Converter KVA em Amp.

Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5314
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por Duzia12 »

Sim

Há o sentido real e o sentido convencional!


O convencional é do + para o -


Mais tarde verificaram que o que se moviam eram os eletrões (cargas negatrivas) e daí ser o sentido real.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por mpinto »

Sentido real? Desculpem eu aprendi sentido electrónico e sentido convencional. Utilizando nos cálculos um método ou outro os resultados são os mesmos. Estas teorias ajudam-nos a calcular resultados, mas o sentido real não podemos afirmar que sabemos. Venha um físico que descubra que as coisas afinal não funcionam da maneira que aprendemos, com tantas coisas novas que no reino da física se descobrem. Claro que os resultados obtidos serão sempre os mesmos, mas as teorias podem mudar. :)
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5314
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por Duzia12 »

Sentido eletrónico?????

Aprendeste mal!!!




Sentido da corrente

No início da história da eletricidade definiu-se o sentido da corrente elétrica como sendo o sentido do fluxo de cargas positivas[3], ou seja, as cargas que se movimentam do pólo positivo para o pólo negativo. Naquele tempo nada se conhecia sobre a estrutura dos átomos. Não se imaginava que em condutores sólidos as cargas positivas estão fortemente ligadas aos núcleos dos átomos e, portanto, não pode haver fluxo macroscópico de cargas positivas em condutores sólidos. No entanto, quando a física subatômica estabeleceu esse fato, o conceito anterior já estava arraigado e era amplamente utilizado em cálculos e representações para análise de circuitos.

Esse sentido continua a ser utilizado até os dias de hoje e é chamado sentido convencional da corrente. Em qualquer tipo de condutor, este é o sentido contrário ao fluxo líquido das cargas negativas ou o sentido do campo elétrico estabelecido no condutor. Na prática qualquer corrente elétrica pode ser representada por um fluxo de portadores positivos sem que disso decorram erros de cálculo ou quaisquer problemas práticos.

O sentido real da corrente elétrica depende da natureza do condutor. Nos sólidos as cargas cujo fluxo constituem a corrente real são os elétrons livres, nos líquidos os portadores de corrente são íons positivos e íons negativos, enquanto que nos gases são íons positivos, íons negativos e elétrons livres. O sentido real é o sentido do movimento de deriva das cargas elétricas livres (portadores). Esse movimento se dá no sentido contrário ao campo elétrico se os portadores forem negativos, caso dos condutores metálicos e no mesmo sentido do campo se os portadores forem positivos. Mas existem casos onde verificamos cargas se movimentando nos dois sentidos. Isso acontece quando o condutor apresenta os dois tipos de cargas livres, condutores iônicos por exemplo.

É interessante notar que, nesses casos onde portadores de carga dos dois tipos estão presentes, ambos contribuem para variações de carga com mesmo sinal em qualquer volume limitado do condutor, porque cargas positivas entrando no volume escolhido, ou cargas negativas saindo do volume escolhido, significam um aumento da quantidade de cargas positivas. Essa é a razão para ser necessário introduzir uma convenção de sentido para a corrente.


Wikipédia






Fluxo eletrônico


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa


Fluxo eletrônico, ou corrente de electrões, ou ainda corrente eletrônica (diferente de Corrente elétrica) é a quantidade de elétrons ou lacunas que podem passar de um elétrodo a outro num dispositivo eletrônico. Este pode ser termiônico, ou Estado sólido.

O fluxo pode ser variável, controlável, auto controlável, realimentável, etc. Um exemplo típico ocorre numa válvula eletrônica, num transístor (bipolares, FET's, MOSFET's, etc), onde o fluxo eletrônico varia conforme a polarização do elétrodo que o controla (Daí o termo "válvula").

Num painel gerador de energia elétrica solar por exemplo, o fluxo eletrônico pode variar conforme a quantidade de luz que o dispositivo recebe, porém dependendo da disposição das células solares, embora o fluxo eletrônico oscile, a corrente elétrica gerada pode se manter constante por um determinado tempo. Já num dispositivo optoeletrônico a energia luminosa polariza a corrente eletrônica pelo fornecimento de elétrons ou lacunas na região de polarização.



Sentido real e convencional.png
Sentido real e convencional.png (76.17 KiB) Visto 494 vezes

by Duzia 12
Última edição por Duzia12 em 20 set 2012, 19:16, editado 1 vez no total.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por mpinto »

Para já admito que posso estar confuso, desculpa Dúzia 12, tenho o mau costume de responder a frio a todas as questões e cometo erros. Vou verificar nas minhas sebentas. Sou capaz de jurar, que desde os velhos tempos da EIIDH ao ISEP sempre aprendi , electrónico e convensional. Mas para já dá uma vita de olhos nisto.

<http://es.scribd.com/doc/51382539/32/SE ... E-ELETRICA>.

( 2.1.3.1- SENTIDO ELETRÔNICO E SENTIDO CONVENCIONALDA CORRENTE ELÉTRICA

Na fig. 14, cada elétron atraído pelo pólo positivo do gerador elétrico,simpbolizado pelaletra U, cria um vazio . Por sua vez, outro elétron......)


:)
Até já
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5438
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por nelmindo »

mpinto Escreveu:Para já admito que posso estar confuso, desculpa Dúzia 12, tenho o mau costume de responder a frio a todas as questões e cometo erros. Vou verificar nas minhas sebentas. Sou capaz de jurar, que desde os velhos tempos da EIIDH ao ISEP sempre aprendi , electrónico e convensional. Mas para já dá uma vita de olhos nisto.

<http://es.scribd.com/doc/51382539/32/SE ... E-ELETRICA>.

( 2.1.3.1- SENTIDO ELETRÔNICO E SENTIDO CONVENCIONALDA CORRENTE ELÉTRICA

Na fig. 14, cada elétron atraído pelo pólo positivo do gerador elétrico,simpbolizado pelaletra U, cria um vazio . Por sua vez, outro elétron......)


:)
Até já
É normal os autores darem o seu ar de graça, só para se diferenciar.
Mas como o Duzia disse e eu concordo, nunca tinha ouvido tal coisa.
Sempre ouvi, real e convencional, tanto de físicos como de electrotécnicos.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por mpinto »

Ok Nelmindo, em todo caso hei-de verificar se encontrar as sebentas lá para casa. Mas é como diz "cada autor, sua sentença".
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5314
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Converter KVA em Amp.

Mensagem por Duzia12 »

Isso é mais velhinho que a Sé de Braga
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”