Pois se for muito baixo ou muito alto poderá danificar equipamento .
O meu obrigado

estou em querer que são 17%admin Escreveu:Quais os valores de tensão admissíveis na rede eléctrica![]()
Pois se for muito baixo ou muito alto poderá danificar equipamento .
O meu obrigado
davijao Escreveu:Carissimos...
Segundo o regulamento da qualidade de serviço(despacho nº 5255/2006 da DGE) são -10% a +10%,ou seja tensão normalizada 230V pode chegar aos 253V e 400V pode chegar aos 440V.
Sempre podem consultar o quadro de tensões normalizadas do RTIEBT.
Espero ter ajudado
Bem Haja
mpinto Escreveu:O maior problema com a queda de tensão será ao nivel das fluorescentes e de outro equipamentos electrónicos, para falar só das nossas casas. No caso dos motores, estes são bastante fiáveis e têm bom desempenho com quedas da ordem dos 10%. A maior parte dos motores ainda têm chapa de características com 380V (sistema antigo) se entrar com 5% são 19V, 380-19=361V o motor vai trabalhar bem. É evidente que a potência vai diminuir um pouco.
Podem-me explicar (com contas) porque é que dizem que quando a tensão varia a potência se mantêm constante?jaimereis Escreveu: a potencia é a mesma, consome é mais corrente, pode ter é menos rendimento...
Estamos a falar de variaveis diferentes. Eu devia ter esclarecido bem.jaimereis Escreveu:mpinto Escreveu:O maior problema com a queda de tensão será ao nivel das fluorescentes e de outro equipamentos electrónicos, para falar só das nossas casas. No caso dos motores, estes são bastante fiáveis e têm bom desempenho com quedas da ordem dos 10%. A maior parte dos motores ainda têm chapa de características com 380V (sistema antigo) se entrar com 5% são 19V, 380-19=361V o motor vai trabalhar bem. É evidente que a potência vai diminuir um pouco.
a potencia é a mesma, consome é mais corrente, pode ter é menos rendimento...