Bom dia a todos,
Tenho uma casa antiga com a caixa do contador no seu interior mas agora quero colocá-la no muro de vedação a +-10 m de distância, a canalização vai ser enterrada e a questão é a seguinte:Posso fazer em tubo corrugado de dupla parede e cabo VV ou tem de ser XV?
Obrigado
VM
Canalização entre caixa do contador e o quadro
Re: Canalização entre caixa do contador e o quadro
A DIT-C14-100/N da EDP define a fronteira entre a instalação do cliente e pública como sendo os ligadores de entrada dos fusiveis na portinhola. Caso esta não exista a fronteira são os terminais do contador. No seu caso como como vai alterar, terá de instalar portinhola, a partir dela, como diz que vai usar tubo enterrado, poderá usar cabo XV ou VV (não importa se é polietileno recticulado ou policloreto de vinílo) desde que sejam cabos 0,6-1KV de cor preta. Se não houvesse portinhola teria que usar um dos cabos armados que constam no referido documento.
Em todo o caso, num exemplo como o seu, eu usaria cabo VAV.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasmpinto Escreveu:A DIT-C14-100/N da EDP define a fronteira entre a instalação do cliente e pública como sendo os ligadores de entrada dos fusiveis na portinhola. Caso esta não exista a fronteira são os terminais do contador. No seu caso como como vai alterar, terá de instalar portinhola, a partir dela, como diz que vai usar tubo enterrado, poderá usar cabo XV ou VV (não importa se é polietileno recticulado ou policloreto de vinílo) desde que sejam cabos 0,6-1KV de cor preta. Se não houvesse portinhola teria que usar um dos cabos armados que constam no referido documento.
Enfiar cabo VAV num tubo de 40/50mm com algumas curvas, não deve ser tarefa simples, pois o VAV não é muito flexivel, em comparação com o XV, e não vejo beneficios neste caso para o uso desse cabo.
Cpts.
Energy
Energy
Como vê na mensagem eu digo que pode usar o VV ou XV. Respondo à questão. Sobre a dificuldade de enfiar esse cabo em 10m de tubo de 50, nunca tive qq dificuldade. Eu dou-lhe três opções, o VECM1956 optará pela que for mais conveniente.ENERGY Escreveu:Boasmpinto Escreveu:A DIT-C14-100/N da EDP define a fronteira entre a instalação do cliente e pública como sendo os ligadores de entrada dos fusiveis na portinhola. Caso esta não exista a fronteira são os terminais do contador. No seu caso como como vai alterar, terá de instalar portinhola, a partir dela, como diz que vai usar tubo enterrado, poderá usar cabo XV ou VV (não importa se é polietileno recticulado ou policloreto de vinílo) desde que sejam cabos 0,6-1KV de cor preta. Se não houvesse portinhola teria que usar um dos cabos armados que constam no referido documento.
Enfiar cabo VAV num tubo de 40/50mm com algumas curvas, não deve ser tarefa simples, pois o VAV não é muito flexivel, em comparação com o XV, e não vejo beneficios neste caso para o uso desse cabo.
Cumprimentos
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasmpinto Escreveu:Como vê na mensagem eu digo que pode usar o VV ou XV. Respondo à questão. Sobre a dificuldade de enfiar esse cabo em 10m de tubo de 50, nunca tive qq dificuldade. Eu dou-lhe três opções, o VECM1956 optará pela que for mais conveniente.ENERGY Escreveu:mpinto Escreveu:A DIT-C14-100/N da EDP define a fronteira entre a instalação do cliente e pública como sendo os ligadores de entrada dos fusiveis na portinhola. Caso esta não exista a fronteira são os terminais do contador. No seu caso como como vai alterar, terá de instalar portinhola, a partir dela, como diz que vai usar tubo enterrado, poderá usar cabo XV ou VV (não importa se é polietileno recticulado ou policloreto de vinílo) desde que sejam cabos 0,6-1KV de cor preta. Se não houvesse portinhola teria que usar um dos cabos armados que constam no referido documento.
Boas
Cumprimentos
Se o "mpinto" leu bem o meu comentário, eu referia-me a questão do colega dizer que usaria "num exemplo como o seu, eu usaria cabo VAV"
Este cabo VAV tem dupla bainha de aço, logo as curvas têm de ser com um grande raio de curvatura, poucas curvas e pequena distância.
Supondo que o tubo sai da portinhola por cima desce para o chão e volta a subir na primada do quadro, são logo 3/4 curvas.
Portanto ao usar o VAV entubado, utiliza tubagem de diametro superior ao obrigatório, ou vai sofrer um pouco a fazer o enfiamento.
Nada é impossivél, mas neste momento de crise, à que ponderar as soluções a apresentar.
Cpts.
Energy
Energy