Calculo de bateria FP
Calculo de bateria FP
Olá
alguem me ajuda a calcular bateria de factor de potência para este caso:
activa ponta - 16125kwh - 1700€
activa cheias - 37670kwh - 3516€
activa vazias - 16345kwh - 1660€
reactiva FV (escalão 1) - 5380kvarh - 45€
reactiva FV (escalão 2) - 5380kvarh - 140€
reactiva FV (escalão 3) - 4170kvarh - 320€
potência contratada 237KW
Estes são valores para 1 mês, que são muito identicos aos restantes meses do ano.
obrigado
alguem me ajuda a calcular bateria de factor de potência para este caso:
activa ponta - 16125kwh - 1700€
activa cheias - 37670kwh - 3516€
activa vazias - 16345kwh - 1660€
reactiva FV (escalão 1) - 5380kvarh - 45€
reactiva FV (escalão 2) - 5380kvarh - 140€
reactiva FV (escalão 3) - 4170kvarh - 320€
potência contratada 237KW
Estes são valores para 1 mês, que são muito identicos aos restantes meses do ano.
obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Calculo de bateria FP
No documento do tópico seguinte está explicado como deve fazer o cálculo:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A3o#p54417
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... A3o#p54417
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Ele quer números e não tutoriais.
Não sei se chega!!
Lá vai o ficheiro em excel
Não sei se chega!!
Lá vai o ficheiro em excel
Última edição por Duzia12 em 24 set 2012, 16:40, editado 17 vezes no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Se existir realmente interesse no "tutorial" está bem explicado como fazer
Deve ter também em atenção a poluição harmónica da instalação que se for significativa é importante para o dimensionamento da bateria de condensadores. Outra coisa a ter em atenção é a escolha dos escalões da bateria. O ideal seria instalar um analisador de energia para um mais correto dimensionamento.

Deve ter também em atenção a poluição harmónica da instalação que se for significativa é importante para o dimensionamento da bateria de condensadores. Outra coisa a ter em atenção é a escolha dos escalões da bateria. O ideal seria instalar um analisador de energia para um mais correto dimensionamento.
-
- Oficial
Isto são cálculos simples
P bateria= KVAR debitados((14930/22 dias/12 horas) x 1,2 =80 KVA (máximo)
Mínimo=14930/22/14=60 KVA (minimo)
Por isso os 75 KVA iniciais são suficientes
Equipar para 75 ou 100 KVA, a diferençã de preços não deve ser muita
P bateria= KVAR debitados((14930/22 dias/12 horas) x 1,2 =80 KVA (máximo)
Mínimo=14930/22/14=60 KVA (minimo)
Por isso os 75 KVA iniciais são suficientes
Equipar para 75 ou 100 KVA, a diferençã de preços não deve ser muita
Última edição por Duzia12 em 26 set 2012, 18:50, editado 4 vezes no total.
-
- Oficial
CORRECÇÃO EM PRESENÇA DE HARMÓNICOS
Antes de escolher o equipamento automático de correcção, é necessário certificar-se da existência ou não, de harmónicos para evitar a sobrecarga da bateria de condensadores.
Portanto é indispensável verificar a existência, na instalação, de certos equipamentos que possam gerar este fenómeno, como por exemplo U.P.S., fornos a arco, motores de velocidade variável, trefiladoras, transformadores saturados.
Um equipamento não dimensionado adequadamente, numa instalação com carga deste tipo, ficara danificada e rapidamente fora de serviço ou completamente destruída.
Antes de escolher o equipamento automático de correcção, é necessário certificar-se da existência ou não, de harmónicos para evitar a sobrecarga da bateria de condensadores.
Portanto é indispensável verificar a existência, na instalação, de certos equipamentos que possam gerar este fenómeno, como por exemplo U.P.S., fornos a arco, motores de velocidade variável, trefiladoras, transformadores saturados.
Um equipamento não dimensionado adequadamente, numa instalação com carga deste tipo, ficara danificada e rapidamente fora de serviço ou completamente destruída.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Exatamente, por isso é que o ideal era instalar um analisador de energia para um mais correto funcionamento.Duzia12 Escreveu:CORRECÇÃO EM PRESENÇA DE HARMÓNICOS
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 out 2006, 12:31
- Been thanked: 3 times
Boa noite
Pode dizer-me onde arranjou estas páginas com a explicação da poluição harmónica.
Obrigado.
Pode dizer-me onde arranjou estas páginas com a explicação da poluição harmónica.
Obrigado.
-
- Oficial
Foi de um site da net é procurar, qualquer um tem acesso!
http://paginas.fe.up.pt/~jpl/textos/QUAT_FF.pdf
http://paginas.fe.up.pt/~jpl/textos/QUAT_FF.pdf
- amorinix
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 out 2013, 15:03
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Boa tarde
Sou novo aqui no fórum mas estive a ler com atenção ainda que ainda não tenha acesso aos ficheiros.
Já me tenho deparado com apresentações do FP d por parte da EDP que é claramente inferior aquele que se pode calcular com base nas mediões de energia (da factura e não medições reais).
Assim, pela formula: cos phi = P (KWh) / SQR (P^2 (KWh) + Q^2 (KVArh)) deveriamo ou não obter o cos phi médio da instalação ao longo do periodo de facturação?
Sendo que P corresponde obviamente à soma da energia activa (cheias + ponta) e o Q à soma da energia reactiva consumida fora de vazio.
Para o Q estou a considerar a soma algébrica da energia reactiva nos 3 escalões.
Mas o factor de potencia calculado assim é sempre superior ao apresentado na factura comos endo o "real".
Alguém me pode esclarecer o que estou a fazer mal (se é que estou)?
Obrigado
Sou novo aqui no fórum mas estive a ler com atenção ainda que ainda não tenha acesso aos ficheiros.
Já me tenho deparado com apresentações do FP d por parte da EDP que é claramente inferior aquele que se pode calcular com base nas mediões de energia (da factura e não medições reais).
Assim, pela formula: cos phi = P (KWh) / SQR (P^2 (KWh) + Q^2 (KVArh)) deveriamo ou não obter o cos phi médio da instalação ao longo do periodo de facturação?
Sendo que P corresponde obviamente à soma da energia activa (cheias + ponta) e o Q à soma da energia reactiva consumida fora de vazio.
Para o Q estou a considerar a soma algébrica da energia reactiva nos 3 escalões.
Mas o factor de potencia calculado assim é sempre superior ao apresentado na factura comos endo o "real".
Obrigado
Nix
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Só medindo é que obtém os valores certinhos de forma contrária são aproximações.amorinix Escreveu:Boa tarde
Obrigado