contador

_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: contador

Mensagem por _faisca »

o que pediram na Edp ao meu cliente para a fração mencionada foi mesmo a ficha eletrotécnica. Só se posteriormente a Edp mandar algum fiscal para analisar o prédio e propor uma nova coluna ou ver se tem capacidade para o apartamento.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

_faisca Escreveu:o que pediram na Edp ao meu cliente para a fração mencionada foi mesmo a ficha eletrotécnica. Só se posteriormente a Edp mandar algum fiscal para analisar o prédio e propor uma nova coluna ou ver se tem capacidade para o apartamento.
Boas
Essa ficha eletrotécnica, deve contemplar todos os locais de consumo desse prédio, incluindo eventuais lojas.
Com essa ficha a EDP eventualmente vai criar esse local de consumo, e o mesmo irá ficar pendente de certificação para efeitos de contrato desse local.
Nestes casos, eu gosto de tratar diretamente com a EDP desses assuntos e não andar na conversa do cliente a perder tempo.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

obrigado pela ajuda, vou ver se esta semana consigo passar pela edp para ver o que se pode fazer.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

_faisca Escreveu:obrigado pela ajuda, vou ver se esta semana consigo passar pela edp para ver o que se pode fazer.
Boas
Já agora se poder coloque aqui a informação que obteve, pois é sempre bom estarmos atualizados em relação a estes casos que não são muito comuns.
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Não vai ser um processo fácil. A haver uma nova alimentação, só deverá ser efetuada pela EDP depois de obtida a certificação da CERTIEL. A ficha eletrotécnica é para juntar ao processo e ver a potência total do edifício. Depois consoante a viabilidade ou não, ou respetivo projeto de alterações (caso exsita) verificar as condições técnicas das partes comuns (deverá ser consultado o projetistas incicial, caso exista) e então executar a instalação de acordo com as RTIEBT e pedir finalmente a certificação. Depois de aprovada é só pedir a ligação ao fornecedor.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas, neste momento estou à espera que um técnico da Edp vá ao prédio em questão para analisar a situação e posteriormente decidir o que fazer. Para mim o que me dá entender é que quando o prédio foi certificado aquela fração não deve ter entrado no processo. Agora vou aguardar e depois comento quando houver novidades. Colegas já agora só mais uma questão, na fração em causa eu vou ter que pedir certificação à Certiel, trata-se de um pequenino T1 onde irá ter só placa, frigorifico, maq lavar roupa, cilindro 2 circ tom e 2 ilm, posso só colocar um diferencial de 30 ma ou será melhor coloccar 1 corte geral e 2 diferenciais? A fração é tão pequena que acho que com 1 diferencial de 30 ma a Certiel não deve implicar. Obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

_faisca Escreveu:boas, neste momento estou à espera que um técnico da Edp vá ao prédio em questão para analisar a situação e posteriormente decidir o que fazer. Para mim o que me dá entender é que quando o prédio foi certificado aquela fração não deve ter entrado no processo. Agora vou aguardar e depois comento quando houver novidades. Colegas já agora só mais uma questão, na fração em causa eu vou ter que pedir certificação à Certiel, trata-se de um pequenino T1 onde irá ter só placa, frigorifico, maq lavar roupa, cilindro 2 circ tom e 2 ilm, posso só colocar um diferencial de 30 ma ou será melhor coloccar 1 corte geral e 2 diferenciais? A fração é tão pequena que acho que com 1 diferencial de 30 ma a Certiel não deve implicar. Obrigado
Boas
Pode usar apenas um ID de 30mA como geral, ou separar os circuitos e usar vários IDs, ambas as soluções são caeites pela Certiel.
Atenção, a placa tem de ser alimentada no minimo a 4mm.
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas colega, isso eu sei a única coisa que tenho que comfirmar com a cliente é se as janelas do wc vão ser em aluminio ou madeira para equipotenciar as mesmas. No caso da tubagem da água ser em plastico não preciso de fazer ligação à terra pois não? Só mais uma questão, sendo um prédio com bastantes anos, em relação à terra eu tenho que fazer a medição da mesma na fração ou como já está as outras frações certificadas a terra deverá estar com valores aconselhaveis?. Pois a terra passa pela coluna montante e sendo o último andar se tiver valores fracos terei que retificar a mesma? ou terei que meter o condominio ao barulho? Obrigado
_Faisca
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Terá sempre de efetuar a medição de terra, pois terá de registar o valor no pedido de certificação, quanto ás janelas convença o seu cliente a meter janelas de madeira ou em PVC, caso contrário terá de fazer as ligações equipotenciais.

Cumprs.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
sabe-me dizer se existe algum aparelho para medição de terras que não seja necessário a utilização das estacas, pois eu para medir a terra da fração sendo no ultimo piso não tenho maneira de espetar as estacas para medir com o aparelho tradicinal, ou terei que fazer a medição na caixa do borne amovivel do edificio? Obrigado
_Faisca
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
_faisca Escreveu:boas,
sabe-me dizer se existe algum aparelho para medição de terras que não seja necessário a utilização das estacas, pois eu para medir a terra da fração sendo no ultimo piso não tenho maneira de espetar as estacas para medir com o aparelho tradicinal, ou terei que fazer a medição na caixa do borne amovivel do edificio? Obrigado
Existem as pinças para medir o terra, sem se desligar nada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Sim existem aparelhos de várias marcas que efetuam a medição a 2 Fios, por exemplo o HT Geotest 2016, ou então um multifunções também faz este tipo de medida.

Cumprs.
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
no quadro elétrico é obrigatório ter um interruptor corte geral e depois colocar os diferenciais ou posso usar o diferencial como corte geral? No caso de levar 2 diferenciais convém colocar o interruptor geral mas se levar só um é necessário? Obrigado
_Faisca
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Deverá usar um geral de 300 mA e seletivos de 30 mA

Poderá alimentar vários circuitos do geral a 300 mA e vários circuitos do de 30 mA, isto no mínimo
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por _faisca »

boas,
Mas não deve levar um corte geral por exemplo de 63a e depois alimentar os 2 diferenciais? ou basta ser só os diferenciais? Eu custumo meter sempre um corte geral interruptor, mas como se trata de um T0 com poucos circuitos eu queria saber se a certiel implica em só ter um diferencial de 30 MA como corte geral seguido dos disjuntores.
_Faisca
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”