lampada desligada acende e apaga
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2012, 10:29
lampada desligada acende e apaga
Bom dia! Eu não sou electricista, mas desenrrasco-me a fazer algumas montagens.
A minha casa foi recentemente remodelada, algumas paredes foram abaixo e outras construidas de novo e alguns fios que passavam pelo meio das paredes que foram abaixo ainda levaram umas marteladas. os fios foram reaproveitados pelo elecricista profissional, só que agora tenho dois problemas:
1º Numa divisão da casa existe uma lampada com 3 interruptores, a lampada é das economizadoras brancas normais.
Quando ligo o interruptor e acendo a lampada tudo normal, mas quando apago a lampada ela fica apiscar, ascende e apaga e fica nisto o tempo todo.
Gostaria de saber se o problema é da lampada ou da instalação, se for da instalação como resolvo.
2º problema
tenho perto do contador da EDP uma caixa com sete disjuntores
Como na caixa dos dijuntores existe espaço vazio para mais, coloquei mais um para as tomadas de um pequeno armazem que utilizo para bricolage e quando abro a caixa e vejo a instalação dei conta do seguinte problema em dois dijuntores já instalados:
Um desliga a parte das lampadas lado direito do corredor da casa outro lado esquerdo (aqui tudo normal)
Desligo os dois fios do dijuntor que desliga a luz das lampadas do lado direito do corredor, para trocar a ordem dos dijuntores para ficar a caixa mais organizada e descubro que quando o dijuntor esquerdo está ligado a corrente chega até ao fio de saida de corrente do dijuntor direito. ( no de entrada tudo bem, saida não porque o fio estava desligado)
Como resolver a situação?
Será que existem fios no circuito que se tocam nalgum ponto?
Aguardo resposta obrigado
podem responder directamente para: jose-capela@sapo.pt
A minha casa foi recentemente remodelada, algumas paredes foram abaixo e outras construidas de novo e alguns fios que passavam pelo meio das paredes que foram abaixo ainda levaram umas marteladas. os fios foram reaproveitados pelo elecricista profissional, só que agora tenho dois problemas:
1º Numa divisão da casa existe uma lampada com 3 interruptores, a lampada é das economizadoras brancas normais.
Quando ligo o interruptor e acendo a lampada tudo normal, mas quando apago a lampada ela fica apiscar, ascende e apaga e fica nisto o tempo todo.
Gostaria de saber se o problema é da lampada ou da instalação, se for da instalação como resolvo.
2º problema
Como na caixa dos dijuntores existe espaço vazio para mais, coloquei mais um para as tomadas de um pequeno armazem que utilizo para bricolage e quando abro a caixa e vejo a instalação dei conta do seguinte problema em dois dijuntores já instalados:
Um desliga a parte das lampadas lado direito do corredor da casa outro lado esquerdo (aqui tudo normal)
Desligo os dois fios do dijuntor que desliga a luz das lampadas do lado direito do corredor, para trocar a ordem dos dijuntores para ficar a caixa mais organizada e descubro que quando o dijuntor esquerdo está ligado a corrente chega até ao fio de saida de corrente do dijuntor direito. ( no de entrada tudo bem, saida não porque o fio estava desligado)
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: lampada desligada acende e apaga
Boas
A instalação é trifásica?
Cump.
Mário
A instalação é trifásica?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
José Manuel1982 Escreveu:Bom dia! Eu não sou electricista, mas desenrrasco-me a fazer algumas montagens.
2º problema
Boas,
está a usar um busca-pólos, não é verdade?
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
1º - o que são os três interruptores? e são os três para a mesma lâmpada? e quando diz que a lâmpada fica a piscar o tempo todo, está a falar de sempre (com o interruptor desligado) ou apenas durante algum tempo?
Reaproveitar condutores eléctricos depende sempre do estado dos mesmos, mas neste caso, não terá sido a melhor opção, até porque o custo dos cabos novos seria relativamente baixo.
2º - pela sua descrição, parece que ficou algo mal ligado.
1º - o que são os três interruptores? e são os três para a mesma lâmpada? e quando diz que a lâmpada fica a piscar o tempo todo, está a falar de sempre (com o interruptor desligado) ou apenas durante algum tempo?
Reaproveitar condutores eléctricos depende sempre do estado dos mesmos, mas neste caso, não terá sido a melhor opção, até porque o custo dos cabos novos seria relativamente baixo.
2º - pela sua descrição, parece que ficou algo mal ligado.
Última edição por rainbow em 16 set 2012, 20:56, editado 1 vez no total.
Caro José Manuel, as lampadas ditas económicas são de baixo consumo e por isso muito sensiveis a vário tipo de interferencias entre elas o piscar ou apresentarem
uma leve luminusidade, mesmo estando desligadas.
A substituição da lampada por outra de marca diferente na maioria dos casos resolve o problema.
Quanto ao quadro eléctrico verifico que não domina as técnicas de electricidade,andar a "mexer" numa instalação que foi efectuada por um profissional , vai invalidar uma futura reclamação .
O que já devia ter feito era apresentar o problema ao seu electricista.
uma leve luminusidade, mesmo estando desligadas.
A substituição da lampada por outra de marca diferente na maioria dos casos resolve o problema.
Quanto ao quadro eléctrico verifico que não domina as técnicas de electricidade,andar a "mexer" numa instalação que foi efectuada por um profissional , vai invalidar uma futura reclamação .
O que já devia ter feito era apresentar o problema ao seu electricista.
Cps.
-
- Curioso
- Registado: 16 set 2012, 10:29
Quanto ao 1º caso da lampada. A lampada pisca desligada, com o interruptor ligado não pisca funciona normalmente. Tirei a lampada eco e meti uma normal funciona bem, desligada não pisca (pelo menos por enquanto) Vou experimentar com outra economizadora só ainda não experimentei porque compro aos pacotes e as lampadas são todas iguais, vou comprar 3 ou 4 de modelos diferentes e ver o resultado. Quanto á solução do eletrcicista k fez a instalação, começou por substituir o suporte naquela hora não piscava, 30 euros, pela deslocação até a minha terrinha. Chamei de novo substituiu um dos interruptores, mais 30 euros e 5 pelo interruptor, não resolve. Se vier cá 20 vezes é melhor substituir tudo, para substituir aquele circuito todo tb faço eu, ñ identifico é o problema.
No problema do dijuntor será que é por naquele dijuntor estar ligado duas arcas e um figorifico americano?
meti o busca polos na tomada e nos dois buracos tem corrente.
O meu vizinho com os dijuntores tem um problema semelhante tem de desligar um dijuntor para o outro funcionar.
Mais uma duvida se não for pedir muito:
Tenho uma casa alugada e os tipos fartam-se de gastar luz porque o contador não roda por mais eletrodomesticos que liguem (só vai abaixo se ligarem muitos, mas não anda, tem sempre a mesma leitura ´´a 30 anos os tipos da edp já lá foram com maquinas por estar sempre na mesma leitura e tá tudo bem) eu terei problemas com isso?
Numa outra casa, mandei ampliar a potencia para 20A, eles ao mudarem não sei o que fizeram, só sei que desligando o geral atrás do contador meto o busca polos sem nada ligado e tem corrente, mas o mais estranho é que posso ligar o que quizer não vai abaixo, para desligar a corrente nos 7 dijuntores em vez de desligar o botão tenho de ligar para cortar a corrente, os dijuntores tem on, off ou 0, 1 e tenho a certeza que tenho de os ligar para desligar a corrente.
O eletricista de tudo isto na altura era o mesmo, já faleceu, mas suponho se a culpa fosse dele os problemas não surgiam só agora.
Ele e o ajudante na altura punham-se na brincadeira, um tava a trabalhar outro a dormir segurando a escada, para acordar tinha de o k estava a trabalhar encostar um fio com corrente a escada.
No problema do dijuntor será que é por naquele dijuntor estar ligado duas arcas e um figorifico americano?
O meu vizinho com os dijuntores tem um problema semelhante tem de desligar um dijuntor para o outro funcionar.
Tenho uma casa alugada e os tipos fartam-se de gastar luz porque o contador não roda por mais eletrodomesticos que liguem (só vai abaixo se ligarem muitos, mas não anda, tem sempre a mesma leitura ´´a 30 anos os tipos da edp já lá foram com maquinas por estar sempre na mesma leitura e tá tudo bem) eu terei problemas com isso?
Numa outra casa, mandei ampliar a potencia para 20A, eles ao mudarem não sei o que fizeram, só sei que desligando o geral atrás do contador meto o busca polos sem nada ligado e tem corrente, mas o mais estranho é que posso ligar o que quizer não vai abaixo, para desligar a corrente nos 7 dijuntores em vez de desligar o botão tenho de ligar para cortar a corrente, os dijuntores tem on, off ou 0, 1 e tenho a certeza que tenho de os ligar para desligar a corrente.
O eletricista de tudo isto na altura era o mesmo, já faleceu, mas suponho se a culpa fosse dele os problemas não surgiam só agora.
Ele e o ajudante na altura punham-se na brincadeira, um tava a trabalhar outro a dormir segurando a escada, para acordar tinha de o k estava a trabalhar encostar um fio com corrente a escada.
Nunca dou conselhos a ninguém, mas neste caso faço questão.
CHAME UM ELECTRICISTA COMPETENTE RÁPIDO.
CHAME UM ELECTRICISTA COMPETENTE RÁPIDO.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 mai 2008, 20:23
- Been thanked: 1 time
José Manuel1982 Escreveu:Bom dia! Eu não sou electricista, mas desenrrasco-me a fazer algumas montagens.
Boas já tive o mesmo problema, o problema eram dos interruptores serem com iluminação, entao abri os interruptores e retirei uma pequena lampada e deixei de ter esse problema
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
José Manuel1982 Escreveu:Quanto ao 1º caso da lampada. A lampada pisca desligada, com o interruptor ligado não pisca funciona normalmente. Tirei a lampada eco e meti uma normal funciona bem, desligada não pisca (pelo menos por enquanto) Vou experimentar com outra economizadora só ainda não experimentei porque compro aos pacotes e as lampadas são todas iguais, vou comprar 3 ou 4 de modelos diferentes e ver o resultado.
Bem pelo que parece aqui ficou esclarecido que o problema é da lampâda e não da instalação.
Quanto á solução do eletrcicista k fez a instalação, começou por substituir o suporte naquela hora não piscava, 30 euros, pela deslocação até a minha terrinha. Chamei de novo substituiu um dos interruptores, mais 30 euros e 5 pelo interruptor, não resolve. Se vier cá 20 vezes é melhor substituir tudo, para substituir aquele circuito todo tb faço eu, ñ identifico é o problema.
Se nos dois bornes tem corrente, é porque tem falta de neutro, eventualmente este está mal apertado em algum ponto, deveria medir com um multimetro o valor da tensão nessas tomadas.
Então o pessoal da EDP foi ao local verificar o contador e não descobriu nada de anormal, se ligou naquele momento um equipamento, como foi possivél que não viu que o contador não andava
Como é que tem acesso atrás do contador para colocar o busca-polos?
Se liga o que quer e só tem contratado 20A, é porque não tem limitador da EDP.
Quanto aos disjuntores, porque não abre o quadro, tira umas fotos e coloca aqui para o pessoal ver as ligações e comentar.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
- Registado: 29 jan 2012, 21:39
Na casa de um familiar também existe um problema parecido: 2 lampadas com dois interruptores de escada (chineses...).José Manuel1982 Escreveu:(...)Numa divisão da casa existe uma lampada com 3 interruptores, a lampada é das economizadoras brancas normais.
(...)
Não sei se será dos interruptores não fazerem a sua função correctamente ou das lampadas, o que é facto é que com lampadas marca ANTE piscam desligadas, com umas da PHILIPS não!
Porém, num candeeiro normal de mesa (com pêra) funcionam as duas perfeitamente... enfim algum erro na instalação provavelmente.
só o meu contador anda que se farta. Certamente que quando chamou os tecnicos da EDP tinha tudo desligado. Não deviam dar por nada se a fase passar directa e o neutro é que passe pelo contador. Deve ter acesso por ´trás do contador, se este estiver num muro com uma caixa dupla de duas portas, uma frontal e outra por trás. (acho que agora já não se vendem ou não foram aprovadas) existem contadores com mais de 30 anos que se for utilizado um iman param.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
[quote=]só o meu contador anda que se farta. Certamente que quando chamou os tecnicos da EDP tinha tudo desligado. Não deviam dar por nada se a fase passar directa e o neutro é que passe pelo contador. Deve ter acesso por ´trás do contador, se este estiver num muro com uma caixa dupla de duas portas, uma frontal e outra por trás. (acho que agora já não se vendem ou não foram aprovadas) existem contadores com mais de 30 anos que se for utilizado um iman param.[/quote]
Boas."coveiro"
Aqui no forum as regras e normas são para cumprir. Não se indicam nem se aprovam ilegalidades.
Cump.
Mário
Boas."coveiro"
Aqui no forum as regras e normas são para cumprir. Não se indicam nem se aprovam ilegalidades.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Desculpa mario sou novo aqui não sabia, qualquer coisa avise não é por mal.