nunca aumentar o diferencial se não pode acontecer alguma coisa grave(contacto indirecto) e depois é que são elas.....
A minha opinião é que em locais com água deve-se ser usado diferenciais pelo menos de 30mA. se existe fugas a terra, tenta-se isolar, mas nunca aumentar o diferencial se não pode acontecer alguma coisa grave(contacto indirecto) e depois é que são elas.....