Variações na rede eléctrica

S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Re: Variações na rede eléctrica

Mensagem por S Brás »

Obrigado pela resposta.

A minha pergunta não foi uma critica, é mesmo uma questão que tenho.

Já li em outro tópico aqui do forum mais do que uma pessoa a dizer que quando se reduz a tensão à entrada de um motor a corrente sobe. Mas não consigo compreender porquê.

Pelo menos nos motores mais simples que podem ser modelados por uma resistência em serie com uma indutância (do ponto de vista da rede eléctrica) eu diria que isto não devia acontecer. Ou seja quando a tensão diminui a corrente também deveria diminuir.

No entanto, o meu racioncínio pode estar a falhar em alguma parte e daí a minha pergunta.

Sérgio
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Vê o anexo. Na pag. 3, troca os 400V por 300V e verificas que a corrente sobe.

Cump.
Mário
Anexos
Forca_Motriz.pdf
(675.58 KiB) Transferido 282 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

S Brás Escreveu:Obrigado pela resposta.

A minha pergunta não foi uma critica, é mesmo uma questão que tenho.

Já li em outro tópico aqui do forum mais do que uma pessoa a dizer que quando se reduz a tensão à entrada de um motor a corrente sobe. Mas não consigo compreender porquê.

Pelo menos nos motores mais simples que podem ser modelados por uma resistência em serie com uma indutância (do ponto de vista da rede eléctrica) eu diria que isto não devia acontecer. Ou seja quando a tensão diminui a corrente também deveria diminuir.

No entanto, o meu racioncínio pode estar a falhar em alguma parte e daí a minha pergunta.

Sérgio
Estaria-mos todos mt mal se nos melindrasse-mos com as críticas, não há problema nunhum, nem me preocupo com isso. Há que fazer críticas e boas. Levantar a discussão é assim que se aprende e é para aprender que aqui estou.

Sobre a sua dúvida vou tentar responder de forma simples:

A velocidade de rotação do motor depende da frequência. Os motores sincronos rodam em sincronismo com o campo girante. Os motores assincronos (são destes que falamos) têm um ligeiro atraso que se chama escorregamento (designa-se pela letra s). O rotor tende a acompanhar o capo girante e à medida que o escorregamento diminui a corrente de magnetização tb diminui. Ao diminuir a corrente diminui o campo magnético e o rotor tem tendência a atrasar, aumentando o escorregamento e voltamos ao mesmo, aumenta a corrente de magnetização. É por isso que ao rodar em vazio, o escorregamento é mt baixo e a corrente fica mt aquém da nominal. Ao baixar a tensão, como o motor tem tendência a manter a potência, o esforço aumenta e com ele aumenta o escorregamento, ao aumentar o escorregamento aumenta a corrente de magnetização. É por isso que ao baixar a tensão aumenta a corrente. (se calhar estou-me a repetir).
Quando está em jogo apenas a lei de Ohm, ao diminuir a tensão, diminui a corrente é verdade, mas nos motores estão em jogo diversas leis, para além da de Ohm, lei de Farady, Lei de Lenz, correntes de Foucault etc etc.
Desculpa algum ponto menos claro, espero ter ajudado.
Última edição por mpinto em 20 set 2012, 18:50, editado 1 vez no total.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

"A velocidade de rotação do motor depende da frequência" e do nº de polos da bobinagem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Mário Escreveu:"A velocidade de rotação do motor depende da frequência" e do nº de polos da bobinagem.

Cump.
Mário
Desculpe lá Mário, precipitei-me. Mas como estamos a falar de um dado motor em que poderemos alterar uma dada variável, parti do principio que estamos a utilizar o mesmo motor para diferentes tensões. Não vamos alterar o nº de pares de polos. Mas tem toda a razão no que diz, peço desculpa. n=120*f*(1-s)/p, sendo (p) o nº de polos ou n=60*f*(1-s)/p, sendo (p) o nº de pares de polos. Esta mais eurpeia, aquela mais americana. O resultado é o mesmo.

Abraço
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

e do variador de velocidade....
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "mpinto"

"Desculpe lá Mário, precipitei-me"
Porquê ?, só acrescentei um dado que julguei importante.

Um motor de 2 polos a 50Hz é de 3.000 rpm velocidade de sincronismo, depois temos o famoso escorregamento que se for 5% fica a dar 2850 rpm em plena carga.

O motor só vai ter problemas quando a temperatura for superior à classe de isolamento da bobinagem, que pode ser causada por tensão abaixo do limite de construção, excesso de carga, e problemas mecânicos (rolamentos gripados que possa por o rotor a roçar no estator)

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
quote="Duzia12"]e do variador de velocidade....[/quote]
O variador aqui não entra, só estamos no motor.

Cump.
Mário
S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Mensagem por S Brás »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
vitoracosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jan 2012, 11:20

Mensagem por vitoracosta »

Caro Davijão

Sabe-me dizer se hoje se mantêm os valor que indica depois de ter sido publicado o Regulamento n.º 455/2013 da ERSE. Este regulamente não e é facilmente perceptivel mesmo para um comum electricista.
Este regulamento define também 3 tipos de zonas de distribuição A,B e C. Não sei se os valores também são distintos para cada tipo de zona.
Obrigado
davijao Escreveu:Carissimos...

Segundo o regulamento da qualidade de serviço(despacho nº 5255/2006 da DGE) são -10% a +10%,ou seja tensão normalizada 230V pode chegar aos 253V e 400V pode chegar aos 440V.

Sempre podem consultar o quadro de tensões normalizadas do RTIEBT.
Espero ter ajudado

Bem Haja
Responder

Voltar para “Dúvidas”