Sistema de Intrusão para Moradia

Responder
asterion
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 21:37
Has thanked: 2 times

Sistema de Intrusão para Moradia

Mensagem por asterion »

Boas,

Precisava de implementar um sistema de intrusão e estou com as seguintes dúvidas relativamente à instalação:

1 - Posso fazer repiques entre os detectores associados à mesma zona? Por exemplo entre um detector quebra de vidros e um contacto de porta?

2 - Para saber os estados da central na domótica (p.ex. alarme de incêndio, alarme de intrusão, alarme de inundação) posso colocar junto à central um módulo KNX que receba contactos secos (http://www.knxshop.co.uk/catalog/Catalo ... 0-HAGTX304)?

3 - Recomendam-me alguma marca de equipamentos para a realização deste tipo de intalação (a fio)?

Abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Sistema de Intrusão para Moradia

Mensagem por ENERGY »

asterion Escreveu:Boas,

Precisava de implementar um sistema de intrusão e estou com as seguintes dúvidas relativamente à instalação:

1 - Posso fazer repiques entre os detectores associados à mesma zona? Pode

Por exemplo entre um detector quebra de vidros e um contacto de porta?

Neste caso não deve, porque as ligações na central normalmente são em zonas distintas, ou seja o contato de poorta é ligado numa zona rápida, enquanto que o outro não.

2 - Para saber os estados da central na domótica (p.ex. alarme de incêndio, alarme de intrusão, alarme de inundação) posso colocar junto à central um módulo KNX que receba contactos secos (http://www.knxshop.co.uk/catalog/Catalo ... 0-HAGTX304)?

3 - Recomendam-me alguma marca de equipamentos para a realização deste tipo de intalação (a fio)?

Abraço
Cpts.
Energy
asterion
Curioso
Curioso

Mensagem por asterion »

Desde já agradeço a resposta. Então quando uma central tem 10 zonas, e eu tenho num vão um detector de quebra de vidros e um contacto de janela, vou ligá-los na central de forma independente, é possível fazê-los actuar na mesma zona? Quando que uma central tem 10 zonas como sei quais as rápidas e quais as outras?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

asterion Escreveu:Desde já agradeço a resposta. Então quando uma central tem 10 zonas, e eu tenho num vão um detector de quebra de vidros e um contacto de janela, vou ligá-los na central de forma independente, é possível fazê-los actuar na mesma zona? Quando que uma central tem 10 zonas como sei quais as rápidas e quais as outras?
Boas
Centrais de intrusão, não é a minha especialidade, sei algo pelo que vejo nas obras, quanto ao saber quais as zonas rápidas, vem no manual da central.
Cpts.
Energy
asterion
Curioso
Curioso

Mensagem por asterion »

Eu também as vejo nas obras :) mas agora queria montar um sistema e não queria falhar nos pormenores mas de qualquer forma obrigado pela ajuda. Abraço
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

asterion Escreveu:Eu também as vejo nas obras :) mas agora queria montar um sistema e não queria falhar nos pormenores mas de qualquer forma obrigado pela ajuda. Abraço
Viva,

As zonas de um sistema de intrusão têm características diferentes pela aplicação em si.

Zonas Perimétricas - Àreas exteriores do edifício a proteger (por ex: jardins, janelas/varandas exteriores);

Zonas Temporizadas - Entradas e saídas do edifício (por ex: hall de entrada, porta principal);

Zonas Instântaneas - Zonas interiores do edifício, onde não seja prevista a entrada/saída (por ex: sala de estar, cozinha);

Zonas de Alarme Interior - Zonas activadas em modo parcial (por ex: desactivar os quartos do 1 andar durante a noite e activar tudo o resto);

Zonas 24 Horas - Zonas permanentemente monitorizadas independentemente da activação ou não do sistema (por ex: sabotagem dos equipamentos exteriores, sabotagem da central);

Zonas de alarme técnico - Zonas monitorizadas de alarmes que não o de intrusão (por ex: detecção de gás, incêndio, inundação, etc...)

Posto isto, é sempre conveniente que um detector corresponda sempre a uma zona, de forma a ser possível personalizar convenientemente a zona, para além de que em termos de manutenção, avaria ou alarme, haver assim a percepção do elemento que causou o evento. Já se agruparmos mais do que um elemento não é possível haver essa distinção. Ex: 15 Detectores -> 15 Zonas;

Relativamente à comunicação da central de intrusão basta que a mesma possua saídas personalizáveis (em quantidades e de acordo com o queremos realizar) para podermos interligar no módulo KNX.

Quanto ao equipamento, existem muitas marcas, modelos e preços. Tente comparar as características técnicas de cada solução, tendo em conta o factor fiabilidade, capacidade da marca e muito importante, se algo avariar futuramente irei ter suporte?

Espero ter ajudado.

Cumpts,
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
MSoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 out 2011, 13:44

Mensagem por MSoares »

Bom dia, tenho uma questão que é a seguinte, necessito de instalar um sensor de alarme nas costas de um já existente (na mesma zona), para eles funcionarem na mesma zona mas independentes entre si, deverei liga-los em serie ou paralelo.
Obrigado
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

MSoares Escreveu:deverei liga-los em serie ou paralelo.
Viva,
Dependendo da marca e modelo do equipamento instalado poderá ser necessário uma resistência de monitorização de zona. Pelo que é necessário verificar esse pormenor. Para ligações em zonas diferentes não deve ser considerado a ligação em série ou paralelo uma vez que vão ser ligados a entradas diferentes (salvo quando usado duplicação de zona).

Cumpts
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”